Pesquisa no Blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

DEBATE: Qual o Melhor Sistema/Jogo de RPG??? por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada





Há uma grande polêmica paradoxal do universo RPGístico que pesa na cabeça dos jogadores e que compromete seus julgamentos/avaliações de outros participantes, correndo o risco até de gerar conflitos, inimizades e preconceitos. A questão é... Qual é o melhor sistema/jogo de RPG????




Como Jaime Daniel disse, "RPG ainda é jogo de grupinho". Se você sair caçando vai encontrar vários grupos de RPG por ai, porém eles não conversam uns com os outros por uma série de fatores. Normalmente são amigos que estão acostumados com suas ideias, ou a distância que impede de fazer novos contatos, falta de força de vontade para sair da sua zona de conforto, entre outros, mas um dos maiores motivos, sobretudo o sistema/jogo que são jogados.
Comentários como: "Eu não gosto daquele sistema", ou "não gosto daquele jogo", ou "não gosto da forma que ele joga" são comuns na comunidade rpgística... O que gera a maior das questões, qual é o melhor ou pior sistema/jogo de RPG????... Bom vamos lá.

Gosto de usar as expressões: "escola rpgística", que seria o sistema que o jogador aprendeu a jogar, pois cada um deles exige uma dinâmica diferente, que implica na "personalidade rpgística" do jogador, ou seja, a performance do jogador terá tendência ou influências de acordo sistema qual ele aprendeu a jogar. Todos esses fatores resultam em sua dinâmica rpgística (não que isso seja regra, mas na maioria dos casos acontece desse jeito).

Para quem não joga, não vê as diferenças, mas para quem joga é fácil identificar a dinâmica rpgítica do jogador, logo para os jogadores mais "roxo/fanáticos" essas diferenças acabam gerando estranhamento, antipatia, exclusão, booling e pré-conceito, etc... (não querer cutucar, mas já cutucando, tem muitos veteranos por ai que fazem isso!!!!).



A meu ver tudo isso é bobagem, afinal de contas tudo é RPG e todos os sistemas tem seus defeitos e qualidades. Para facilitar a discussão, vou limitar aos sistemas mais populares: D20, Gurps e Storytelling.

(Nota: Só para constar, minha análise a seguir não é simplesmente um "acho-metro". São a partir de minhas experiências em oficinas de RPG que oficialmente atuo 2 anos, e informalmente a 4 ou 5 anos, sei lá, perdi a conta!!!)

D20, é o mais popular devido o clássico Dungeons&Dragons, que possui (devido a um fator comercial também) a mais rica diversidade de materiais para se jogar (Não sei quantos livros já foram lançados com o título de D&D).
Por ser o sistema mais antigo, logo tem as regras mais primitivas. Com a proposta de ser um sistema de ação, a maioria das regras são voltadas para combates. O jogador para conseguir jogar, deve combinar várias habilidades no personagem para fazer um combo matemático... Se não ele não consegue jogar.
Logo para aqueles que gostam da interpretação ficarão desfavorecido, e para aqueles que estão começando nesse sistema, se não tiver ajuda do mestre, corre o risco de ter uma dinâmica rpgsitica "quadrada" com frases feitas e jogadas sistemáticas.



Gurps, criado para ser um sistema genético, que lhe permitisse jogar em qualquer tema. Logo, além de temas fantasy, é possível encontrar temas realistas e de ficção cientifica como: Illuminati, Cyberpunk, Viagem no tempo, Viagem espacial, entre outros.
Por outro lado, para poder jogar qualquer tema, o sistema dispõem de diversas regras, que possibilita ao jogador uma diversidade e especificidades de opções para jogar utilizar, porém essa abundância de opções do sistema assustam novos jogadores ou amantes da praticidade.
Para alguns distraídos, corre o risco de dar muita atenção as regras e se tornar um jogador pragmático, que acaba desfavorecendo a espontaneidade criativa que ocorre durantes as sessões de RPG.      

Storytelling, é o sistema mais voltado a interpretação, onde já se encontra mais regras disponíveis para "quests" sociais. Seus temas são mais populares dentro da cultura pop (vampiro, lobisomem, mago) oferendo uma rica mitologia própria (que são baseadas nos clássicos) superando as expectativas dos jogadores.
Todo o sistema é dividido em cinco níveis de pontuação (1 aprendiz, 2 praticante, 3 profissional, 4 especialista, 5 mestre), o que facilita a compreensão do sistema para o jogador. Porém essa limitação confundi quando a aventura se torna fantasiosa a nível épico, coisa que o sistema dispõem, mas não há regras boas o suficiente para orientar o jogador.
Outro problema é visão "punk-gótica", ou seja, uma leitura sombria sobre todos os elementos da realidade. A abordagem storytelling é feita de forma tão verossímil, que é comum alguns jogadores comprar essa perspectiva para sua personalidade rpgística, o que atrapalha quando ele vai jogar outro sistema.  



Não estou aqui discutindo os méritos do melhor ou pior sistema, só estou argumentando que não tem sistema perfeito, mas que é possível aprender com todos eles. No D20, qual é a diferença de inteligência e sabedoria? Por que no storytelling os atributos de uma pessoa é dividi em: físicos, sociais e mentais"? Por que em Gurps, os defeitos do personagem são as características mais legais do jogo?... Refletir sobre essas questões, é refletir sobre a vida!!!

Quando me perguntam na oficina "qual é o melhor sistema?"... Digo, "depende". Quando me perguntam "qual é o melhor jogo?"... Digo, "depende"!!! Aproveitando a deixa, vou me arriscar a responder qual é o BOM JOGO DE RPG, se liguem na formula:


A princípio, o tema deve ser escolhido pelo mestre, afinal se ele for narrar algo que ele não gosta, vai ficar uma bosta. Depois de encontrar o tema, pesquise se já existe algum sistema que já trabalhe com esse tema (hoje em dia tem jogo de quase tudo... O ideal é que o sistema adequado combine com sua personalidade rpgística, para não ficar brigando com o sistema),  se não achar ou se achou, mas não gostou, crie seu próprio sistema. Depois de encontrar o sistema adequado, você deve encontrar um grupo interessado e que seja adequado a sua proposta narrativa. Eventualmente essas duas coisas não batem, ou os jogadores interessados não são adequados (horários diferentes ou experiência), ou os jogadores adequados não estão interessados.
Conseguindo combinar esses elementos, você terá uma boa chance de ter um bom jogo de RPG, e estará mais próximo da "utópica perfeição rpgística". Considerando que o objetivo é a diversão, o sistema qual você vai usar não importa tanto assim (uso tanto a Regra de Ouro que mal jogo RPG de verdade, rsrsrs!!!).



Também não estou aqui dizendo tudo isso como fosse o "mestre dos mestres", negativo, eu erro, eu erro bastante, nem gosto de regras!!! Contudo, sempre tento aprender com meus erros. Em minhas oficinas, já ensino essa nova geração de rpgístas a evitar esses possíveis erros dos sistemas, e erros cometidos por jogadores mais antigos.
Está na hora dos jogadores pré-conceituosos, antiquados e excludentes aprenderem com seus erros e abrir suas mentes para novas possibilidades. O RPG esta vivendo por um processo de inclusão sociocultural, por isso é de suma importância que todos participem além de seus "grupinhos" para ajudar, sobretudo os jogadores veteranos!!! Como o Nicolas Lima diz: "fortalecendo o movimento".

Não importa qual jogo ou sistema de RPG você jogue, o importante é que você joga RPG.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estarei a disposição.
Uma abraço a todos!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário