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terça-feira, 27 de setembro de 2011

RPG ULTRAPASSANDO AS FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO

Como o Flash consegue falar na velocidade da Luz???
Salve educandos!


Recentemente estava estudando os "4 Pilares da Educação" que são concepções de como a educação deve, deveria ou deverá ser!!! Bom, não vamos criar conclusões antecipadas. Vamos ver mais.




"O livro Educação: um Tesouro a Descobrir, sob a coordenação de Jacques Delors, aborda de forma bastante didática e com muita propriedade os quatro pilares de uma educação para o século XXI, associando-os e identificando-os com algumas máximas da Pedagogia prospectiva, e subsidia o trabalho de pessoas comprometidas a buscar uma educação de qualidade. Diz o texto na página 89: “À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”.
Segundo Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer indica o interesse, a abertura para o conhecimento, que verdadeiramente liberta da ignorância; aprender a fazer mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; aprender a conviver traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, aprender a ser, que, talvez, seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver."

É verdade que embora existam vários pensadores/pedagogos com teorias, conceitos e concepções incríveis da educação, ainda falta muito "feijão com arroz" para chegarmos a sociedade plena. O profissional da educação (professor, oficineiros ou mestre de rpg) - com a maior responsabilidade na sociedade -, cabe a ele a difícil tarefa de mediar a ascensão de um aprendiz em um mundo problemático e caótico, com poucas estrutura e subsídios para podermos praticar nossa cidadania. Quase que - se me permite a expressão - "colocar uma criança e um campo de guerra!”.

O que venho a propor não é a solução para os problemas, mas sim, mais uma ferramenta de auxilio a educação, o Role Playing Game (RPG). No texto abaixo vou fazer associações do conteúdo de Jacques Delor com as práticas de RPG.

Estudar nem sempre é fácil!
"Aprender a conhecer – É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, para que se mantenha ao longo do tempo e para que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho e reinventar o pensar."

NO RPG: Muitos alunos acabam estudando forçado só para passar na prova, depois esquece o conteúdo aliviado, como se tivesse livrado de uma tortura. Esses mesmos quando jogam RPG, são estimulados pelos desafios  do jogo, sendo necessários o estudo das regras para melhorar sua participação. Esses mesmos que lêem com prazer livros grandes e complexos acabam adotando o habito de ler. A partir daí, jogadores terão outras perspectivas para lerem qualquer conteúdo e aprender.

Lendo "História sem fim"!
"Aprender a fazer – Não basta preparar-se com cuidados para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações de emprego e a trabalhar em equipe, desenvolvendo espírito cooperativo e de humildade na reelaboração conceitual e nas trocas, valores necessários ao trabalho coletivo. Ter iniciativa e intuição, gostar de uma certa dose de risco, saber comunicar-se e resolver conflitos e ser flexível. Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas."

NO RPG: Aquelas pessoas que não sabem por que estão estudando, futuramente também não saberão por que esta trabalhando, ou seja, vai fazer de qualquer jeito. O jogador de RPG já está acostumado a manter a mente aberta e preparada para vários desafios. Usando um raciocínio lógico, ele consegue rapidamente pensar, planejar, executar e resolver conflitos de uma forma mais criativa do que a maioria.
CONSEGUI!!!! E agora como eu faço isso tudo de novo???

"Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum."

NO RPG: Todos os jogos de RPG independente do tema trabalham com essa concepção de convivermos com um sujeito diferente de nos. Tais como diferenças sociais, culturais, raciais, etc. E para atingir seu objetivo, em todos os jogos os jogadores têm o papel trabalhar em grupo - extinguindo o pré-conceito - para sobrepujar aos desafios impostos. É comum um jogador de RPG ter a mente mais aberta nas questões de convivência.

Aprender a conviver com outras raças!!

"Aprender a ser – É importante desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade pessoal, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência. A aprendizagem precisa ser integral, não negligenciando nenhuma das potencialidades de cada indivíduo."

NO RPG: Interpretando vários personagens, o jogador de RPG consegue observar a mesma coisa de vários pontos de vistas, possibilitando analisar os pontos positivos e negativos, criando um olhar crítico. Compreendendo varias perspectivas, o jogador terá o discernimento social desenvolvendo sua autonomia.
Quem é esse mago? Gandalf? Harry Potter? Mestre dos Magos? ou Mickey Mouse?

"Com base nessa visão dos quatro pilares do conhecimento, pode-se prever grandes conseqüências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimento e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina deverá dar lugar ao ensinar a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, ser independente e autônomo; enfim, ser socialmente competente."

Como poder ver, os jogos de RPG estimulam e desenvolvem tudo que os "4 Pilares" preza. Hoje concluo que aprendi os “4 Pilares” não pela escola, mas assim com o RPG, como também confirmo que outros aprenderam por esses meios e que muito vão aprender através dessa forma divertida.
Admito que os desafios da educação esta longe de acabar e que não estou propondo a solução ou menos prezando a escola. Digo é o RPG pode ser uma ferramenta complementar a escola na aprendizagem da educação.
No momento tenho apenas esse texto, mas já estou concentrado em estudos para desenvolver um projeto que confirme que RPG educa. Enquanto não chegamos lá, continuarei aos poucos expondo nossas idéias neste blog.

Quantas horas ele ja está lendo??? (zzzzzzz)


Um Abraço a todos!!!

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