Pesquisa no Blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Então o que vocês irão fazer? Onde vai ser o jogo ?


  Eae jovens ,tudo beleza? Mais uma semana se iniciando e com ela muitas aventuras repletas de desafios e é claro tesouros e xp afinal saímos pra aventuras pelo loot e xp.
  Hoje eu quis escrever sobre um problema que já me afligiu e infelizmente ainda aflige, que é o lugar onde acontecera a partida de rpg.



Todo jogador de rpg rpgista,rpgeiro , passa por alguns desafios antes de conseguir por fim jogar os bons d4,d6,d8,d10,d12d,d20... e por ai vai, entre eles podemos citar alguns, arrumar um grupo, achar um sistema que agrade o grupo, marcar data e horário etc. Porem dentre tantos desafios eu vou focar em um hoje que é o famoso "vamos jogar onde?"   
  Acredito que todo jogador de rpg já passou por isso não adianta fingir que não, aquela situação tensa de se ter um grupo super animado pra jogar que milagrosamente conseguiu uma data e horário em comum, mas acaba por esbarrar no problema da onde alocar todo mundo durante algumas horas, e quem já jogou rpg uma vez na vida ou viu um grupo jogando sabe o quão barulhento é uma partida de rpg não da pra jogar rpg no mute, não é por maldade que os jogadores de rpg são tão barulhentos, mas é quase impossível conter a animação ao se tirar um crítico ou após passar um grande desafio ou não tão grande, e pra dificultar mais a escolha do lugar de jogo temos que pensar aonde daria pra colocar um grupo inteiro de jogadores que pode variar de 4 a ate o numero que o narrador achar que da conta.


   Vale também lembrar que a distância é um fator que pesa muito no lugar do jogo pois não é todo mundo que aceita de boa vontade fazer uma pequena viajem pra ir jogar rpg, e claro que pra todo jogo é necessário ter"comida" salgadinho,pizza,bolacha,suco,refrigerante etc pra nutrir o grupo durante as boas horas de jogo, então ter um lugar por perto ondes se pode comprar esses itens é sempre bom. E posso ainda colocar uma situação não tão incomum nos dias de hoje que são grupos montados por meio de redes sociais onde muitas as vezes ninguém se conhece pessoalmente.
  Depois de apresentar esses problemas que envolvem achar uma dungeon pra se jogar, vamos aos locais que podem ser usados ou não.

  Casa de jogador/narrador
  Prós: Comodidade de período de jogo, podendo acontecer jogos em diferentes tipos de horário e não tendo uma grande preocupação com tempo para finalização de jogo, privacidade havendo como "transitante" ocasional algum morador não-jogador e proteção do clima (vento,sol,chuva,etc)
 Contra: Limitação de jogadores, o grupos quando optam por jogar em casa se limita muitas vezes a um numero de pessoas excluindo assim possíveis acompanhantes de jogadores e/ou convite para jogadores novos. Regras da casa e não estou falando daquela regrinha marota que só seu grupo usa e sim das regras da casa onde vai ter o jogo podendo ser por exemplo, sem palavrões, lavar o que sujar,não ter alergia aos animais da casa etc.

Locais públicos

 Prós: Pode-se marcar jogo com grupos de jogadores desconhecidos sem muito receio, é possível montar grupos com número maior de participantes, além de ser uma ótima divulgação do rpg.
 Contra: Limitação de horário de jogo, pode haver interferência climática, interrupções ocasionais por curiosos, comodidade baixa /ausente, muitos lugares públicos às vezes podem não oferecer os recursos que um grupo de rpg precisa pra jogar de forma satisfatória por exemplo mesa, cadeiras ou a presença de barulho em excesso.

Lojas especializadas

  Prós: É possível marcar jogo com pessoas desconhecidas, em lojas a presença de jogadores é forte então é certo o aumento de contatos novos de pessoas que gostam de rpg. Venda de material de rpg e afins os deuses do consumo sorriem pra você em uma loja , comodidade para o grupo tendo mesas e cadeiras e "comida" de fácil acesso, proteção/conforto climático (ar condicionado ,etc).
  Contra: É comum lojas cobrarem taxas pra utilização do espaço, desde de taxa de consumo de alimentos minima até taxas de locação de mesas e afins,e pode ocorrer de ter que haver reserva pra poder jogar. 

Internet 

  Prós: Já é muito comum grupos trocarem jogos presenciais por jogos via internet usando como ferramenta diversos programas que emular varias necessidades de uma mesa presencial exe: mapas,dados,ficha de personagens etc, com isso é possível se jogar com pessoas de qualquer distancia que de forma presencial seria impossível e tem com bônus uma grande oferta de diversos títulos de rpg sendo jogados ou seja aquele rpg que você sempre quis jogar mas não convencia seu grupo a jogar com ajuda de jogos online fica muito mais fácil você consegui um grupo pra jogar ele.
Jogar dentro de casa com tudo que seu lar te oferece.
 Contra: Fuso horários muitas vezes um grupo que jogar online tem seus membros espalhados em lugares que tem a hora desigual e conseguir achar um horário que fique aceitável pra todos pode ser um desafio. Problemas com a conexão, tem dias que a internet ou sempre não está das melhores e isso pode acabar prejudicando o jogo principalmente se você for o narrador, talvez seja necessário a compra de alguns itens pra melhorar a experiência de jogo exe: fones de ouvidos com microfone de melhor qualidade etc.


  É pessoal jogar rpg pode ser uma tarefa  bem difícil mesmo, mas eu falo com convicção que vale a pena cada dificuldade enfrentada para poder se reunir presencialmente ou não com seu grupo e lançar dados sendo dentro de uma casa com uma cozinha pronta pra preparar aquele café maroto ou  em um centro cultural local com cadeiras as vezes não muito confortáveis.
  Por hoje é só pessoal ,até o próximo Então o que vocês irão fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário