Pesquisa no Blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Porque São Paulo é um Ótimo Cenário de Estórias de RPG

Salve Galera



Em jogos contemporâneos é uma briga para definir onde se passará a estória do jogo. Muitos livros dão ênfase a cidades norte americanas, cidades europeias, "países de primeiro mundo" e afins... Nessa postagem venho explicar que a cidade São Paulo também é uma ótima cidade para uma aventura de RPG acontecer. cliquem ai para saber os porquês...

Metrópoles



Para uma aventura complexa, que ofereça diversas possibilidades para os jogadores, o narrador precisa de uma metrópoles. E São Paulo é uma Metrópoles!!!
São Paulo é uma cidade cosmopolita, todas coisas boas do mundo podem ser encontradas aqui. Assim como todas as coisas ruins do mundo também podem. O que dá um leque de opções narrativas para o mestre planar o caos, enquanto isso, os jogadores podem usar desses variados problemas da cidade para incrementar o background do seu personagem.

Diferença Social



Para quem entende um pouco de política, sabe que a diferença social uma das maiores razões de conflitos sociais ou criminalidade. Usado esse conceito adequadamente, o narrador pode encontrar uma válvula de motivações para criminosos ou corruptos!!!

Fluxo Migratório



Do final do século XIX para o século XX, aumentou o fluxo migratório para São Paulo. O resultado disso hoje, podemos encontrar diversas etnias e culturas diferentes quase que organizadas em bairros. Isso da uma série de referências históricas e culturais (Sobretudo os conflitos históricos e culturais) para incrementar a aventura e o background dos personagens.

Releitura



Se você quiser uma aventura realista, é só ler os jornais que você vai achar diversas referências para estória. Mas se você gosta de fantasia, é fácil adaptar.
Se você quiser uma narrativa igual a Sin City, com drama e investigação criminal... Cabe. Se você quiser uma aventura como Supernatural, com suspense e horror é possível (São Paulo pode ser macabra as vezes)... Também Cabe. Se você quiser narrar em um ambiente fantasioso como Gotham City ou Metropolis (do Superman) com ação e aventura... Também cabe, o centro de São Paulo tem lugares escuros e sombrios, tanto quanto lugares luminosos e luxuosos.

Conclusão

Chego no final dessa postagem e vi que só levantei pontos ruins da cidade rsrs, que de uma forma geral, o que alimenta a narrativa do mestre, é o caos!!!... Mas não tema, a cidade de São Paulo não é toda ruim. Quando menos se espera, você pode encontrar grupos sociais/culturais, movimentos políticos, pessoas honestas interessadas em melhorar a cidade, daí que podem surgir boas estórias de aventura.



Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou sugestão, deixar nos comentários.

Valeu pela leitura e um forte abraço!!!

2 comentários: