Pesquisa no Blog

domingo, 18 de dezembro de 2011

RPG-Fonte de Conhecimento por Massacote!!!

Gandalf, verdadeiro mestre de RPG
Estive um bom tempo sem postar nada aqui no blog por motivos de força maior (punheta) comumente conhecido como: "Fim de Semestre na Universidade". Não vou começar a desabafar algumas frustrações (notas baixas) que possam ter me ocorrido durante esse período, mas sim, comentar sobre uma observação em relação ao RPG e, logicamente, os RPGistas.


Um fato muito interessante sobre o RPG é o intenso incentivo a leitura que dele advém, os jogadores sempre estão procurando conhecer sobre novas coisas, novos lugares, novos cenários, e conforme vão se tornando jogadores experientes tentam entender como funcionam melhores as coisas ao seu redor para criarem personagens melhores, mais coerentes e mais eficazes, do mesmo modo que narradores mais experientes, visando melhorar seu cenário, buscam mais informações sobre os mais diversos assuntos. Vemos então, que com essa vontade de conhecer mais coisas, os jogadores de RPG, utilizando-se da leitura, internet e todos os outros meios possíveis de se adquirirem conhecimento, estão sempre aprendendo algo, criando algo em sua mente e com isso trabalhando o pensamento, ação cada vez mais rara em uma sociedade onde pensar normalmente é um desperdício de tempo, pois temos minorias que pensam por nós e para eles.

 
O mais interessante nisso tudo é o prazer que essa busca de conhecimento traz aos jogadores, eles vão estar lendo um livro de economia não porque devem fazer uma resenha sobre o mesmo para a faculdade ou para o trabalho, mas sim para ter uma noção melhor de como pode funcionar a economia do reino que ele esta criando para o seu jodo de D&D e isso reflete diretamente nas ações do mesmo, na fala e no que ele desenvolve na sociedade e na sua vida profissional.

Portanto, é notavél que o RPG é uma ótima ferramenta didática e sendo usada de maneira correta pode ser uma importante arma para a ignorância, a preguiça de pensar e falta de interesse no aprender, no novo e na busca pelo conhecimento tão valioso para o ser humano.

2 comentários:

  1. Por isso que digo "este é o mascote que todos gostariam de ter, mas só nos possuimos..."
    Grande Massa, meu amigo, como sempre surpreendente (e eu enchendo a bola até estourar). Creio que é quase um pensamento de igual comunhão a todos os rpgistas, os "mundos" que somos capazes de adentrar, a "matrix" que enchergamos, o "upload"constante que nossas mentes vivem a fazer além do normal, somos famintos insaciaveis. Talvez um dia, o ensino escolar seja baseado neste joguinho que já foi um dia tão menosprezado.

    ResponderExcluir
  2. Boa
    só achei q ficou meio curto
    mas bom texto
    muito legal

    ResponderExcluir