Pesquisa no Blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Então o que vocês irão fazer? Narrador/Mestre


Eae jovens,tudo beleza?Sexta-feira é dia de aquecer pro rpg no final de semana ou não. Hoje trago para vocês mil rosas roubadas (8, uma  reflexão que fiz recentemente sobre narradores/mestres de rpg ,afinal quem são ,onde vivem,do que se alimentam.Hoje no Glo... 

   Que atire a primeira pedra menos se você tiver potência, que jogador de RPG nunca ouviu essa frase de um narrador/mestre de rpg.
 Afinal de contas quem é esse indivíduo?
 Segundo o dicionário Michaelis narrador é definido como: adj+sm .Que, ou o que narra.Mas isso é meio óbvio não!?Certo vamos a mais 2 referencias segundo orientação acadêmica sempre é necessário ter várias referências para conceituar algo.
  O livro Vampiro a Máscara 3rd apresenta narrador da seguinte forma: Em cada grupo, uma pessoa deve ser o narrador. Ele não constrói um personagem para sim mesmo; na verdade, ele é uma mistura de diretor, moderador, narrador e árbitro. O narrador cria o drama, através do qual os jogadores conduzem seus personagens, forjando os enredos e conflitos. O narrador também interpreta o elenco de apoio...”
  O guia do mestre de  Dungeons&Dragons 3.5  classifica o mestre como: “Atuar como mestre de D&D envolve escrever,ensinar,interpretar,estabelecer regras,resolver disputas e facilitar a interação...”



  Agora que já temos a teoria do que é ser um narrador/mestre, vamos à realidade.
  Vamos ser sinceros não é todo mundo que nasce com o talento natural de criar historias e ainda mais com desenvoltura para falar em publico, embora ambas as características possam ser desenvolvidas com o tempo.
  É muito comum de se ver rpgistas que pegam a função de narrador por necessidade e não por ter real apreço pelo cargo, é o individuo que por gostar do hobbie acaba por comprar material de RPG mesmo sabendo que dificilmente acharia alguém para narrar então por vias do destino o cidadão bate no peito e se auto-proclama Narrador e monta um grupo pra poder jogar aquele cenário do livro que ta pegando pó na estante.
  Outro caso é haver um grupo com narrador/mestre, e o cruel destino acaba por tirar o contador de historias do grupo e para não acabar a brincadeira, acaba-se por ser colocado no lugar o jogador que tenha mais conhecimento do jogo.
  Nesses exemplos podemos usar a frase famosa a ocasião faz o ladrão, narradores criados dessas formas não tem demérito algum pelo contrario são extremamente corajosos, um por tomar a iniciativa de criar um grupo pra jogar e o outro por assumir um cargo de um narrador, mas ainda posso citar outro camarada nessa lista, o narrador por opção própria ele é individuo que provavelmente tem as duas características que citei a cima ele é criativo e não tem a menor vergonha de falar em publico, ele muitas vezes já foi jogador e era aquele que criava historias longas para seus personagens e ainda roubava a cena quando interpretava e ainda posso colocar uma característica extra a esse cidadão, pode ainda ser aquele que sabe quase todos os metaplots e/ou regras de algum(s) sistemas de RPG.

  Não importa que tipo de narrador/mestre você seja você sempre terá o árduo desafio de fazer algo que a humanidade faz desde primórdios  que é contar historias, mas essa pautada por regras ou não de um determinado cenário e não podemos esquecer que o RPG é jogo social e que o narrador/mestre tem como um bônus penalidade lidar com pessoas com diversos tipos de personalidades, além de criar uma historia que um grupo queira jogar e dominar um determinado sistema pra essa aventura acontecer ele tem a missão de administrar um grupo com jogadores com todo tipo de cultura e valores diferentes.
   Por fim posso dizer que ser narrador de RPG não é algo fácil, mas alguém da moral pra alguém que joga no fácil?Mas ser narrador é extremamente gratificante, ainda mais quando você ouve a frase “Vamos jogar quando de novo?” de um jogador.

   Acredito que depois desse texto você vai querer pagar uma breja pro seu narrador depois do jogo ou pagar aquele lanche maroto 
pós -jogo se já não faz isso você é jogador muito ingrato.


  Não seria de tão estranho por em seu currículo “Narrador de RPG”!
  
Por hoje é só pessoal,deixa eu ir terminar de polir minha foice pra jogo do final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário