Pesquisa no Blog

quarta-feira, 19 de março de 2014

300: A ASCENSÃO DO IMPÉRIO!!! por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


Finalmente vimos o 300 A Ascensão do Império, que é um filme bastante complicado. Para entendermos esse filme, primeiro vamos discutir o anterior. Cliquem ai e gritem HAU HAU HAU (gritem não pô!!!)...



Em 2006 lançou o 300, filme baseado no Graphic Novel de Frank Miller de 1998. O quadrinho narra a Batalha de Termópilas, onde os 300 espartanos liderados por Leônidas enfrentam Xerxes e seu exército persas. Vejam o trailer:


O filme tem dois pontos fortes; 1º o roteiro foi totalmente baseado no quadrinho, então é comum ter diálogos iguais em ambos; 2º a visão poética do Zack Snyder que é expressada na fotografia do filme. A combinação das duas visões artísticas gerou o filme 300.



Esmiuçando o Filme

Não posso deixar de falar que embora Snyder sofra diversas críticas, esse foi o primeiro filme a aproximar (ou diminuir) as adaptações cinematográficas aos quadrinhos. Pré 300/Snyder, os filmes baseados em quadrinhos sofriam estúpidas adaptações, ficando muito diferente dos quadrinhos. Após 300/Snyder, os filmes baseados em quadrinhos sofrem menos adaptações, se aproximando das histórias em quadrinhos.

O filme é estrelado por Gerard Butler que encarnou muito bem o papel do rei Leônidas, que com sua carisma, conseguiu carregar quase que 80% do filme nas costas. Com frases impactantes e ótimas coreográficas de ação, Leônidas ficou marcado na cabeça dos nerds como senhor da guerra.

Olha ai se você esqueceu:


Tem quem não goste, mas nesse filme, Snyder trabalhou muito bem as técnica do "slow motion", exaltando e dando o tom perfeito para todas as cenas de lutas. O roteiro não é tão complexo, mas os diálogos enfáticos, combinado com bom enredo e boa trilha sonora, equilibram o filme, recheada de uma ultra-violência fantástica.
Além dessas características, o filme tem personalidade próprias e marcantes, como:

 
E o poderoso grito de guerra:

Foda né?

Embora o recorte seja os espartanos, o tempo todo o filme esta discutindo sobre as virtudes e processos do caminho do guerreiro que os compelem a uma morte gloriosa, que são narradas (a meu ver) pelo melhor bardo dos cinemas, o Dilios.

 photo Dilios5.jpg

Rodrigo Santoro também estava no filme, e interpretou bem o Rei-deus Xerxes. Embora com poucos diálogos, sua interpretação corporal estava incrível.

 

Em suma, foi um filme simples, mas um bom filme de ação, que para mim é referências para jogar RPG em qualquer cenário medieval fantasy.

Nota: 9

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

Ai depois anos, confirmam a sequencia dos 300, a com o título de "300: a Ascensão do Império". Se o primeiro foi baseado no quadrinho, que não tem continuação, o segundo filme vai ser baseado em quê???... Ou seja, chupinhação do primeiro filme!!!!!



300: A ASCENSÃO DO IMPÉRIO

 

Sinopse:
"Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles (Sullivan Stapleton) é o responsável por liderar os gregos."
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-181022/
Trailer


Comentário Nerd: (Cuidado, possíveis spoilers) 

O segundo filme tenta manter os mesmo clima, cenas quase em preto em branco, homens musculosos em câmera lenta e muita violência. Só que há uma grande problemática nesse segundo filme... Não tem Snyder na direção, nem Frank Miller escrevendo, ou seja, acabou a poesia e começa a chupinhação do primeiro filme!!!


O filme é narrado pela rainha de Esparta que até tenta ser tão impactante quanto a do primeira, mas não consegue. Dilios estava lá, acredito que mesmo com a falta dos diálogos do titio Frank, ele daria uma improvisada. Mas o sábio diretor o deixou apenas como figurante : & (cara de bosta)!!!

Nessa nova extensão de 300, o foco são gregos, onde é apresentado o protagonista Temístocles, político e general ateniense, que vendo a guerra se aproximar, tenta unir as cidades-Estados da Grécia para se defender dos persas. 
Você pode considerar Temístocles um personagem de um videogame qualquer, que é só apertar "start" e descer a porrada em todo mundo!!!


Por outro lado, o filme explora a origem do personagem Xerxes, como foi a transposição de homem para o rei-deus, que é legal porque enriquece o primeiro filme. 
Depois de apresentar Xerxes (legal :D) eles apresentam a nova personagem Artemísia (Eva Green) general dos persas que acaba estraga tudo (chateado :&). A personagem até tem uma origem descente, mas depois a inseri-la como a personagem que manipulou Xerxes a invadir a Grécia para realizar sua vingança (avisem ao roteirista que isso vai enfraquecer o rei-deus)!!!... É, no final o rei-deus ficou parecendo um menino mimado (:&).


Após a origem Xerxes outra referência do filme anterior, Temístocles tenta pedir ajuda ao rei espartano antes da batalha passando em Esparta, mas não o encontra (que triste), e sem Leônidas, o grito "HAU HAU HAU" fica sem sentido e sem empolgação.

Então o filme foca no antagonismo de Temístocles e Artemísia. A ideia era o seguinte, sabendo da invasão dos persas, Temístocles pega seus barquinhos e tenta enfrenta-los em alto mar, logo vira uma batalha naval de bate-bate!!! Os combates durante o filme, pareciam os episódios do coiote (Artemísia) tentando pegar o Papaleguas (Temístocles).
Para derrotar o Temístocles, Artemísia tem que usar barco petroleiro gigante, que obviamente, explode de um jeito idiota, e tudo pega fogo no mar (não sei se achava essa cena foda, ou se eu ria dela, rsrs).


Em meio de muita violência e estratégias pseudo-engenhosas, são apresentados outros personagens superficialmente, que devido a falta de carisma deles, conforme vão morrendo, você não senti sua falta. Isso mesmo, você não torce para os heróis, nem para os vilões, tanto faz.

Eles tentam repetir alguns elementos do primeiro filme, que acabam ficando vergonhoso. O chute do Leônidas, que dessa vez seguido um decepamento com sangue digital. E o diálogo dos dois reis, agora generais, é substituída por um "sexo selvagem", que poderia ter sido a cena mais foda do filme, mas acaba sendo a mais cômica, devido a uma piada sem graça dos guardas!!!


De todos os problemas do filme, o que mais me incomodou foi que toda hora falavam que os espartanos eram os fodões e que os atenienses eram fazendeiros, mas na hora da ação, o estilo de luta dos atenienses eram iguais aos espartanos (Capacete, cueca, capa, lança, espada curta, escudo, mesma coisa) (:&).

Bom, se analisar o filme individualmente, sem comparar ao anterior, até que ele tem seus méritos. Vou lista aqui o que eu gostei (já que não foram muitas):

A ambientação do filme está legal. Para quem quiser narrar combates em larga escala entre navios, o filme da essa noção das dificuldades do mar.

A origem do Xerxes fez sentido e se encaixou perfeitamente com a ideia original do cenário que era mesclar o realismos de forma fantástica e romântica.

Uma das primeiras cenas que Artemísia e seu exército se aproximam da Grécia, havia um agente ateniense infiltrado, que é descoberto, mas consegue escapar. Não sei como ele chegou no barco persa, mas essa ideia faz todo sentido em termos de guerra ou jogada rpgística.

Luta final. Depois de um discuso sem graça, Temístocles avança loucamente com seus exército seu cavalo nadador, que resulta em uma excelente cena de ação, que lembra aqueles momento que vai aparecendo na tela as combinações de botões para apertar, enquanto você atropela, matando os inimigos e saltando entre os barcos.



Em fim, não foi tão bom quanto o primeiro, mas você não sai totalmente triste por ter pagado o ingresso.

Nota 7,5  
  
Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 






Um abraço a todos!!!

PS: Alguém avisa o diretor que os espartanos não lutaram no mar!!! Hahahhahahaha que bosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário