Pesquisa no Blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

D&D 4.0 por Mestre Morfeu parte 2 (Itens mágicos e Dungeons) Atualizado

Salve Nerdaiada


Quarto de Nerd

Neste post continuarei comentando e dando dicas para D&D 4ª edição (Dungeons e Dragons), com enfase nos itens mágicos e as dungeons ou masmorras.


Itens Mágicos

Quem nunca quis ter o Arco do Hank ???


Quem será o mané que vou acertar dessa vez?

Cara, item mágico é uma das partes mais legais do D&D, principalmente por que é as únicas coisas que permitem os jogadores desafiarem criaturas sobre humanas como gigantes, demônios e dragões. Todos os jogadores querem um item mágico, mas cuidado, isso pode deixar sua aventura idiota.


Itens magicos encontrados na 25 de março

É comum é jogos de videogame como Final Fantasy onde você encontra uma loja de itens mágicos podendo compra ou vender itens ou objetos de validade. No D&D também não é diferente, nos livros tem umas tabelas de itens explicando as funções e os preços para você comprar.
Curtiu né! Assim fica até mais fácil, mas vamos contextualizar a bagaça pra fuder tudo. Eu não sei a explicação dos cenários prontos, mas vamos tentar entender.
Os itens mágicos são criados por magos fodão (tipo Gandalf ou Dr. Estranho) ou dragões ou qualquer ser poderoso o suficiente para isso. Estou certo???
- certo mestre.
Subentendesse que o mago ou esses seres poderosos criariam esses itens por algum motivo muito importante ou para alguma função especifica certo?
- certo.
ENTÃO POR QUE ESSAS PORRAS SÃO COMERCIALIZADAS, CARALHO???

Quem é o mago filho-da-puta que cobra por Poção de Cura??? Não tem hospital publico porra, quer enriquecer nas custa dos mais pobres???
Qual é dragão que cria armas mágicas para aumentar seu caixa forte de peças de ouro??? O dragão vai gastar como tanto dinheiro assim???

Para piorar, imagina isso no mundo real!!! Imagina o traficante Fernandinho Beira-Mar comprando uma "espada de fogo" para reforçar a boca. Ou o Bin Laden comprando um "anel de invisibilidade" para enconxar o Bush.
...é...ficou tosco né!

Um mago não vai criar um item mágico por que ta precisando de dinheiro, então a dica é essa, trabalhe o contexto. Por exemplo, os itens mágicos foram criados durante alguma guerra contra criaturas místicas, ou os itens foram criados para determinadas pessoas para cumprirem algumas tarefas, ou herança de família, ou presente deixado por deuses, ou outra dimensão e mais um milhão de motivos para você colocar os itens em jogo. Caso você realmente queira colocar uma loja de itens, pense muito bem os "porquês" para seu jogo não ficar idiota..



Kratos Deus da Guerra!!!



Dungeons ou Masmorras

Quem nunca viu a cena do Indiana Jones onde ele foge da bola de pedra gigante dentro da Dungeon??


É melhor só uma bola do que duas com um pinto no meio

As dungeons ou também conhecida como masmorras é uma caracteristica importante, ou quase obrigação para os jogos de D&D (afinal, olha o nome do jogo né porra). Embora D&D não é só Dragões & Masmorras, algum momento você vai encontrar como alguma dessas coisas. Em suma, para quem não conhece, a dungeon é uma espécie de fortaleza ou labirinto repleta de armadilhas para todos os lados para matar o pião que entrar no local. Contudo as Dungeons tem certos clichés que a maioria dos mestres aborda e ai é que da a merda. 
Para a maioria dos mestres as Dungeons devem ter os clichés:
  1. O aventureiro é sempre obrigado a entrar na dungeon
  2. Um enigma nada a ver com porra nenhuma.
  3. Varias armadilhas aleatorias como flechas, acidos e merda voando para todos os lados.
  4. Tem sempre um Dragão protegendo o ouro (Sera que o dragão come o ouro e caga o ouro???) 
Tudo isso me faz pensar "SE EU VOU MORRER NESSA PORRA, POR QUE EU VOU ENTRAR NESSA MERDA???" O que sempre me desmotivava na aventura.

Olha os bunequinhos morrendo na Dungeons de novo!!!

Volto mais uma vez, a chave é a contextualização. Para você fazer uma dungeons descente no seu jogo deve responder algumas questões. Por exemplo:

Para que serve uma Dungeon???
Uma dungeon serve para três propósitos: Proteger algo de muito valor (riqueza ou item mágico), Prender algo coisa ou privar algo do mundo.

Quem construiu a Dungeons???
Não é qualquer Mané que constrói uma dungeon é preciso de muita gente e um engenheiro muito bom pra construir todos os detalhes, deve pensar em quem construiu? Por que construiu? Para que construiu? Por exemplo: O rei pode ter construído uma Dungeons para guardar sua riqueza antes de morrer ou um mago poderoso criou uma dungeon mística para prender uma criatura demoníaca.

Quais são os tipos de armadilhas e os enigmas que a dungeons possui???
As armadilhas em uma dungeon não devem ser aleatórias, elas devem seguir um propósito, um raciocínio que deve a mesma consistência dos enigmas. Por exemplo: O rei criou armadilhas para ninguém chegasse até a riqueza (é pra matar mesmo, porra), então caso tenha algum enigma para desativar as armadilhas, seria um enigma que só aquele que o rei deseja obter a riqueza conseguiria responder a charada como o filho do rei ou alguém da confiança dele. Já o mago, para que nenhum vilão se apoderasse da criatura demoníaca, ele criaria enigma que apenas talvez um Paladino ou um Clérigo pudesse resolvê-las para ele deter a criatura. Bom, também nada impende de ter dungeons sem enigmas ou soluções  com armadilhas que não podem ser desativadas (aqueles que entrarem tão fudidos). Ai você usa sua imaginação.

E como o Dragão botou um ovo dentro da dungeons???
Esquece a porra do dragão dentro da dungeon, a não ser que a dungeon seja dentro de um vulcão ou uma caverna. UM DRAGÃO VOA E PODEROSO PORRA, ELE NÃO ENTRAR EM ALGUM LUGAR ONDE ELE NÃO CONSEGUE SAIR Ó FILA DA PUTA!!!!!!
Lembrando que a dungeon é tão difícil de entrar quando sair, nada impede de ter criatura que more lá dentro (exceto um dragão) que se alimenta das criaturas que entram como a história do Minotauro que vive dentro de um labirinto.


Olha um Dragão dentro da Dungeons hehehe que merda!!

Onde eu quero chegar é que nada na dungeon é a toa, tudo tem um contexto, ou seja, os porquês que as dungeons é como ela é. A justificativa da dungeon ajuda no contexto da aventura também no por que o aventureiro vai arriscar sua vida entrando lá, afinal aventureiro não é burro né. 
Dois exemplos bons. Para quem jogou God of War I, o Kratos tem encontrar "Caixa de Pandora" que esta dentro de um templo nas costas do titã Cronus no meio do deserto... Difícil de chegar né, afinal não é para ser pego a caixa pandora (Kratos filho da puta rsrsrsr daora). E mais outro detalhe, antes de encontrar a caixa, o Kratos encontra as plantas da dungeon, ou seja, alguém construiu propósitalmente todas as armadilhas da bagaça.

Outro bom exemplo é a dos Senhor dos Anéis a Sociedade do Anel quando chegam em Moria que era uma cidade onde os anões cavaram tanto que encontraram um Balrog (eita porra), que matou todos os anões e transformou a cidade em puteiro uma dungeon legal com uns goblins de tabela.



Gandalf salvando a galera, fodão.
 Em fim, dungeon é bacana, mas trabalhado do jeito certo. O contexto faz a dungeon e você criando uma historia legal ate ajuda os jogadores a pensarem em como vencer a dungeon em vez de ficar se matando. 

Assim que possível estarei postando mais dicas D&D 4ª edição. 

Outras imagens relacionadas a item mágico:




A espada que cresce no grito.

Capacete Nabu (sei lá quem é)

Frodo jogando RPG

De quem é essa vara dura e comprida que eu peguei???

Quem pegar o martelo do Thor vai virar viado!!!

Meu anus é verde também

Vai danada!!!

AAhhh caralhada Capitão Caverna é o melhor hahahaha

Algumas Dungeons proceis ai também...


Olha os aventureiros morrendo na Dungeon de novo rsrs

Porra, nunca deixa agente cagar em paz!!!!!
 
Ladino filho da puta que não cai nas armadilhas. (não faça isso em casa crianças)

 
Kratos matando os capetas. Fodão

 
Os manés que não conseguiu sair da Dungeon

Encontramos a segunda bola, ta fudido quem achar o pinto agora!!!
 
Tem certeza que você quer entrar nessa porra???

Vai Curinthians!!!!!!


Sera que é aqui a saida??? Ops tem um bicho ai, vamos para o outro lado.


Ufa saimos dessa porra e não encontramos o Pinto gigante felizmente. Cadê a recompensa da Dungeon???



 
Tai a recompensa da Dungeon galera, agora é so curtir!!!!!
 Um abraço a todos e bom divertimento!!!!!
Fonte da imagem: http://www.devir.com.br/dnd/galeria_arsenal-aventureiro.php
http://alucard.weebly.com/19/post/2010/03/-dungeons-dragons-caverna-do-drago.html
http://oclerigo.blogspot.com/2010/12/baforada-itens-magicos-precisamos-deles.html
http://godofwar.wikia.com/wiki/Kratos
http://melhores.forumeiros.com/t792p30-capitulo-0-versiculo-0-ontem
http://zinezuada.wordpress.com/2011/05/
http://www.dignow.org/post/ganhe-diversos-pr%C3%AAmios-do-lanterna-verde-na-promo%C3%A7%C3%A3o-da-panini-comics-brasil-2774629-3049.html
http://ultradownloads.uol.com.br/papel-de-parede/Espada-do-Thundercats/
http://mataleonebr.blogspot.com/2010/01/controle-remoto-varinha-do-harry-potter.html
http://www.mbbforum.com/mbb/viewtopic.php?p=29082
http://www.fabiorezende.com.br/especial-caverna-dos-dragoes-sheila-a-ladra/
http://www.omegaeletronicos.com.br/produtos_descricao.php?codeps=fDMwNjV8fHw
http://expressodofluxo.blogspot.com/2010/04/as-esferas-de-pedra-da-costa-rica.html
http://newtonrocha.multiply.com/journal/item/320
http://viladorpg.wordpress.com/2011/04/11/narra-a-acao-combate-versus-interpretacao/
http://www.mmofront.com/dungeons-dragons-online-stormreach.html
http://encontro46.blogspot.com/2010/10/report-de-missao-d-sessao-7.html
http://martimdosaneis.blogspot.com/2011/02/mostro-de-moria.html
http://tavernadoelfo.blogspot.com/2010/03/dicas-de-rpg-armadilhas.html
http://www.devir.com.br/dnd/galeria_jogador.php
http://otakuinochi.wordpress.com/page/3/

2 comentários:

  1. Morfeu meu velho... Caso realmente não saiba, o cara vestido na roupa colada azul com capa de chuva (Aquela capa amarela lembra mesmo uma capa de chuva) e balde na cabeça é o Dr. Destino (EXATAMENTE ISSO!).

    Calma, calma... Isso é confusão de brasileiro, afinal, esse não tem nada haver com o grande vilão Marvel (É na verdade um heroi da DC). Seu nome original é "Doctor Fate" e ele tem poderes meio misticos, outra diferença do velho Doctor Doom, que é tecnologia pura.

    Como brasileiro é "bixo" burro, acabaram deixando esses dois, que são praticamente identicos, com o mesmo nome.
    (Bah... Duvido que os tradutores tenham feito de propósito...)

    ResponderExcluir