Pesquisa no Blog

domingo, 4 de setembro de 2011

Planilhas, dados, AÇÃO!!! Cenas de ação (e combates) com Mestre Morfeu parte 1 atualizado

Salve Nerdaiada



Véa descendo o cacete! Eita porra!

O RPG trás muitos benefícios, mas a verdade é que de vez enquanto precisando da boa e velha PORRADARIA que é foda pra caralho!!!!!!
Neste post estarei falando sobre dicas de cenas de ação. Você curtir filmes de ação, pancadaria, bofetes, bolachadas, cacetes, tabefes, cutucada, mordidas, porretadas, cotoveladas, jiu-jítsu, ninju-tsu, quebra-pau, brocutuzadas e violência. Estamos falando a mesma língua agora.


Imagina você saltando de um carro em alta velocidade para outro carro, imagina que você esta em território nazista com a metralhadora do Rambo, imagina que você tem apenas uma faca contra dez orcs armados, imagina você com um sabre - de luz contra um exercito de droids... Imaginou??? Legal né!

Clica ai na bagaça que o Pau vai Comer



Existem jogos de variados gêneros para se construir uma aventura de RPG como: romance, comédia, terror, suspense, drama, etc. Mas se você é um mestre se preocupar mais com as cenas ação e quer ser conhecido como "mestre porradeiro", ai vão as dicas.
Primeiro o mestre deve conhecer todas as regras de uma cena de combate do sistema que tiver jogando, contudo deve ter cuidado, pois nem todas as regras devem ser usadas, pois se você perder muito tempo com as regras e jogando dados, corre o risco da empolgação e a adrenalina do jogador ir embora e aquela cena foda que você planejou o mês ser uma cena chata e cansativa. É importante que as jogadas e a narrativas sejam rápidas (não tenha pressa porra, mas não enrola), ou seja, qualquer coisa que ti atrapalhar ou atrasar "até mesmo uma regra" ignore, a cena é mais importante que as regras.
A segunda é que a cena de ação deve estar relacionada ao seu tipo de cenário e é ai que as coisas se definem:

Combates Realistas



Copchiiii!!!!!
 O que defini como será o combate é o tipo de cenário que você esta narrando. Se você estiver em uma narrativa realista os combates serão conseqüentemente realistas ou você perdera a credibilidade. Cuidado que brigas realistas não duram muito tempo, embora cuidado para não fuder seu jogo. Uma faca, uma garrafa, um tiro pode ser letal para uma briga, contando que pessoas realistas não têm atributos muito altos. Caso seja lutas de atletas marciais (é bom o mestre ter um conhecimento prévio sobre o assunto) obvio que os lutadores vão usar seus melhores golpes para acabar com a luta em segundos (cara, deve doer uma porrada desses caras ai acima). Em suma, combates realistas são rápidos e você não pode perder muito tempo do jogo nisso... Bom, vamos falar dos combates fictícios que são mais legais

Combates Marciais


Lendas: aaaiiiiiaaaaaaaaa!!!! uuuuuuoooooooôôô


Quem ganhar baixa as calças


Algum jogador fez um personagem que é mestre em algum estilo marcial ou você quis meter em caras em narrar alguma coisa tipo "Street Fighter", cara que encrenca que você tem pela frente!!! Bem, um lutador esta acostumado pensar rápido, em principio você pode narrar os detalhes sem pressa, mas quando as coisas acontecem você tem que ágil com as regras e com os dados, mais rápido do que qualquer outro jogo, ou seja, você deve oscilar sua narrativa em mais devagar (analise das técnicas) e mais rápido (resolvendo o combate). Um combate marcial para o RPG é muito difícil, até hoje não sei dizer qual é o melhor sistema para isso ou como narrar com perfeição. Bom que conseguir me avisa!!!!!

Combates com Armas Brancas



Cabeças vão rolar!!!



Armas e armaduras medievais



Uia, compra uma pra mim mamãe!!!


Eita porra! Alguém ajude o Darth Vader!!!!

Combates com armas por incrível que pareça costuma ser mais fácil! A maioria das armas brancas (espadas, machados, sabres de luz, etc) são letais (pegou, morreu), então não tem o que discutir. No entanto, caso esteja narrando um cenário fictício, você pode usar sua criatividade para narrar do jeito que quiser. 
Situação: "mestre, fiquei dois meses pensando em um PDM (personagem do mestre) ai o jogador tirou sucesso critico em um ataque para cortar a cabeça do meu PDM o que eu faço??" Porra, é foda quando acontece isso! A partir do conceito que em uma luta real o alvo não vai ficar parado esperando a espadada no pescoço, você pode improvisar, narrando que o golpe atingiu perto do pescoço, mas não o suficiente para matá-lo, ou que o pdm fez um bloqueio impedindo que ele morresse. Como eu disse ai você pode usar mais sua criatividade que os jogadores não acharem ruim. 

Combate Super Poderosos



Peguem as pipocas e os óculos três D que essa vai ser foda!

Esse é o meu favorito!!!Combates de super - poderosos é fácil, mas um pouco delicado, pois pode ser o melhor jogo da vida do jogador ou o pior se você fizer cagada.
A dica é simples, qualquer jogo onde os personagens possuir um poder sobre-humano já pode ser considerado com combate de super-poderosos, então abuse o Maximo possível da sua criatividade. O importante nessas horas não é as jogadas ou as regras, mas sim o resultado das ações. Você deve sempre narrar as conseqüências, por exemplo: pedras rachando, rasgar um carro ao meio, atravessar paredes com os punhos, oponentes lançados a longa distancia, explosões e afins. Ou seja, quanto mais intenso e quanto mais você destruir o ambiente em volta melhor (massaveiada da porra tudo isso rsrsrs)!!!!

Calma galera ainda tem muito que falar, mas desde já, reforço que as cenas de ação é uma das partes mais empolgantes do jogo, contudo umas das mais difícil. Até os mestres barbados com uns 10 anos nas costas de RPG ainda tem dificuldade, então a melhor dica é diversão depois perfeição.
Continua... 

Fonte das imagens: http://desciclopedia.org/wiki/Nem_fu*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário