Pesquisa no Blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Samurai Jack!!!! ( É desenho para criança???) por mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


"Ei Jack, e ai Jack, é Jack, Jack, Jack,"
Esses dias estavam revendo alguns episódios da série Samurai Jack!!! A principio, quem julga pelos traços parece um desenho para criança, mas digo a vós que não é!!!! O desenho vem carregado de uma série de conceitos de que se vacilar, até um adolescente (que não joga RPG) pode ter dificuldade para entender. Duvida? eu provo para você!!! Clica ai...

Postem em seguida os três primeiros episódios para quem não assistiu. E depois de cada episódios estaremos debatendo para esclarecer as idéias!!! Bom divertimento:

Episódio I


A história é baseada no sentido folclórico japonês!!! O personagem principal é "Samurai" (criança sabe o que é samurai??? Tem adulto por ai que mesmo lendo ou assistindo filmes sobre, continua sem entender) e o vilão é o Abu, baseado nos "Demônios" mitológico oriental (criança sabe o que é demônio ou qual a concepção oriental sobre isso ???).
O episodio começa apresentando o Abu, em seguida, uma rápida explicação narrada pelo pai de Jack que é um samurai (obvio). Repare que na história narrada, mostra uma imagem de samurais "guerreando" contra Abu e chamas envoltas da cidade. É guerra bicho, gente morre na guerra!!! Aposto que as crianças nem percebeu isso!!!
O Abu retorna atacando novamente (soldado morrem hora, mas ninguém percebe), com os samurais derrotados (e chamas envolta da cidade de novo), a vó de jovem Jack, foge com ele levando a espada, colocando em prática um plano que havia traçado.
A vó de Jack, o entrega aos cuidados de um navegador (que acredito fazer parte de clã de Jack, repare os símbolos), o jovem Jack inicia uma grande viagem, passando pela Índia, África, Egito, Grécia, Europa Ocidental, norte da Europa, Espanha, Mongólia, China, (ha uma rápida referência a Hercules, Robin Hood, Gengis Khan) aprendendo vários aspectos culturais como os costumes e artes marciais (as crianças, mal sabe que hoje em dia é muito caro fazer um intercambio desses).
Jack, ja adulto, encontra sua vó em um templo budista (teologia), onde finalmente é consagrado com um samurai que carregará a espada lendária, e agora como samurai, Jack sai em sua busca.
Em um dos covis de Abu, onde as imagens são escuras, avermelhadas (tipo a idéia de inferno), Jack encontra escravos (criança sabe sobre escravidão???), entre eles seu pai, o imperador. Para salva-los, Jack matar todos os subordinados de Abu ( isso mesmo, corta ao meio!!! Claro que devido a censura não há sangue e os corpos evaporam, mas houve morte sim!!) 
Arrogante, Jack promete matar Abu, mas é rapidamente repreendido pelo seu pai, citando algumas filosofias do "caminho do guerreiro"(Quando o poder da espada se comparado com o de quem a empunha ??? Será que as crianças entendeu isso?? Tem adultos que não entende). No templo de Abu, Jack encontra espíritos demoníacos e paredes formadas por chamas (Olha o inferno de novo). Abu é um demônio metamorfo que durante o combate vai tomando formas um tanto criativas para derrotar o Samurai. Sem êxito, o demônio conjura um feitiço que teleporta Jack, junto com a espada, para o futuro onde Abu ja estivesse conquistado (até que idéia não é idiota!!! Se eu fosse um super-vilão com certeza faria isso contra meu arquiinimigo).

Episódio II


No segundo episódio, Jack em um mundo futurista (que lembra muito Quinto elemento, ou os clássicos Stars Wars), onde vive várias raças alienígenas misturadas, uma bagunça toda (tipo o Brasil hahahah). No alto carros voadores, em solo lixo, entulho e sucatas!!! Dá um trabalho para o Jack sobreviver, até que finalmente encontra um grupo de jovens (não se são terráqueos, acho que não) que o chama de "Jack" (tai a origem do nome).
Antes de descobrir que está em uma linha tempo diferente, ele passa por uma série de "choques culturais". Primeiro Jack se depara com um mundo fascista, conquistado por Abu (1984, George Orwell). Em seguida, ele acaba entrando em uma Boate com variados alienígenas, musica alto, bebida alcoólica e mulheres dançando no palco (criança vai em casas noturnas???)!!! Por ser o único humano (olha o preconceito) acaba iniciando uma briga de bar (não tem sangue, mas aposto que alguém morre!!!).
Jack encontra o personagem Sir Colin Bartholomew Montgomery  que é um cão falante bípedes (olha a teoria de Darwin ai gente). Ai que o samurai descobre que esta fora de seu tempo (viajar tempo??? teoria complexa).
Os cães também eram escravizados por Abu trabalhando em minas, logo devido ao codigo de honra de samurai (bushido) Jack decide ajudá-los. Na cena seguinte, montra uma espiã de Abu que vai informá-lo sobre a presença do Samurai.
No covil de Abu, mostra uma espécie alienígena pedindo ajuda devido a falta de água e Abu revela que foi o responsável. Um dos alienígenas se rebela é morto/desintegrado por Abu (sim Abu matou na cara larga, ainda fala que o sujeito vai para o inferno!!!), e mais ainda ordena os bichinhos vão viver e cobra tributos como uma ditadura total (criança sabe o que é ditadura???). Sabendo da presença do Samurai, Abu envia zangões gigantes mecânicas para matar os cachorros falantes.
Chegando as minas os cães montam ao Jack o sofrimento e as péssimas condições da raça, e monstram no fundo "cães mortos" como punição de Abu (carai veio, eu não se as crianças ja sabem esse conceito de escravidão, fome, tortura, morte e assim por diante!!! Não parece, mas a idéia é pesada).

Episódio III



O Exercito de zangões gigantes mecânicas tipo Tropas Estelares, e para derrotados Jack se prepara com a ajuda dos cães, usando os equipamentos de mineração eles constroem armadilhas para os zangões (no estilo do Sun Tzu a Arte da Guerra ou os Setes Samurais Akira Kurosawa).
Todos trabalham juntos para construção de armas e equipamentos. Depois de concluído, com uma tradicional armadura samurai (com o estandarte de seu clã e dos cães) Jack parte para a guerra!!!
A guerra começa, sem sangue por que são robôs. mas durante 10 minutos de desenhos vários conceitos de luta é usado pelo Samurai. Sua armadura quebra e sua roupa rasga, não tem sangue, mas deixa evidente as feridas e os esforços de Jack (O pau quebra).
Depois de alguns minutos de combate, para mostrar o poder do samurai em um berserk, através de cenas em câmera lenta, dos robôs, em vez de sangue, começa a expelir óleo, dando o teor de guerra e violência ao contexto do samurai. E mais, não acaba por ai. Depois de banhado de (sangue) óleo, alguns zangões tentam fugir com medo do terrível samurai, e Jack impiedoso diz: "Não, não há escapatória" e compre com seu código de samurai (bushido). A cena conclui com o Jack de pé segurando o estandarte de seu clã e dos cães, em cima de uma pilha de corpos (mortos) dos zangões.
Os cães convidam Jack uma nova jornada, mas como um samurai leal a seus códigos, Jack continua em sua busca para derrotar as forças de Abu e voltar para casa.

Agora me diz se Samurai Jack é desenho para criança??? Criança pode até ver por que é colorido, mas não vai entender nada!!!!!!

Para quem é Nerd, ta ai uma boa dica de séries Samurai Jack.





Jack enfrentando o Capeta "Calorão, hein? "

Jack e Leônidas!!!!!

Conseguencia da globalização, etnias diferentes!!!


Cara, muito foda essa ilustração!!! Retrata bem qual a idéia do desenho!!!
Um abraço a todos!!!

Fonte das imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samurai_Jack
http://www.geezbox.com.br/filme-live-action-samurai-jack
http://www.comicvine.com/forums/battles/7/samurai-jack-vs-immortal-weapons/645460/
http://www.comicvine.com/samurai-jack/29-44135/
http://www.nordinho.net/vbull/new-adventure-games/9158-samurai-jack-way-warrior.html
http://follw.it/e/174056/7/2/11/Jack_is_Naked 

9 comentários:

  1. Agora você pediu uma crítica, Morfeu!

    Velho... Samurai é o guerreiro nobre que dedica a vida e abdica a própria vontade para SERVIR seu senhor. Sendo o "jack" um cara que inicialmente luta por "motivos egoistas" eu o consideraria um ronin (Ainda o considero um ronin independente do ponto da história, porque ele não serve a um "general").

    PS: A ultima ilustração é mesmo ótima!
    Como já citei, samurais eram nobres, portanto, não era tão comum quanto os "desenhos" fazem parecer haver um PUTA exercito deles guerreando. A maior parte dos exercitos eram soldados sim, mas que não carregavam essa "patente" por não terem posses (Sem falar que as Katanas também não são tão comuns quanto vemos nos filmes).
    Agora que já falei superficialmente sobre nossos vizinhos de olho puxado e mulheres gostosinhas (Qual o problema? Vai dizer que não acham as japinhas "boas"?) vamos ao contecto geral:

    Acho que apesar de acidentalmente ter englobado temas adultos, o foco da trama é sim para crianças.

    Por que o "Jack" é um samurai?
    Res: Porque o contexto é oriental, então deve-se usar um guerreiro oriental.

    Mas e o Abu?
    Res: Quem é o retardado com menos de 10 anos que para pra pensar que um demônio é bonzinho? Só por isso ele é um demônio, para simplesmente ser o grande vilão da coisa e não haver questionamentos.

    Tá... Mas está esquecendo os escravos, guerras, violência...
    Res: Não é isso que os vilões fazem? Os caras são maus, então tem que fazer maldades. Esses atos servem pra já ir desenhando os conceitos de certo e errado na mente de cada um.

    Filho da puta! Quero ver falar das mensagens filosóficas e lições que nem seu pai entenderia!
    Res: Claro que não entenderia... Uma que ele não assiste essas coisas, outra que meu nivel intelectual é mais elevado que o dele, o que me faz captar com facilidade até coisas mais complexas... Mas quanto a isso, são sim mensagens pra crianças.
    O Jack, em contrapartida ao abu é sempre o bonzinho. Ele ajuda as pessoas que encontra pelo caminho, busca se aperfeiçoar e estar sempre pronto para combater o mal e a desigualdade. É o exemplo do que é certo unicamente, portanto um heroi para crianças de faixa etária baixa.

    A violência que come solta não vale de nada né?
    Res: Ela é censurada. Sem falar que as espadas estão cortando monstros que viram fumaça ou robos, então...
    Mas vamos nos lembrar que é mais facil chamar atenção de uma criança com movimento e barulho do que com um quadro estático e mudo. Por isso todas as cenas de ação. Entretenimento.

    Quero ver quando seus filhos começarem a imitar essas coisas fazendo "WATCHAAAAA" nas sua casa!
    Res: Vou gostar! Primeiro porque terei filhos (è pra rir, sintam-se a vontade), segundo porque elas estaram imitando seus herois favoritos, o que inconscientemente implica uma imitação ideológica dos mesmos.
    Devemos ter medo se as crianças começarem a imitar herois adultos (Ou da novela das 8 que começa as 9)... Personagens sob a temática anti-heroi e que planejam demais são perigosos exemplos. Quase sempre são sinais de mentes deturpadas e com tendências problemáticas para uma sociedade que já não tem nehuma dificuldade como a nossa.

    Desisto... Vai tomar no cu, seu filho da puta!
    Res: Já esperava uma reação assim.


    É isso ai... Jack é sim um desenho pra crianças. Do contrário ele seria muito pior do que é mesmo e teria personagens dubios, como vemos em algumas estórias de gente grande (Sem falar que seria menos cheio de cenas de ação e teria uma trama mais explicada).

    ResponderExcluir
  2. Hum a primeira instância parece sim desenho para criança (diálogos simples, movimentos, muitas cores), mas por "trás do véu" ele mostra muitos mais, por exemplo: uma criança não conseguiria fazer a relação que o mundo de Abu seria o mesmo mundo se Hitler tivesse ganhado!!! Existem outros desenhos para criança que não carregam nenhum conteúdo a agregar (me corrijam se eu estiver errado, mas pelo menos eu não vejo) como: Bob Esponja, Ben 10, Max Steel, Marvel Squad (me envergonho disso mas tudo bem!!! "Chupa marveco") e outros, desenhos engraçados mas não tem muito a agregar. Bem, saber que o Abu é mal ou imitar o Jack "WATCHAAAAA" realmente, isso qualquer criança pode fazer. Mas então me apresentem a criança (menos de 10 anos) que consiga interpretar e contextualidade toda a complexidade da série!!!!! Eu não conheço nenhuma, mas quem conhecer parabéns para criança (é o escolhido hahahahah!!!)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Velho... Você se perdeu nos seus conceitos e os está deixando tomar a frente do senso crítico alheio.

