Pesquisa no Blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

Dicas de Interpretação Parte 7: BARDO!!!!!!!! por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


Conforme combinado, a próxima classe que eu iremos discutir é o polêmico Bardo!!! Essa classe sempre foi conhecida como o contador de histórias, mas quando você vê que rpgisticamente, o bardo tem uma porrada de habilidades, você pensa "WHATAFUCK"!!! Por que acontece isso??? Vamos analisar...


Caso não tenha visto as anteriores:

Parte 1:  Ladino

Parte 2: Magos ou Superinteligentes

Parte 3: Guerreiro

Parte 4: Patrulheiro

Parte 5: Paladino

Parte 6: Bárbaro


O que significa bardo?

1. Poét. Poeta
2. Hist. Liter. Entre os celtas, poeta heroico e lírico
http://aulete.uol.com.br/nossoaulete/bardo

Se você procurar por ai, é comum a sinônimos como poeta, trovador, profeta, cantor, vidente, entre outros. Em outras épocas, não tinha uma livraria ou internet a cada esquina, logo o bardo é uma figura de suma importância social e cultural, pois ele é o único (acessível) que detêm o conhecimento. Em uma perspectiva mais romântica, esse rapaz que contador de histórias, tem a liberdade de conta-la como quiser. Ou Seja, se ele quiser se incluir na história dizendo que realizou grandes feitos juntos com grandes exércitos épicos... Quem vai provar o contraria?

Vendo dessa forma, no D&D (ou outros cenários fantasiosos) o bardo não é só visto como o poeta, mas sim como o guerreiro que conta histórias, especificamente de aventureiros. Mas ai gera outras problemáticas, qual será a jogabilidade do bardo? Qual é a diferença dele para o guerreiro???... Vamos por partes para entende.


Como Nasce um Bardo???

Antes de qualquer coisa, um bardo, é um artista (escritor, ator, músico), sobretudo a arte de contar história, é umas das artes mais antigas da humanidade, então o mais comum é que seu personagem decida ser um bardo, a partir do momento que ele encontre outro contador de história/ artista/ escritas/ bardo!!!

A partir desse momento, esse personagem tem contato com o universo da arte (que é amplos), ele se dedica aos estudos, (nota: os estudos do bardo deve ter grande relevância na história do personagem), no contexto rpgistico, o bardo normalmente é o artista focado nas histórias dos aventureiros. Depois de adquirir esses saberes, ele finalmente se tornar um bardo. 

A meu ver, qualquer um que conte histórias ou passe informação de forma artística, já é um bardo. Por exemplo no filme Coração de Dragão (1996), enquanto o personagem principal caçava dragões, seu companheiro padre, narrava e redigia a cena do duelo. Quem lembra? 


(Hoje em dia o filme pode parecer tosco, mas na época foi foda)

No entanto para a linguagem da "classe bardo" no RPG, exige que ele possua algum habilidade militar. Afinal se você for jogar com um bardo, você não vai querer ficar só olhando né? Nessa concepção, eu indicaria que o melhor exemplo de bardo é o Dilios dos 300.



E ai vem a polêmica!!!... Nos jogos de RPG, as características do bardo não se limita aí. Além de músico e guerreiro, o bardo também é capaz de fazer magia!!! (Como assim?...)
Segundo a ideia do jogo, devido o fato do bardo conhecer histórias de guerreiros ou magos, subentende-se que ele também compreenda um pouco de suas técnicas de combate (discordo, mais tudo bem).


Em grupo/Jogabilidade


O que vem em mente é: como jogar com um bardo?... No jogos de D&D, normalmente cada classe tem uma especialidade, contudo, se um bardo é um artista/militar especialista nas histórias dos aventureiros, diria que a especialidade da classe é conhecer outras classes. Logo, o personagem tem minimamente as qualidades de todas as classes.



O que fica meio complicado, deixando o bardo relativamente apelão (ou não), que eventualmente ferra a vida do jogador, devido a falta de especialização em uma função. Como o bardo passou muito tempo se dedicando a arte, então suas habilidades militares e mágicas são relativamente básicas.


O personagem não vai lutar tão bem quanto um guerreiro, ou soltar magias tão bem quanto o mago, então quando o personagem está sozinho, pode ter complicações, o que cobra do jogador, manha e "jogo de cintura" para lidar com o personagem.
Se faltar um guerreiro, temos um bardo. Se precisarmos de um ladino, temos o bardo. Se necessitarmos de mago o bardo improvisa. Em outras palavras, o bardo é o "canivete suíço" do grupo, por isso a classe é eventualmente classificada como "suporte".


Considerações Finais

É difícil definir um bardo, porque ele pode ser muitas coisas. Mas considerando tudo que já discutimos, que o bardo é um artista especializado no conhecimento dos aventureiros, no interpretativo, posso considerar o bardo, o personagem mais importante do cenário.
Não existia um meio de comunicação publica além da comunicação oral. Também não existia tantos músicos ou artistas para o povo, então toda vez que chega um bardo em uma vila, é motivo de festa, pois além do entretenimento ele também traz o conhecimento. 
O que nos faz voltar a outro questionamento, como vamos ter certeza se o que o bardo diz é verídico?... Não temos, então para os plebeus pobres, explorados e analfabetos, a única esperança é confiar no bardo.

Em suma, o bardo pode ser uns dos personagens mais complicados para jogadores novatos, mas extremamente perigosos para jogadores mais experientes. Mas independente disso, para uma narração romântica do período medieval fantasioso, o bardo é a "engrenagem chave" que faz todo o cenário funcionar. Pode ser comum seu personagem ter se tornado guerreiro, mago ou patrulheiro porque ouviu os belos contos de um bardo.



Não tem muitas bons exemplos de bardo, mas segue alguns ai...

Papel de Parede Gratuito de Filmes : 13º Guerreiro - Antonio Banderas







Espero ter ajudado. Na próxima vou discutir sobre a classe Guardião.

Um comentário: