Pesquisa no Blog

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dicas de Como Narrar Mechas com o Cenário do CIRCULO DE FOGO por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada




Para começar 2014 vamos discutir o ultimo filme do Guillermo Dell Toro, o Circulo de Fogo!!! Vocês já assistiram... Não? Pois deveria, pois o cara acerta em cheio e resolve todos os problemas rpgisticos sobre um cenário de Mechas... Melhor ainda, Mechas VS. Monstros Gigantes!!!!!!!!... Porra quero jogar...


Leia a CRÍTICA AQUI.


Antes de explicar como usar o cenário em um jogo de RPG, primeiro vou fazer uma analise Rpgistica do cenário:



Para quem curti a cultura Nerd oriental, sabe que os caras são fanáticos por robôs (filmes tokusatsus, anime, games) e nos acabamos comprando essa paixão de tabela. O fato é, que para nós RPGistas, nunca conseguimos jogar RPG de mechas - embora haja suplemento de Daemon e possivelmente Gurps - por um fator extramente importante... O cenário!!!!!!!!

Uma forte características dos jogos de RPG - pelo menos dos melhores jogos - é uma grande estrutura sobre a conceitualização do cenário. Para que o jogo saia bem, é de suma importância que o cenário se explique, e sua explicação terá de ser sustentável ao ponto de conseguir responder o máximo de questões possíveis. Se houver muitas perguntas sem respostas no cenário, tal jogo estará fadado a ser ruim!!!
Esse sempre foi um dos maiores problemas dos cenários de mechas. Por mais divertido que fosse o cenário, se você começar a questionar todas as possibilidades, uma hora ele vai dar pau!



Uma vez eu tentei narrar uma aventura de mecha, e perdi muito tempo refletindo sobre como o seria o cenário? Qual seria a conceitualização de mechas? Contra o que eles lutariam, robôs ou monstros? E os por quês???... Em fim, tentei narrar mesmo sem essas respostas estarem bem estabelecidas e deu merda.
Outro cenário que já vi tentarem jogar, foi baseado no anime Evangelion, que tem um perfil interessante e é um dos animes mais respeitados. Esse cenário é muito bom, porém na hora conceitualizar os monstros, o autor brisou tanto, mas tanto, que quem assisti se perde com facilidade, no RPG então ferrou!!!



Até que finalmente Guillermo Dell Toro resolve o problemas de nossas vidas em Circulo de fogo!!! Como ficou o cenário dele?

Há uma expressão que uso, que chamo de "Quebra de cenário", o que é isso??? Eu uso essa expressão quando ocorre um grande evento que altera as condições desse cenário, tornando o que outrora era "cenário A", agora pós evento é "cenário B"!!! Essa uma das grandes sacadas do Dell Toro, um cenário onde há combates de robôs vs monstros toda hora, isso vai tornar o "cenário quebradiço", ou seja, em qualquer momento pode aparecer um bicho e fazer BUUMMM!!!!!!
Então a chave do cenário é considera-lo quebradiço pois a cada ataque de um monstro, uma cidade sai do mapa, assim a cada sessão o jogo o cenário estará em condições diferentes.



Cenário 

Ele monta tudo a partir de uma premissa genialmente simples. Abre uma fenda dimensional na região do pacifico chamada Circulo de Fogo (Pacific Rim), dessas fendas surgem enormes criaturas chamadas Kaiju que arrebentam o mundo todo!!! Depois de 3 ou 4 ataques catastróficos, a humanidade consegui se organizar, deixando suas diferenças de lado, e constroem os Jaeger.
Bom, o filme não deixa bem claro, mas a ideia que dá é que a cada ataque dos Kaijus, é uma cidade a menos no mapa mundial, ou seja, a economia estava em crise, então não que os investimento nos Jaeger eram as coisas mais sensatas para fazer, mas no desespero do "pré-apocalipse" qualquer tentativa vale!!!

... Então assim, dessa forma simples Dell toro cria um cenário de Mechas vs Monstros!!!! E como jogar com isso???

No RPG...

O mestre e jogadores tem estar ciente que qualquer coisa nesse cenário é instável, quebradiço e as coisas podem mudar a qualquer momento. Economia, cultura, religião, tudo está mudado, e todos os assuntos em torno dos ataques dos Kaijus. O mestre precisa definir a quanto tempo já acontecem os ataques para os jogares contextualizarem seus personagens.



Personagens

A maioria das profissões e campos de estudos não existem mais, ou não estão sendo praticadas, a questão agora é sobrevivência, então tem duas perguntas fundamentais. Como seu personagem sobreviveu desdo inicio dos ataques dos Kaijus?... E como ele se tornou um piloto de Jaeger?

Pilotos de Jaeger

A tecnologia Jaeger que permite uma ligação neural entre os pilotos podem ser interessante para o mestre, podendo usar dois jogadores no mesmo mecha, ou um jogador com um PDM. O mestre pode não usar elemento, mas caso use, ele tem que estar ciente que todos os testes são dobrados, a não ser que cada piloto esteja executando uma ação especifica em cada lado do corpo mecha. Exemplo de como isso pode ser complicado para o jogador: No filme há um cena que um dos pilotos é afetado por uma lembrança ruim, ele faz teste de força de vontade (ou auto controle) e tem sucesso, mas isso obriga seu co-piloto fazer um teste de força de vontade também, e no filme o co-piloto falha. Resultado, o mecha quase destrói toda a base de operações (hahahah mestre FDP).

 

Mechas
Um mecha é muito caro, diria que quase toda economia do país é concentrada nesse projeto, então só haverá um mecha por país, isso é, se o país tiver condição para tal. A aparência do robô é interpretativa, mas de certa forma, com base na cultura do país que o criou, ou conforme a brisa do engenheiro que o fez.
No filme, não é bem explicado, mas os mechas são classificados de March I à March V, isso defini a qualidade do seu poderes de fogo e seus pontos de atributos. O mestre pode criar seus próprios critérios.

Monstros Gigantes
Os monstros no filme obedecem uma logica simples e muito eficaz, os monstros são clones e eles evoluem. Isso possibilita ao mestre a cada sessão colocar um monstro com habilidades e poderes diferentes. Ou seja, a dificuldade do jogo vai aumentar gradativamente, e cabe ao jogador se virar com as apelações sequenciais do mestre (Hahahah risada maligna).
Os monstros também obedecem a uma classe de tamanhos de 1 à 5, cabe o mestre a definir seus critérios.



Cenas de Ação
Os monstros e robôs são muitos grandes, então o movimentos das criaturas são lentos, mas com muito impacto. Os jogadores devem calcular muito bem a velocidade do mecha em suas estratagemas. Já adianto, o jogo de mechas, tem um grande peso matemático, então para quem curti jogos estratégicos e matemáticos, esse é o jogo perfeito.

Agora é só montar as planilhas e jogar!!!!!!!!!... Bom, como eu gosto do sistema Daemon, eu indico o suplemento de mechas que pode ser encontrado aqui.



Bom galera espero ter ajudado, caso tenham duvidas ou quiser discutir/contribuir com a postagem, só deixar seu comentário ai embaixo.

Obrigado e um abraço a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário