Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

POR QUE CAVALEIROS DOS ZODÍACO É LEGAL PARA CARALHO??? Parte 1: Série CLÁSSICA por Mestre Morfeu!!!

Salve Nerdaiada


Imagina uma série animada que mistura o folclore japonês com a mitologia grega, onde os heróis tem que enfrentar uma série de adversários em um tempo curto para salvar o mundo!!! Sim estou falando de CAVALEIROS DOS ZODÍACO, série que influenciou muita as nerds... Mas por que???
Vou realizar um série de postagens para discutir algumas sagas e justificar por ela é legal pra caralho!!! Vamos começar com série clássica!!!!!!!




Olha a abertura para você ficar no clima:


Para quem não conhece, a pegada é a seguinte...

Os cavaleiros são guerreiros - que faz uma analogia aos samurais - com capacidades sobre humanas e armaduras cósmicas representadas por constelações e que lutam pelos deuses gregos. A deusa mais importante na historia é Atena, que na série ela é interpretada como a deusa guerra, da justiça, da sabedoria, da vitória e da paz. Embora a mitologia grega tenha sido adaptada, essa nova linguagem apresenta uma deusa feminina a ser protegida enquanto dos os outros deuses são carrascos (o bom é que foge do machismo impregnado do c*******, considerando que é uma série onde a maioria dos personagens são homens). A série também é recheada de pancadaria e lições de morais que o autor Masami Kurumada demonstra ser perito no assunto!!!
O que nos leva as questionar: É o melhor anime???... Não!!! Então por que essa série é legal???

Antes de prosseguir temos que está ciente que poucos animes tinha chegado no Brasil, então para muitos brasileiros, CDZ foi oficialmente o primeiro anime visto em TV aberta!!!!

Animação

A animação é simples, o desenho seja dos anos 80 e chegou aqui no brasil nos anos 90, contudo teve muitas séries dessa mesma época com qualidade muito superior. Mas nos antes seguintes, tendo melhorias na técnicas de animação, a série manteve a média. Teve uma rápida melhoria na Saga de Hades, que durou apenas 13 episódios  concluindo a saga com pior qualidade possível  Comento mais sobre, logo a frente!!! 



Ação/Sanguinolência

Mesmo não sendo a melhor das animações, cavaleiros chamava atenção pela pancadaria. A série tinha a própria linguagem de ação onde os personagens eram envolvidos por brilhos (cosmo) e imagens representando seus signos. 
Além de ação em todos os episódios, o sangue também chamava atenção. Os personagens sempre saiam dos combates cobertos de sangue, onde questionávamos quando o sangue ia acabar.
Não estávamos acostumados com tal exposição de violência em um desenho animado, então ficávamos grudados na TV. A ação marcou tanto, que até hoje sempre quando vemos algo parecido comentamos "parece cavaleiros do zodíaco"!!! 


Personagens

Embora o Seiya seja o principal da historia, a série carrega um grupo de protagonistas que impedem do desenho ficar massante. Temos também Shiryu de Dragão que é o personagem mais equilibrado, Shun de Andrômeda que é o mais pacifico e amigável entre os guerreiros, Hyoga de Cisne que as vezes se torna vulnerável pelo seu sentimentalismo, ele mantem uma forte bravura guiado uma racionalidade. Ikki de Fênix é um dos mais poderosos e incógnitos dos guerreiros, é o irmão mais velho de Shun e frequentemente aparece para ajuda-lo com sua personalidade forte e palavras firmes. Todos são acompanhados de Saori Kido, a Atena, que embora esteja lá, é a que menos influencia no roteiro. Todos os personagens são ligados e guiados por Seiya que o personagem de maior força de vontade de todos os personagem, conseguindo concretizar milagres para vencer batalhas impossíveis!!!!!!
A história dos personagens é carregada de dramas e sofrimentos, mais o interessante é que a relação e os laços de amizade que é construído desses personagens, que ficam cada vez mais forte durante a série. Acabando no final ficando fortes e se sacrificando uns pelos outros, fazendo invejar um grupo de amigos tão foda!!!!! 



Roteiro

O roteiro não é o mais forte da série, diria que tem pontos altos e baixos!!! No inicio da série, o roteiro consegue se manter dinâmico e enriquecedor conforme vão revelando as historias dos personagens a cada episódios. 
A cada combate os personagem são expostos e um dilema moral, no final, os personagens vencem o combate quando percebem que suas forças estão sustentadas por uma série de valor (amizade, amor, esperança, coragem, justiça) que todos HUMANOS devem ter e valorizar!!!!!!
Do meio da série em diante, o roteiro perde o dinamismo, ficando repetitivo, com diálogos fracos e previsíveis!!!!


Melhores Sagas

As melhores sagas é sem duvida as 12 casas do zodíaco, quando os cavaleiros de bronze tem que enfrentar o os guerreiros mais fortes do mundo. O autor surpreende no suspense e dinamismo da historia e tenho que ressaltar a estupenda engenhosidade da construção dos 12 Cavaleiros de ouro (extremamente difícil, ja tentei mas não ficou bom) incrível, com certeza o ponto mais forte do anime. Nas sagas seguintes, ele tenta repetir a dose, mas não tem exito.
E série ameaça a resgatar sua criatividade na Saga de Hades, que junto de uma boa qualidade de animação surpreende e emociona, mas apenas por 13 episódios!!! Depois disso a série fica tão merda que não consegui assistir até hoje.

