Pesquisa no Blog

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Shingeki no Kyojin (Attack on Titans) por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada



Um anime que saiu recentemente e já está"estourando a boca do balão" é o Shingeki no Kyojin (Eita nome difícil da p****)... que baseado no manga escrito por Hajime Isayama. Bem vou chamado de Attack on Titans que é mais fácil!!!! Eu assisti os primeiros 25 episódios e vejam ai o que achei...

Abertura

Sinopse:
"Há muito tempo atrás, humanos quase foram exterminados por gigantes. Gigantes esses que normalmente possuem vários metros de altura, parecem não possuir inteligência, devoram seres humanos e o pior de tudo, fazem isso apenas por prazer. Uma pequena parcela dos sobreviventes se protegem em cidades com muros enormes, mais altos do que os maiores dos gigantes. Na cidade que se passa a história, já possui 100 anos sem que nenhum gigante foi avistado. Eren e sua irmã adotiva Mikasa presenciam algo terrível. O muro da cidade foi destruido por um titânico gigante e isso encadeia em uma invasão mortal.”

Crítica Nerd:

A primeira coisa que tenho que afirmar é que é um anime de impacto, você assisti e pensa "PUTAQUEPARIU", em vários momentos!!! Agora para você ter uma noção da ambientação, imagem a Europa durante a revolução industrial, mas sem a industrialização porque a Europa estava sobre ataque dos titans!!!

Para quem está começando a assistir o anime, cuidado tem alguns SPOILERS a seguir...

O Anime é narrado a partir de três personagens, Eren Jaeger, Armin Arlert, Mikasa Ackerman, (já explico mais sobre eles mais a frente). Esses três personagens vive no única cidade/país que é apresentado pela na série (até o episódio 25), que é dividida por três muros (Muralha Sina, Rose e Maria). Depois de um dito "tempo de paz", os três personagens que vivendo na Muralha Maria que é a terceira externa, questionando seu modo vida (presos, enjaulados dentro dos muros), eles finalmente presenciam um ataque dos titans.



Olha o cagaço...

E esse é ponto inicial da série.

Sobre os Personagens...



O trio é composto por Armin Arlert, é que o franzino bundão temeros, porém acaba se destacando por sua visão tática/estratégica no combate contra os titans. Mikasa é a irmã adotiva de Eren, que enquanto Armin se destaca por sua inteligencia, Mikasa se destaca com sua agilidade (a mina é ninja). Os dois personagens dão suporte ao protagonista Eren Jaeger.

Eren Jaeger, acaba sendo vitima de vários clichês mangas. Seu pai é um cientista misterioso, que não está presente quando Eren testemunha sua mãe ser devorada por um titan (Quem já viu o FullMetal Alchemist, sabe do que estou falando). Quando ele se alista aos militares, e o narrador começar a apresentar os personagens, as descrições são referente aos nomes e suas especialidades, ai quando apresenta o Eren, o descreve como sem especialidade algum, mas sua força de vontade supera a dos outros (também já vi isso!!!)
Principalmente pelo fato dele se tornar um titan!!! Toda vez que ha duas raças lutando, sempre tem que ter alguém que se iguala aos inimigos, clichê isso não??? Acho que a série poderia sobreviver sem esses clichês, mas tudo bem, ainda assim se desenrola muito bem assim mesmo!!!

Um ponto forte sobre o personagem, conforme o escritor Christopher Knowles em Nossos Deuses são Super Heróis, ele destaca dois tipos de heróis os "messiânicos" e os "golemicos". Os messiânicos são aqueles que se sacrificam para um bem de todos, e os golemicos são aqueles que lutam para suprimir uma sentimento que o agoniza... Tipo VINGANÇA!!! Eren Jaeger, se não for o melhor, é um dos melhores heróis golemicos que já vi, principalmente por sua motivação ser simplesmente o extermínio dos gigantes!!!!!!!

Durante a série, vão aparecendo outros personagens, porém muitos deles morrem aleatoriamente, então não vou falar sobre eles.

Como os Humanos lutam conta os titans???

Logo das tropas, da esquerda para direita: Tropa Estacionária, Policia e Tropas de Exploração
Depois de muito tempo sobre ataque dos titans, os militares se organizaram em três tropas, a Policia Militar que cuida de assuntos no interior das muralhas, as Tropas Estacionária que cuida das defesas próximas a muralha e as Tropas de Exploração que cuida dos assuntos fora das muralhas.
Na luta contra os titans, eles são equipados com DMT (Engrenagem de manobra tridimensional) o equipamento os permitem se lançarem acima dos titans através de cabos de aço. Aposto que nosso engenheiro maluco Massacote diria que isso é impossível!!!! Mas tudo bem é legal para caramba!!!

olhem só...



Titans



Na série (até o episódio 25) não deixa claro onde surgiu os titans. O que os personagens sabe sobre os titans é que eles não tem sexo, no entanto todos aparentemente são machos. Os titans regeneram, e o único ponto fraco é um dano letal na nuca. Eles não falam e nem tem interesses em outas formas de vida, levando a entender que sua única existência é puramente para exterminar a humanidade.
Uma problemática, maior parte do anime se passa de manha, por que os titans só atacam de dia, a noite eles ficam lentos... Então por que os humanos não atacam os titans de noite???

Roteiro e Enredo




O roteiro da animação é relativamente simples!!! Olha só... Os três personagens depois de perderem seus lares, se alistam nas tropas militares para enfrentar a raça de titans, contudo durante os combates eles vão encontrando indícios que essa guerra não é um simples "acaso"... Viu como é simples???
Como possui um roteiro simples, o autor Hajime aposta tudo no enredo... E acerta em cheio!!! O anime dá extrema ênfase em todos os diálogos refletindo nos aspectos emocionais e psicológicos dos personagens. A narrativa aborda todo os dramas ocorridos nos personagens, desdo momento em que eles são forçados a sair de seus modos de vida para lutar contra o titans para sobreviverem, até os choques emocionais e traumas da perda violenta de seus companheiros. A tensão é tão grande que você compartilha do drama/desespero junto com os personagens!!!!

Ação

 

A ação é outro ponto forte da série. Há um grande espaço durante a história de um confronto a outro, mas quando acontece, são longos, densos e violentos, sobretudo imprevisíveis!!! Os personagens classificam como "titan raro" um gigante quem tem ações imprevisíveis, mas Hajime trabalha muito bem explorando todas as potencialidades dessas criaturas, então eu diria que todos são potencialmente imprevisíveis!!!

Achei fantástico quando os personagens estão voando com o DMT, ai um titan salta e morde a perna do Eren no ar. Eu assistindo falei: "P***** QUE P*****!!!!!!



Trilha sonora



O que reforça, não só as cenas de ação, mas também durante as diversas cenas de tensão é a trilha sonora que acerta muito bem te deixando atento a história!!! Curiosamente foi inserido na anime algumas trilhas em inglês, que devido a sonoridade da outro clima diferente dos outros animes!!!!

Escuta ai:






O Anime Choca???... Sim, mas poderia chocar mais!!! 


Hajime vem com uma proposta muito foda, quando diz que o tema é a guerra entra humanos versus titans, isso leva a pensar (principalmente uma mente rpgistica) altos níveis de violência e brutalidade. Já começa pelas afeições dos titans, que tem expressões de pessoas sorrido, alegóricas, esquizofrênicas, algumas são até simpáticas!!! Ai o autor diz que esses titan comem as pessoas!!!... Quer algo mais chocante do isso???



Ai quando as coisas esquentam, que a "panela de pressão está preste a explodir" no climax da cena, o autor ou a produtora da animação, censura!!!!... Tipo quando um titan vai comer alguém, mostra só a sombra, ou o sangue voando, ou apenas a pessoa pendura na boca do gigante, ou o titan engolindo a pessoa, como se ele não mastigasse (Cara, qualquer criatura que tem dentes,  é porque mastiga!!!)
Em fim, a série é violenta?... É. A série choca?... Sim, mas poderiam ter ido bem além se eles não censurassem a porra toda!!!!

... No mangá não censuraram carai!!!!



E se fosse num jogo de RPG???



Outra crítica que eu faço devido o embasamento RPGistico, é o cenário limitado!!! Não indico a ninguém fazer um cenário limitado, um cenário aberto tem muitos mais chances de dar certo. Por exemplo Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho, Berserk, esses cenários dá muito mais elementos e possibilidades do roteirista ou para o mestre trabalhar.
No caso do cenário Attack on Titans, o que sobra para ao roteirista fazer?... Em toda a série ele vai explorar todas possibilidades da guerra, como uma briga de "gato e rato", mas no episódio que ele revelar de onde vem os titans, a série acabará porque não tem muito mais do que falar!!!... E aposto que não vai tão longe depois disso... Se não ficar massante antes né claro!!!!!
Se fosse uma campanha de RPG, pensaria a mesma coisa, "não vai muito longe, vamos ver quanto tempo demora para os jogadores cansarem da aventura", porém se for apenas uma sessão, "one shot" ou "for fun", ou em encontros de RPG, acho até valido e divertido... Bom fica a critério do narrador como usar esses elementos, só acho arriscado para campanha.

Conclusão



Os gigantes nas mitologias sempre representam alguma força da natureza, pelo que pude analisar até aqui, diria que esses gigantes representariam a natureza maléfica da humanidade... Será que  é essa a sacada do autor???
Só relembrando, volto a reforçar que mesmo em um cenário limitado, o autor Hajime Isayama explora todos os mínimos detalhes muito bem. Por isso, vale a pena ver os gigantes saindo na pancada!!!

Olha que cara simpático, pena que ele vai devorar o moleque!!!!!!
Vejam alguns vídeos ai para vocês se animarem!!!!!!















Nota 8

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 



Um abraço a todos!!!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário