Pesquisa no Blog

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RPG Massacre assistiu: STAR TREK ALÉM DA ESCURIDÃO por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


Finalmente Mestre Morfeu assistiu (atrasado pra caraio) o segundo filme da nova série rebootada do Star Trek. Numa época onde os filmes de ficção cientifica não estão tão fortes assim, será que o Star Trek consegue levantar a moral desse gênero de filme??? Clica e vamos discutir sobre...


Como de costume, é difícil falar do segundo antes de falar do primeiro, então vamos ao primeiro!!!!!

Star Trek (2009)


Trailer

Sinopse:
"James Tiberious Kirk (Chris Pine) é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a Frota Estelar. Uma vez lá conhece Spock (Zachary Quinto), um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos. Assim, Spock, o cerebral, e Kirk, o passional, viverão uma grande aventura ao lado de outros tradicionais integrantes da tripulação da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave espacial da época.”


Comentário Nerd:

Star Trek é uma das (se não, a... ) séries de ficção cientifica mais importante dos cinemas, com 5 series diferentes (Série Clássica, Nova Geração, Deep Space Nine, Voyager, Enterprise)  no total de 28 temporadas e mais 10 filmes (Star Trek o filme, Star Trek II a Ira de Khan, Star Trek III  À Procura de Spock, Star Trek IV A Volta Para Casa, Star Trek V a Ultima Fronteira, Star Trek VI A Terra Desconhecida, Star Trek Gerações, Star Trek Primeiro Contato, Star Trek Insurreição, Nêmesis)!!!!!... Difícil acompanhar tudo né???

Não é querer fazer propaganda de graça, mas esse vídeo explica bem a importância da série:


O fato é que toda essa rica (de informações) produção cinematográfica esta ficando velha e abandonada por essa nova geração. Então os chamaram o J.J. Abrams para lhe dar uma puta tarefa, revitalizar o Star Trek (... fodeu)!!!!!!
Em vez de criar uma nova tripulação, eles fizeram um reboot para resgatar os personagens clássicos (nada melhor para resgatar as raízes) como os lendários Spock e Capitão Kirk. E qual foi o resultado disso?


Abrams foi muito ligeiro, a história é voltada na discussão de viagem no tempo, onde o Spock clássico (leonard nimoy) volta no tempo, contudo sua volta altera a realidade, criando uma realidade alternativa. Ou seja, Abrams pode usar os mesmos personagens da séries clássica, os inserindo e abordando de formas diferentes, ou seja, ele usa e respeitas os personagens clássicos, mais tem liberdade para fazer o que quiser... Boa Abrams!!!

Os personagens são reapresentados para quem não os conhece de forma respeitosa e descontraída. O roteiro vem discutindo a ficção cientifica como antes, mas de uma forma mais leve, sem pesar na cabeça da nova geração. Agora com uma cara mais aventuresca, o filme equilibra as cenas de ação com um bom roteiro, onde todos os personagens tem seu espaço e importância.


Talvez não esteja tão bom quando as séries anteriores, mas minimamente, da a oportunidade de um novo publico conhecer Star Trek e dar ao publico antigo (os trekker) uma novo filme com um bom divertimento digno da série clássica.

Nota: 9

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

Star Trek Além da Escuridão


Trailer

Sinopse:
"Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.”

Comentário Nerd:

Esse segundo filme foi inspirado no Star trek 2 a ira de khan então fazer ligações com o filme anterior e comparações com o filme antigo.

Para quem não viu olha o trailer:


Agora que os personagens já apresentado, o novo filme começa no mesmo clima. Já em missão de rotina, Kirk desobedece umas das regras da federação para salvar o Spock, assim o roteiro começa com essa premissa da relação paradoxal de Kirk e Spock com uma discussão de regras e amizade.

Então Khan dá as caras, e o filme continua, rápido e dinâmico. Tão rápido que é difícil acompanhar todas as reviravoltas que acontece no filme (como se houvesse muitas ideias para um filme só). Todas aquelas ricas discussões de ficção cientifica se perdem para uma história de vingança.

No filme clássico os três personagens principais era Kirk, Spock, e o médico Leonard McCoy. Nessa nova versão (desdo filme anterior) eles tentam inserir a Uhura (tudo bem, é melhor agradar  o publico feminino e os olhos masculinos) como uma personagens mais ativa e mandona, além do caso amoroso com o Spock (que acho totalmente desnecessário), o novo trio não tem a mesma sinergia tão boa quanto a clássica, mas individualmente estão excelentes.


Chris Pine esta excelente com o Kirk, relembrando o clássico que era quase o "Super-Homem" o cara está em todas, qualquer problema o cara está lá para resolver a bronca. Zachary Quinto também está perfeito encarnado com o icônico spock!!!!

Nessa nova adaptação, Benedict Cumberbatch revitalizar o clássico vilão Khan que está muito bem no filme, com um de "Bourne das estrelas", mas sem a mesma classe do original. Dessa vez, sua vingança é contra a federação e não propriamente contra o Kirk como na versão original, ele também exalta em vários momentos (as vezes até meio forçado) que sua motivação é para resgatar sua equipe que está congelados dentro de torpedos (... Haaam, o que? Como assim?) ... Calma eu Explico!!!

O trama rola assim, o Almirante Marcus esta envolvido nesse projeto de alteração genética para criar super-soldados, o fato é que o negocio deu merda, e por segurança a federação deixou todos em criogenia. Por algum motivo (que o filme não explica), Khan escapa, e na tentativa de se vingar de Marcus, ele acaba matando o Almirante Pike, mentor de Kirk.
Para resolver a cagada toda de uma vez só, Marcus coloca a tripulação de Khan congelada, dentro de torpedos, (o que eu não acho uma boa ideia, queria matar os caras, por que não matou antes logo??? ou os deixa congelado no porão de casa???) e os entrega para Kirk detonar na cabeça de Khan e toda sua equipe de uma vez só.
O fato é que Kirk em seus conflitos morais acaba escutando a história de Khan, e o Marcus se revela como o verdadeiro vilão. A partir dai o filme desenrola com uma série de cenas de ação over-doidas que estão muito boas. Parabéns, equipe criativa!!!!!!


O problema é que ai o filme perde força. Um questão que sempre levanto, é que filmes de ficção cientifica BONS, são aqueles que fazem você pensar, refletir a semana toda sobre o assunto, e discutir na mesa de bar com os amigos. Por isso, afirmo que esses filmes novos de F.C. não são tão bons quanto os antigos. Esse novo reboot do Star Trek viria com a proposta de resgatar essas discussões para o cinema. O primeiro filme começa nesse ritmo, mas o segundo se perde num filme de ação comercial!!!!!

As cenas de ação estão ótimas, porem elas são tão rápida, que mal da para racionar direito, por que já tem outra cena de ação acontecendo. Para quem é fã e conhece o cenário, consegue fazer a relações, mas para quem não conhece, o filme não se sustenta.

Por exemplo, a regra que o Kirk quebra para salvar o Spock, é que impede de se revelar para civilizações pré-dobra (que não conseguem viajar no espaço) pois essas intervenções podem afetar ou altera a cultura local, e isso acabou acontecendo, no filme essa discussão ocorre superficialmente, e rapidamente esquecida como se nada tivesse acontecido.
Fora a personagem Dra. Marcus (filha do Almirante), que é a loira gostosa do filme que é jogada na história simplesmente para ficar pela, se ela não estivesse no filme não faria falta!!!!!!


Se fosse um jogo de RPG???

Um jogo de RPG do Star Trek seria muito bacana, pois cada personagem é chefe de um departamento (enfermaria, engenharia, cientifica), embora haveria uma centralização de turnos no capitão. O problema o cenário que é muito grande, fazer uma aventura num planeta inteiro já é difícil, fazer uma aventura pelos confins do espaço, mais treta ainda!!! Seria uma PUTA DESAFIO para o mestre, quem conseguir posta ai nos comentários sua experiencia!!!

Considerações Finais.
O trabalho de J.J. Abrams é fantástico, mas essa politica de fazer um filme que agrade aos fãs e um novo publico, fazendo um filme comercial é problemática pois perde a qualidade das séries/filmes inteligentes anteriores.
E também declaro que não gostei do final, pois poderia ter sido um "episódio V" ou um próprio "Ira de Khan" mas por ser uma filme comercial (ou possivelmente pela saída de Abrams para o Star Wars) ele teve um "Final Feliz Fácil"!!! Spoiler: Quando vi que a nave que cai no trailer não foi a Enterprise, fiquei mo broxado!!!!!

Nota: 8 por que as cenas de ação com naves explodindo foi do caraleo!!!!

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

PS: Porra, a Uhura falando para o Spock: "vá pega-lo!"... Foi extremo "Off" desnecessário, como se ela tivesse importância na história ou como se o Spock não fosse atrás do Khan se ela não tivesse falado!!!
Com essa sou obrigado a gritar:
... KKKKKKKKKHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNNNN!!!


 



2 comentários:

  1. Esse khan e bem diferente do antigo tanto em aparencia como no objetivo dele, mas ficou legal, Sou um Mestre de RPG e tou fazendo uma revista de Star trek tipo uma adapitação baseada nos filmes novos aproveitando a ideia temporal criarei adaptação baseadas nos antigos filmes mais isso projeto futuros

    ResponderExcluir
  2. Ah para naum esquecer gostei do site e das opiniões nele encontrados faz muito sentido parabéns Mestre Morfeu!

    ResponderExcluir