    Na visão de um pensador, até o classico Tom & Jerry trata temas adultos!

    Vejamos o mais tosco dos seus exemplos com um olhar mais crítico:
    Bob Esponja: Puro humor barato e sem graça, porem... Quem é a criança com menos de 10 anos que entende por que o Plancton tenta incansavelmente conseguir a receita do hamburger de siri? Porque o Lula molusco é tão rabugento? Por que a casa do Bob e do Lula são grandes e aconchegantes enquanto a do Patrick é só uma rocha onde ele se enfia embaixo?
    São coisas bem mais simples e que ficam mascaradas por baixo das palhaçadas da animação, mas mesmo assim são questões levantadas qcujas quais cairam ali por acidente.

    Lembremos que desenhos para crianças são feitos por adultos, e as vezes o adulto que trabalha neles tem uma mente adulta demais pra apenas deixar a história (no caso do Jack) no "Ele é um guerreiro que combate o mau".
    As coisas que você citou levantando a questão de que não é coisa de criança são apenas o enchimento pra dar um pouco de corpo pra essência do desenho: "Ele é um guerreiro que combate o mau".

    ResponderExcluir
  4. Bom, não acho as coisas tão simples assim hahahah. Ma aquela "opinião e cu cada um tem o seu". Continuando achando Samurai Jack muito foda e que merece ser aplaudido pelos Nerds.

    PS: Vamos convidar as crianças de grande intelectuais para o Questionário Massacre - "hô mané, esqueceu o Blog ta bloqueado para menores" - Putz, foi mal. ahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Samurai Jack é um dos melhores desenhos que já vi em toda a minha vida.
    Ele é para criança? Sim
    É para adulto? Sim
    O Gandy Tartakovsky (tive que consultar como se escreve, ou nome dificinho), o criador do desenho é um gigante da animação (coloco ele ao lado de Paul Dini do universo DC Animated). Ele sabe fazer desenhos infantis, e sempre coloca elementos adultos em seus desenhos (um pouco de violência a mais).
    Samurai Jack é um desenho para todas as idades. Os primeiros episódios são relativamente simples, mas outros episódios fazem muito mais na filosofia e referencias (o episódio do ninja negro e do ninja branco é uma obra de arte!).
    Samurai Jack é sua obra de arte máxima como animador, ali ele fez tudo do jeito que ele queria, é como se ele tivesse carta branca após fazer o sucesso de Laboratório de Dexter e Meninas Super Poderosas (um dos desenhos mais violentos que já vi!).
    Infelizmente não teve um fim definitivo (apenas vários pequenas possibilidades de fim), quem sabe um dia ele produza um filme fechando tudo pois com certeza foi um dos desenhos mais fodas que já vi (tentei até fazer uma ficha de D&D com as várias classes que ele teria!).
    Há, e ele é samurai sim, o Pai dele deveria ser um imperador ou um grande daimio, e ele deveria ter o dever para seu reino de impedir que abu voltasse, e ele (Jack) herda esse dever.

    ResponderExcluir
  6. Saudações senhores, naum ia postar nada, mas sabe como é né ? Então, acho que
    entendi o que o mestre Morfs quis citar, digo acho, pq evidentemente é um ponto
    de vista dele, mas como foi expressado aqui na porra do blog vai ser
    questionado, rsrsrsrs. Muitos desenhos possuem um "véu" por tras de sí­, podem
    dizer muuuuuuuuitas coisas, e ao mesmo tempo naum dizer porra nenhuma, é como a
    filosofia,ou, e principalmente as artes. Quando criamos queremos expressar
    algo, desde um sentimento obscuro, a um desejo vergonhoso,mas isto quem realmente
    sabe é o criador da obra. Nós, meros expectadores vêmos o que queremos. Como um
    praticante das artes-marciais vejo o samurai Jack sim como um grande guerreiro,
    que após um trienamento arduo, uma interação muito foda com outros povos,
    torna-se um homem com grande senso de dever, mas acima de tudo isso ele busca
    VINGANÇA, por outro lado pode ser um simples desenho com varios cliches feitos
    para vender bonequinhos. Então é isso meus caros, nos vêmos no próximo bat-horario, no próximo bat-canal, e na próxima bat-punheta, sempre quis dizer isso, rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Bom, até faz sentido o argumento do "Guerrasdraconicas", pode sim ser um desenho para criança, mas com elementos adultos para os adultos!!!!
    Não conheço muitos trabalhos de Gandy Tartakovsky mas se ele é tão bom quanto Paul Dini (que ja escreveu coisas muito boas) então ele merece respeito!!!
    Se Jack é um samurai ou ronin, realmente não sei, embora ele também se encaixe como um ronin devido a ausencia de seu mestre, também gosto de pensar nesse como samurai por seus atos nobres e lealdade aos seus principios (acho que vamos precisar consultar um Japonês tradicionalista para responder essa questão hahahahah).
    Mas o debate continua...