Pontos fracos

A animação acaba pendendo força por essa falta de criatividade. A partir do momento que conhecemos os personagens, historia fica sem assunto a ser trabalho, deixando a série vaga. O autor se concentra demais nos personagens (Ok estão muito bons), mas esquece do cenário.
Outro ponto que ela peca é no cenário, deixando falhas e pontas soltas no roteiro. Sem uma boa estrutura do cenário, o roteiro não tem como se auto sustentar por muito tempo. A consequência disso vemos em muitos momentos fica confuso a teoria dos poderes dos cavaleiros e nível do poder dos personagens que oscila durante os episódios. Incoerências é sinônimo de merda a vista, e é o que acontece!!!!   


Se fosse no RPG????

Como sou fã de cavaleiros, já tentei narrar em um sistema improvisado, embora eu tenha narrado por quase três anos, eu diria que... Não deu certo!!!!!!!... Explico por que!!! 
Os jogos de RPG exigem muita coerência em todos os detalhes para que possa fazer um jogo bacana que agrade a todos. Assim que comecei a estudar o cenário comecei a encontrar falhas (MUITAS), o que me obrigava a adaptar a cada jogo.
A incoerência nos poderes dos personagens e a impossibilidade de nivelar os poderes, dificultou na planilhas e nas regras, simulei varias nos excel (pelo menos aprendi usar o programa), mas nenhuma foi a ficha perfeita!!!!!
Durantes os jogos foi adaptando tanto o cenários e os roteiros para encontrar a chave para resolver, que o jogo acabou virando outra coisa... Sei lá o que!!!!!!!!

Mesmo depois de três anos de cagadas RPGistas, tenho que admitir que tentar narrar Cavaleiros do Zodíaco me proporcionou visão e muitos aprendizados, tanto intelectual quanto experiencia narrativa. O jogo ficou uma bosta, mas nos divertimos pra caralho.



Considerações finais.

O que eu gosto de CDZ mais do que os outros animes, é que independente se ele é bom ou não, ele provoca discussão (conta ai, quantas vezes vc ja discutiu sobre cavaleiros e quantas vezes sobre Dragon Ball???), tanto pelos elementos bons ou ruins da série, é na discussão com os amigos que realmente acontecer o aprendizado!!!!!
Quando meu professor foi falar de Zero Absoluto, eu ja sabia o que era graças ao Masami Kurumada!!! Por mais merda que seja, CDZ é educativo, e meus filhos vão assistir a série ou ficaram de castigo!!!!!!!

"Kurumada, valeu por nos proporcionar muito divertimento, emoções e conhecimento." 

Só para mostrar para a nova geração e pros mais velhos, resgatar a nostalgia. Vou relembrar os TOP 5 momentos mais emocionantes de Cavaleiros do Zodíaco.

5 - Seiya Salvando Saori da Flecha Dourada.

Cara esse episódio foi foda. Seiya já sem os cincos sentidos batalhando um dos personagens mais poderosos e influentes na série dos cavaleiros, Saga de Gêmeos.


É muito foda também uma segunda aparição, que Saga assume o papel de mentor do Seiya. Muito bom!!!!!



4- A Derrota e a Revanche de Hyoga.

Para poupar Hyoga de sofrimento, Camus, tenta destruir as emoções de Hyoga (sua fraqueza), não conseguindo, ele acaba sendo derrotado humilhantemente pelo cavaleiro de aquario. Episódios depois, muito puto, Hyoga volta com garras e dentes para dar uma lição a seu mestre. Muito foda.





3- A Morte de Shiryu na Casa de Capricórnio

Shiryu usa um golpe power suicida para derrotar Shura de Capricórnio. Sua morte é sentida por todos os personagens, principalmente pelo próprio Shura!!!!!!



2- Amigos Quando Morrem, Morrem Juntos!!!!

Esse é o titulo de um dos últimos episódios da saga de Poseidon, e esse titulo marcou pra mim. Talvez não tenha sido a melhor saga, mas o final foi legal.


1- Athena Exclamation

Três cavaleiros de ouro estão enfrentando o três ex-cavaleiros de ouro (assista saga de Hades para saber mais), no desesperado os seis usam o golpe Exclamação de Atena, que é quase um bomba nuclear de cosmo, ia foder tudo, até que os quatro cavaleiros de bronze (Ikki sempre atrasado), dá um puta lição de moral nos seis cavaleiros de ouro, e superam o poder os seis, impedindo a catástrofe!!! 


Fiquei emocionado. Sem mais!!!!



Uma abraço (meteoro de pegasus) a todos!!!


5 comentários:

  1. Os 13 episódios que fala da Saga de Hades é aqueles com os cavaleiros de ouro? Eu gostei dessa parte pois deu mais atenção aos outros personagens. Estava muito repetitivo usar só os cinco, pelo menos pro meu gosto.
    Na continuação voltou a formula anterior.

    Gostei da parte com o Shaka, tanto da ação quanto das reflexões dele, bem filosófica.

    ResponderExcluir
  2. Sim também acho muito interessante o dinamismo dos personagens, e quando perdi isso fica chato.
    o mesmo acontece na Saga G e pretendo comentar na segunda parte das postagens do zodiaco!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu tentei por muito tempo narrar CdZ e nunca funcionou.
    Cheguei a criar regras pra o nível de poder dos PCs aumentar repentinamente em certos momentos e ainda assim, ficou inconsistente.

    É difícil, viu? De verdade...

    ResponderExcluir
  4. Salve Braid, eu também tentei narrar, e depois de um tempo vi que só tava narrando pelo bom senso, pois não tinha nenhuma sistema de jogo que seja adequado para o cenário. Ai que vemos que o universo CDZ tem vários problemas.
    Eventualmente, o mais complicado é a regra de pontos de vida, resistência, regeneração e evolução da armadura. Quem conseguir definir essa regra, estará a um passo de desenvolver o RPG dos cavaleiros.

    Valeu pelo comentário Braid, seja bem vindo, está em casa.

    ResponderExcluir