Pesquisa no Blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dicas de Interpretação Parte 5: PALADINO!!!!!!!! por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada





Na parte 5, vamos debater sobre um dos personagens mais populares e mais polêmicos do universo RPGistico Fantasy, o personagem com a maioria embasamento moral... O destemido Paladino!!!


Quem não viu, veja as anteriores:

Parte 1:  Ladino

Parte 2: Magos ou Superinteligentes

Parte 3: Guerreiro

Parte 4: Patrulheiro



Para começar, vamos entender o que significa um paladino:

Significado de Paladino

"Defensor, o que defende ardorosamente, defensor ardoroso.


Sinônimos: benévolo, campeão, atleta, herói, defensor, advogado, amigo, apologista, batalhador, defendedor, padrinho, patrono, protetor, sistentaculo, tutor, valedor, vindicativo, mártir, protagonista, pioneiro, desbravador, descobridor, homem da corte." 


Antes de prosseguir, quero deixar claro que as dicas a seguir é a partir de minhas experiências narrativas e interpretação com uma reflexão filosófica. Então verifique se esses conceitos são adequados para seu grupo. 

Como nasce um Paladino?


Tem muitos cenários de D&D que dizem que há escolas de Paladinos, se você quiser ir por esse véu ok, mas em minha concepção acho um erro, alguém não se torna um paladino... A pessoa nasce paladino!!!!! 
Todos os aventureiros, tem a oportunidade de escolhem qual classe vai se aventurar, exceto o paladino. Alguém que escolheu ter uma vida difícil, cheias de batalhas em prol a religião, esse considero como o Clérigo. Considero um paladino alguém que foi escolhido por um deus (ou pelos deuses) antes de nascer!!!
Ele pode nascer sob presságios proféticos, ou ter nascido como uma pessoa qualquer, o fato é que em alguém momento da vida dele, inconscientemente ou coincidentemente, ele vai seguir seu destino messiânicos...



"Mestre como assim messiânico???"



... Observe bem, o paladino é a unica classe que só serve para PROTEGER OS OUTROS!!! Outras classes que oferecem suporte aos aliados, ainda assim são capazes de ajudar a si mesmo, no caso o paladino é a unica classe que é incapaz de ajudar a si mesmo... Logo pode interpreta-lo como uma classe é messiânica, onde seu objetivo principal é se sacrificar pelo bem de todos.

Seguindo essa lógica, eu diria também que é incoerente paladinos que servem a deuses malignos, já se que sua principal função é ajudar o próximo. Esse papel caberia ao conceito de "anti-paladinos", aqueles paladinos que se corrompeu para o lado "negro força".

Não consigo imaginar outra armadura que represente melhor o Anti-paladino!!!!

Atenção, aqui é uma definição que só uso em minhas narrativas!!! Quando narro, gosto de superestimar o paladino, então costumo colocar apenas 1 PALADINO no cenário. Caso esse seja um jogador, ele vai se sentir mais significativo e motivado para interpretar, dando uma outra nova desenvoltura para campanha.

Outra interpretação que gosto de usar, sabendo que um paladino é alguém de uma natureza boa, justa e leal, ele não precisa necessariamente seguir um deus, ele por ser simplesmente um defensor da justiça com o aval de algum deus. Para mim, isso já é o bastante!!!


Como desenvolver as habilidades do paladino???

O paladino é conhecido por usarem quase toda as armas do guerreiro, e ainda possui a armadura mais pesada. Na sua história, você pode colocar que seu paladino teve treinamento militar, mas caso não coloque, as habilidades de cura e de combate vão manifestar de forma inata, conforme sua necessidade.

Ok Mestre, meu paladino está pronto, como eu jogo/ajo com ele?

Seu personagem, descobriu suas habilidades e se propôs a se sacrificar pelo bem de todos. Mas como fazer isso. Em qualquer situação/adversidade que estiver, deve-se fazer 4 perguntas: 

1-) É possível resolver o problema no dialogo? Não sei nas outras edições, mas no 4ª edição um paladino é dotado de muita carisma, ou seja, é quase uma "presença divina", possivelmente ele pode resolver ou evitar uma briga só na diplomacia.

2-) Tem como evitar o confronto direto? Sim as vezes o mestre apela e força o paladino a descer o braço, porém nem todos os inimigos do paladino são propriamente MAUS, as vezes o paladino vai se deparar em seu caminho personagens com tendência caótica, neutra ou leal que não são necessariamente ruins. Quando não houver opção, tudo bem, mas se houver uma micro chance de correr, corra (paladino não perde os poderes por levar desaforo para casa, só corre o risco de ser alvo de piadas do grupo)!!!!!!

3-) Se entrar no confronto direto, posso ganhar? Caso um paladino entre numa briga, ele deve está ciente dos riscos dele e do grupo, caso esteja acompanhado. Ele vai fazer de tudo para garantir a segurança do grupo e o sucesso da missão... Ou seja, o famoso linha de frente!!!

4-) Se entrar em confronto direto e não puder ganhar? Em muitos jogos a resposta dessa pergunta será NÃO, então saiba quando for o momento que não pode vencer e salve o grupo (lembrando segurança em primeiro lugar). Atenção agora é uma grande sacada do paladino!!!!... O paladino não é suicida, porém ele está a todos momento disposto a se sacrificar pelos outros, sobretudo os companheiros, porem ele só tem uma vida para sacrificar, então ele não vai fazer isso a qualquer ameaça, ele só fará isso sem hesitar quando tiver certeza que seu sacrifício terá exito. Por exemplo o paladino seria capaz de pular nas lavas de Mordo abraçado com o anel de Sauron para ter certeza que seria destruído. 
Se não for essa situação, diria que o paladino durante a campanha vai se sacrificando aos poucos.


E o paladino em grupo.

Não confunda um paladino com um testa de ferro, ele pode ser um líder de batalha ou um dos soldados mais casca grossa que o grupo vai ter. Talvez ele não seja o melhor tático de guerra, mas com certeza suas táticas são voltadas a segurança do grupo, caso alguém tenha que assumir maior risco, que seja ele mesmo. Um paladino não luta com violência, mas com o coração pois sempre há a possibilidade do perdão.
Ao mesmo tempo que o paladino é esse defensor destemido em batalha, ele também é um amigo e um companheiro para o resto da vida, até a morte, mesmo de quem não mereça, até os inimigos eventualmente podem ser contemplados com a compaixão do paladino. O paladino sempre é representado por armaduras brancas, que simbolizam a paz, quase como um Jesus de escudo e espada... Em outras palavras, a presença de um paladino em campo de batalha, ou na campanha, ou em um grupo... significa sempre a ESPERANÇA!!!





Outros exemplos de paladino:

Neo diante da Matrix, mesmo depois de todos os crimes de ambos os lados ele pede paz!!!
Sam com o poder radiante!!!



Um abraço a todos!!!

4 comentários:

  1. e monges ja vi gente jogando com eles pra ficar resusitando o paladino

    ResponderExcluir
  2. Salve Augusto, então cara, acho depende do jogo, eu não conheço todos, mas tem cara de ser algo especifico desse jogo ai, tipo não que necessariamente um monge ressuscite pessoas, mas nesse jogo sim e isso não implica na interpretação do personagem. Mas está registrado, assim que possível falo dicas para interpretação de monge.

    Brigadão

    ResponderExcluir