    ResponderExcluir
  8. Modo "japonês tradicionalista explicado por um cara de aparência arabe mas com decêndência européia" on:
    Samurai: Soldados aristocratas do Japão entre 1100 e 1867. Eram caracterizados pela grande disciplina, lealdade e habilidades marciais.
    Os samurais dedicavam suas vidas (Literalmente) para servir seus mestres, para eles, era preferivel morrer à falhar com o dever.
    Eram nobres, como os cavaleiros medievais europeus, com a diferença de que não se podia comprar o título.

    Ronin: Guerreiro sem mestre e quase sempre sem linhagem que, na maioria das vezes, vagava apenas por prazer próprio, por que queria ajudar as pessoas, conhecer o mundo, encontrar grandes aventuras ou simplesmente porque não se enquadrava nos padrões "comuns" da sociedade. Em outras palavras: Um vagabundo (Por isso o nome do manga "Vagabond").
    Diferente dos nobres samurais, qualquer um podia ser um ronin, incluindo um samurai ao abandonar sua causa e/ou princípios.

    Extra:
    Ninja (No original Shinobi): O filho da puta treinado desde pequeno para se tornar um espião, assassino e o que mais fosse necessário na "arte" da ladinagem. Quase sempre eram os orfãos, escravos e outros desgarrados que se tornavam shinobis.
    Diferente do que a cultura pop retardada diz, ninjas NÃO ERAM GUERREIROS!!! Suas habilidades de combate eram minimas, o que os deixava em grande desvantagem quando falhavam em ser sorrateiros (Eles preferiam fugir a encarar lutas).
    Esses palhaços eram a escória, meramente descartáveis, não tinham honra, não tinham lealdade (Eram mercenários) e nenhum status na sociedade.

    Agra chega de falatório...

    ResponderExcluir
  9. ho, e ai Andre beleza? Sempre com a ultima palavra né mestre (batendo no mesmo prego ainda)!!!

    Cara, bacana você ter explicado a diferença de Samurai, Ronin e Ninja (existem pessoas com dificuldade disso), no entanto, esses conceitos se aplica muito bem um cenário com um embasamento mais realista com "Blade Lamina do Imortal" ou propriamente o "Vagabond". Mas estamos falando aqui de um desenho animado fictício com uma porrada de simbolismo e representações(Um samurai que viaja no tempo !!! isso é possível???)e ele não tem obrigação nenhuma de ser realista, sabe por que ???...É ARTE!!!! Arte não tem explicação, não tem começo nem fim, não precisa ser linear ou coerente (é a mesma coisa de questionar, por que vamos jogar Lobisomem, sendo que lobsomen não existe ou pq vou ler super-homem , por que pessoas não voam ??). Precisa de apenas duas coisas, criatividade e a ideia que o autor quer passar e assim, cada um interpreta do jeito que quiser (gostemos ou não o nome da série é SAMURAI JACK). Em fim, cabe a nos meros mortais apenas gostar ou não!!! Na postagem indiquei a série por que tem varias referencias que as maiorias dos nerds vão gostar. As mesmas referências que a maioria das crianças não vão entender!!!

    Bom ninguém é obrigado a gostar da série, da mesma forma que ninguém é obrigado a gostar dos nossos comentários Andrealexandre!!! Mas tudo bem, o RPG Massacre é para isso mesmo, debater, trocar ideais, o leitor tem tudo a se beneficiar. E também devo agradecer ao Andrealexandre por proporcionar essas discussões (Andre um abraço) hahahahah

    Um abraço a todos e vamos para próxima postagem...

    ResponderExcluir