Pesquisa no Blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Personagens que Não Funcionam: HULK (Eita porra)!!!!!!!!!!

Salve Nerdaiada

"Hulk Smash!!!"

Vamos falar de um dos personagens mais bacana mais polêmico da Marvel, o Hulk!!!! Polêmico por que, ao mesmo tempo em que as pessoas o adoram, muitos odeiam. Por que acontece isso??? Quais são os problemas do personagem???... Vamos desbaratinar o negocio...


  
Para quem não conhece:

"Na história original dos quadrinhos, o Hulk é um selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.
Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde. Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.
Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irritado e despertava em si seu lado mais selvagem.
Em uma entrevista, Stan Lee disse que ambos criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (em português, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro), no monstro Golem da mitologia judaica e no filme de James Whale, Frankenstein."

Mais informações do personagem:


Ok. Mas por que o personagem não funciona???

O personagem foi criado por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962. Talvez a ideia do personagem, embora com várias referencias bacana, não estivesse pronto, que conforme os anos, o Hulk tomou seu papel do campeão e mais forte  personagem do universo Marvel. Só que o contrario de sua concorrente DC, que tem o carismático Super-Homem como o campeão mais forte do cenário, o Hulk propõem o grande desafio aos roteiristas de ser carismático por ser um heróis e ser intimidador por ser monstro o que torna o personagem odiado (dá um trabalho da porra equilibrar isso).  Por exemplo em 1996 realizaram o primeiro DC vs Marvel, onde o Hulk enfrenta o Super-Homem, e ele perde por que o Kriptoniano é mais adorado pelo publico. Olhem só...

Porra perder pro Super-Homem (Marvecos inconformados)

Triste né?... O que nos leva a uma nova discussão, os super-poderes dele!!!

Um bom exemplo dos problemas do roteirista com o personagem, é que eventualmente muda os poderes ou a cor do personagem (o que na minha opinião não ajuda muito). Mas na maioria das vezes, o Hulk tem o poder de, "quanto mais bravo, mais forte Hulk fica". Olha só


Mestre Morfeu Furioso (não acontece nada)


Toda vez que o personagem encontra uma dificuldade ou inimigo a altura, ele tendi ficar mais forte (o que foi muito bem explorado no filme do Ang Lee, filme de 2003) !!! O que da um puta trabalho para o roteirista, por que nem sempre tem um oponente a altura dele, assim exclui o personagem de histórias cabeças e afunila o personagem apenas a aventuras "overpowers". O personagem é poderoso demais, Não dá para colocar uma invasão alienígena ou vilões superpoderosos o tempo todo, então enquanto não tem,  torna o personagem na maioria das historias um personagem idiota.
O lado "monstro", incontrolável do personagem, que é sua característica principal, às vezes não ajuda na aceitação do personagem. Por exemplo: na maioria das vezes que o personagem se junta aos vingadores, sempre sobra para os outros heróis, o que para alguns é divertido pra caramba por causa da pancadaria, mas pra outros, fica um saco:


Cria situação que o seguinte: Se coloca-lo em grupo, ele é tão poderoso que as ameaças para o Hulk, são poderosas demais para o resto do grupo. Por outro lá lado, o que é ameaça para o grupo, o Hulk derrotaria com muita facilidade o que deixaria a história idiota. Por isso, a maioria das histórias do gigante esmeralda, ele está sozinho. Porém o cenário do Hulk (General Ross, Talbot, Beth Ross, Caça Hulk) é interessante, mas cansativo, sabendo que o personagem não pode ser vencido...

"loser"


...HQs do personagem sozinho fica chato e em grupo do problema. Fudeu agora, quer dizer que o personagem não tem jeito???

Claro que tem, mas do trabalho!!!!!!!!!

O Hulk é interessante quando ele é inserido em outro cenário (outra cidade, outro planeta, outra galáxia), ou seja, a perspectiva, a abordagem, o confronto de outro personagem para o Hulk é o que torna o personagem legal!!!

Eita que o pau vai quebrar!!!!

A história pode até ter o Hulk como personagem principal, mas quando a historia é narrada por outros personagens, torna o Hulk mais interessante. Por exemplo, a Marvel produziu dois longas do Hulk chamado, "Hulk Versus", onde em um longa ele enfrenta o Wolverine e outro enfrenta o Thor. O interessante foi que os dois filmes, mesmo tendo o Hulk como personagem principal, elas são narradas pelos Wolverine e a outra pelo Thor.


(Em minha opinião, esse longa tem as melhores versões tanto do Hulk quando do Wolverine em animação) 

Outro bom exemplo, é na série animada dos Vingadores (the avengers earth's mightiest heroes), preocupado com o filme dos Vingadores, a Marvel inseriu o personagem e todos episódios e para resolver a problemática de ter que pensar sempre em uma grande ameaça ou um bom motivo para o Hulk entrar no grupo, os roteiristas deixaram o personagem mais simpático e sociável chegando ao ponto que o próprio Hulk decidi ser um Vingadores.

Calma que isso ainda não resolve tudo. Referente ao fato dele ser poderosa demais, na primeira a temporada os roteirista teve o excelente trabalho de dar sempre uma tarefa para o monstro. Sempre que uma visão atacava os vingadores, ele primeiramente criava uma armadilha para o Hulk (prender, teleportar, ou o deixava ocupado de alguma forma). Infelizmente apenas, foi que os roteiristas não tiveram essa cautela em todos episódios, essa cautela não acontece na segunda temporada, o que deixa o Hulk as vezes idiota.

"Não foi o Hulk que fez essa bagunça!!!"
Outro bom exemplo foi no filme dos vingadores, o que não tinha acontecido nos dois filmes individuais do personagem, Joss Whedon acertou no carisma, a intimidação e o poder do personagem. No filme deixa bem claro por que devemos temer o personagem, afinal ele é poderoso e perigoso, e ao mesmo tempo ele é um herói e conseguiu conquistar a carisma merecido ao personagem (Até as pessoas que não gostam do personagem, gostaram da participação dele no filme).




Claro que isso ainda não livra os roteiristas para os próximos filmes. Todo roteirista do Hulk sempre deverá se preocupar com uma boa argumentação do personagem participar da história.

Hulk Contra o Mundo, os fãs do Hulk vibram!!!!!!
E se fosse no RPG????

Cara, se você narra Supers, sempre vai ter um jogador querendo jogar com um personagem no perfil Hulk. Os problemas de você ter um personagem desses na mesa, são as mesma do quadrinho. O personagem sempre será mais interessante confrontando outros cenários. E quando ele em grupo, em toda história (não tem jeito) você sempre terá que pensar: "O que vou fazer com o Hulk nesse jogo?". Se não tiver um jogador como Hulk, o personagem cabe e funciona muito bem como "PDM Joker" (aquele que está para ajudar e as vezes atrapalhar).

"Hulk cagou verde!!!"
Então é isso senhores espero ter esclarecido que o Hulk é um personagem bom, mas tem alguns problemas. Mas tudo bem, vamos torcer para que ele caia nas mãos de bons roteiristas e tenha uma boa participação nos próximos filmes
  
"Sou o Hulk do Ang Lee... Ninguem gostou!!!"

RPG Massacre Esmaga!!!!!!

"E ai você gosta do Hulk ou não???"

Um abraço a todos!!! 

PS: Fernandinha Matadora de Feras, gosta de verde, mas não gosta do Hulk

5 comentários:

  1. Confesso que ao terminar de ler o Texto como fã incondicional do personagem em si, desde tempos em que o ódio de seus perseguidores (incluindo Marvelmaniacos e DCmaniacos) afrontavam e até hoje julgam a capacidade do personagem, sempre me mantive fiel e alerta a tudo ao qual levou o nome do personagem. O texto aborda tempos bons e ruins que o Hulk vive, ressaltando as fases dignas de um Anti-Herói que merece nosso respeito. Sou também jogador e sempre pedi ao mesmo narrador deste texto uma oportunidade de criar o Gigante esmeralda (ao qual ainda não desisti rsrsrs) e sempre acabava enfrentando as dificuldades e optando por outros personagens. O Texto esclarece as dúvidas, claro senti falta da saga alpha do Hulk (digna de uma Guerra Civil) que é Hulk contra o Mundo, mas Adilson está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. É verdade a história Hulk contra o Mundo é do caralho, é uma boa dica leitura. Eu não comentei dela por que admito que não todas das melhores historia do Hulk, mas se vc pesquisar as melhores historias do personagem com certeza essa vai aparecer entre elas.
    Cara narrar Supers não é fácil, narrar para o Hulk é menos ainda, mas acho que depois anos, agora me sinto preparado para encarar um Hulk, quem sabe da próxima vez que eu for narrar Supers eu deixe vc jogar com o Gigante hahahaha.
    Valeu Jimbo, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei do Hulk antes, e ainda admiro o personagem mas, pelo menos nos quadrinhos, já não me inpressiona mais. Seria porquê me parece que já exploraram todos os ângulos interessantes do personagem, depois de uma saga vira de novo o Hulk Burro esmaga tudo.

    Hoje me dia prefiro o tão criticado Hulk Vermelho.
    Uum porque ele não é tão poderoso (deixando de ser apelativo), ele não pira por causa de raiva e chega a ser inteligente e estratégista, algo que impressiona vindo de alguém que se espera ser um brutamontes.

    ResponderExcluir
  4. Sim verdade, o Hulk dentro de seu cenário, ja fizeram mil e uma com ele ao pontos das historias individuais do personagem ser chatas.

    Já sobre o Hulk Vermelho, eu não curti o forma que o personagem foi inserino no universo marvel pelo roteirista Jeph Loeb, mas pelo que parece aos poucos ele esta definindo seu papel no cenário. Na ultima vez que vi, ele ja faz parte dos Vingadores.

    Sobre o limite de poder dele, essa eu não conhecia, se poder explica pra nois ai Rogerio.

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Só voltei agora.

    É, o personagem começou criando polêmica, uma devido ao autor (famoso pelas bizarrices), e também porquê o fâs tem aquela que só pode haver Um.(Higlander?)

    bom, quanto aos poderes creio que ele se equipara em força ao Verdão quando este tá "calminho".

    Quanto mais raivoso o Vermelhão fica, mais quente fica, podendo dar golpes esmagadores e incandescentes. O problema é que ele tem um limite senão passa mal, portanto ele costuma evitar usar isso.

    O Rulk absorve energia para se fortalecer, foi com essa teoria que ele golpeou o Vigia, pois passou pela aura que devia deixar o Cabeção atento pra uma tentativa de contato como essa.
    O novo autor inventou que ele também não pode absorver muita energia senão sobrecarrega e perderia sua forma humana.

    ResponderExcluir