Pesquisa no Blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas de Interpretação Parte 1: LADINO

Salve Nerdaiada

Corre porra, corre!!!!!!!!!!!!!!!

Durante os jogos de RPG sempre montamos personagens que gostaríamos de ser, no entanto por não sermos tais indivíduos, nos dá um “puta” trabalho de interpretá-los. Para atender a um pedido do leitor, tentarei dar dicas que se apliquem a qualquer sistema ou jogo focando em estereótipos que sempre aparecem nas mesas de RPG. Vamos às dicas:


Chupa Tu Cruise!!!!!!

Ladino

Para quebrar o paradigma que ladino e ladrão é a mesma coisa, vamos ver o que o dicionário Aulete diz:

(la.di.no)  
a.
1. Que é astuto, esperto; FINÓRIO [Antôn.: abobalhado, parvo. 
2. Ref. a ladino (4 e 5)
3. Bras. Dizia-se de escravo ou índio que já tinha alguma instrução 
sm.
4. Indivíduo ladino (1); ESPERTALHÃO; PILANTRA [Antôn.: bestalhão, pateta.


O ladino do D&D 4.0

Não que um ladino não possa ser um ladrão - pode ser, se o jogo assim desejar - mas na linguagem do RPG, ladinos são sempre aqueles personagens espertos (pelo menos deveriam ser) e de mãos ágeis. Então, para facilitar, vamos definir ladino  como alguém que tenha habilidades de ladino. Pronto agora ficou fácil!!!!!!!!


Para interpretar um ladino comece pelo background (sua história), onde você deve explicar como adquiriu tais habilidades:  se você foi treinado (por que foi treinado) ou aprendeu por necessidade ou sobrevivência (talvez assim um ladino possa ser um ladrão).

Olha o Gambuto!!!1
Colaboração do Mestre

No momento da narração o mestre deve ajudar. O Mestre pode narrar a cena em terceira ou primeira pessoa, eu diria para variar entre as duas formas para não ficar cansativo, dando ênfase às cenas em primeira pessoa. Essas cenas em primeira pessoa dão um toque de realismo à aventura. Por exemplo: se um ladino, um guerreiro e um mago entram em uma dungeon, o que cada um ira observar??? Devido suas histórias ou experiência, cada personagem irá observar (filtrar ou selecionar) informações diferentes, como o guerreiro que irá procurar por ameaças, o mago irá observar mágicas e encantos, e o ladino estará procurando armadilhas!!! Cada personagem terá sua informação especifica até que o jogador decida dividir com o grupo.


No caso do ladino, todo lugar em que ele for ele pensará em "como não ser pego". Se entrar em uma casa, pensará em como vai escapar (mesmo que não seja necessário), durante uma conversa, pensará em como não sai prejudicado (usando blefe, óbvio) ou em um jogo de tabuleiro ou cartas, o ladino usará suas habilidades para ganhar (mesmo que não esteja apostando nada).


Lagarto: "Ufa quase cortou meu pinto!!!"
Em combate

Normalmente um ladino é um personagem ágil, hábil e com poucos pontos de vida, logo o ladino dependerá muito de uma boa estratégia. O objetivo de sua estratégia deve ser basicamente "não ser pego" (já falei isso). Enfrentar todos os inimigos de frente apenas em último caso, a não ser que você tenha certeza que não será atingido. Caso isso ocorra, sempre use o ambiente em seu favor para dificultar a tática do inimigo. Se por acaso você chegar no lugar primeiro que o inimigo prepare o ambiente de forma que seja favorável pra você ou se posicione de uma forma que você atinja seus inimigos e eles não te atinjam. Por exemplo: combate em longa distância em cima de uma casa, árvore ou montanha. Se for corpo a corpo, procure um ambiente com pouca iluminação ou esteja camuflado, a estratégia do corredor (como vista no filme 300) também funciona muito bem para um ladino.

Sobre as regras: independente do sistema que você jogue, sempre dê preferência às habilidades que favoreçam sua tática  ou suas vantagens (agilidades). Afinal, para um ladino, a prioridade é "não ser pego", ganhar o jogo vem em segundo lugar hahaha.

Algum exemplos de ladino:

Príncipe da Pérsia:


Jackie Chan


Ninja Assassino:


Outros personagens:

FilodaPuta Poser pra carai!!!

Cuidado, os peitinhos são para ti distrair

Demolidor, o cego mais FDP da história

Cuidado, é uma técnica ninja para ti seduzir!!!!!!!

Jackie Chan

Jason Bourne, ladino moderno
próxima postagem será sobre personagens super inteligentes!!!!!!

Espero ter esclarecido ou ajudado em algo
Um abraço a todos


Revisão: JosephBHZ


Fonte das imagens: http://dragoesdosreinos.wordpress.com/2010/05/27/tabela-resumo-o-ladino/
http://bourne.wikia.com/wiki/File:Jason_Bourne.jpg
http://conto-da-meia-noite.blogspot.com/2011/04/confissoes-de-uma-assassina.html
http://otakuguild.blogspot.com/2011/12/roteiro-para-demolidor.html
http://legaleengracado.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
http://luxun.deviantart.com/art/gambit-by-Bachalo-94792186
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/anne-hathaway-sera-a-mulher-gato-no-novo-batman_96090/
http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Entertainment/pages-9/Jackie-Chan-still-more-alive-than-his-career-Scrape-TV-The-World-on-your-side.html
http://odin-valhallarpg.blogspot.com/2011/06/ladinos-em-asgard-rpg.html
http://ultimaaliancarpg.wordpress.com/2012/01/12/dungeons-dragons-a-essencia-do-patrulheiro/
http://www.terceiraterra.com/forum/sistemas-caseiros/brave-rpg-preview-das-classes-ladino/
Lembrando que as concepções a seguir devem ser trabalhadas/desenvolvidas/acompanhadas junto com o mestre. Não adianta você montar um personagem foda que o mestre não consiga compreender qual é a ideia dele. Ambos devem estar cientes das ideias ou propósito do personagem, pois facilita a interpretação se você entende quais sãos os pensamentos dele. Começaremos com...

6 comentários:

  1. Faltou os malditos cleptomaníacos, lembro-me que no AD&D quando o "ladrão" ganhava experiência por tesouro roubado, o filho da puta do ladrão halfling conhecido como "ninguém"(criatividade zero)roubava o tesouro do dragão enquanto agente estava morrendo pra tentar matar o bicho. Final de contas, 2 da equipe mortos, ele sumiu com o tesouro, apareceu incrivelmente forte e cheio de cacarecos mágicos e ainda agiotava com o resto do grupo, eu nunca mais confiei em um halfling por toda minha vida.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahah,
    sobre esse critério de regra, é algo que depende mais se o mestre vai valorizar isso ou não!!
    Quando eu narro, dou mais valor a historia do jogador,se o personagem for cleptomaníaco, ok ele ganha pontos por interpretação, caso não ele não ganha!!!

    ResponderExcluir
  3. Ou seja não considero todos os Ladinos, ladroes!!! Então depende do personagem

    ResponderExcluir
  4. Foi uma piadinha, mas isso realmente aconteceu XD.

    ResponderExcluir
  5. É tem sempre uns caras que alopra com ladinos hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tenho que explicar isso, então, de uma vez por todas.

    "Ladrões são aqueles que são pegos."

    Samiom, o ladino vesgo.

    ResponderExcluir