Pesquisa no Blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

RPG Massacre Assistiu: HOMEM DE AÇO!!!!!!! por Mestre Morfeu (Crítica)

Salve Nerdaiada


Finalmente chegou aqui o novo filme do super-herói mais icônico de todos os tempos e o filme vem com muitas porradas e várias polêmicas!!!!!! A questão levantada nesse filme é: "Será que o mundo de hoje precisa do Super-Homem?"... Agora eu contra-argumento: "Será que o Super-Homem precisa do mundo de hoje???" Clica ai, que vai dar uma briga danada...




Já faz quase um ano que DC iniciou um reboot, uma reformulação em todo o universo, refazendo uma nova leitura de todos personagens- com algumas cagadas, mas enfim... Os personagens foram atualizados. O Super-Homem não ficou de fora, e as mudanças não foram só visuais - está sem cueca - e personagem ficou com uma cara mais alienígena, ou seja, mais "realista" em seu contexto.

Essa nova linguagem do personagem foi passada para o cinema nas mãos do diretor Zack Snyder e do produtor Christopher Nolan. Mas para vocês entenderem o que mudou, vamos ver o que era o personagem antes:


Por que o Super-Homem é legal para caraleo???

A história e os poderes dele vocês já conhecem, então vou explicar o que ele significa.
O Super-Homem é maior herói de todos os tempos, por que ele foi o primeiro personagem que definiu o conceito da expressão "super-herói", antes dele, pode-se dizer que só havia protótipos de super-heróis, e que depois dele todos os outros heróis foram seguindo com base em sua estrutura. Por exemplo: Como seria o Super-Homem sem os poderes?... Seria o Batman!!! Como seria o Super-Homem mais jovem com poderes de aranha?... Seria o Homem Aranha!!!... Ligou? Em outras palavras, os heróis seriam versões alternativas do Super-homem!!

O que torna o Super-Homem "super", não são os poderes, mas sim as virtudes, que são muito trampo para exercê-las. O Super-Homem, mesmo além do universo DC, acaba sendo considerado o maior super heróis devido sua capacidade de ser virtuoso. Ele acaba se tornando mais um simbolo de como os heróis/pessoas deveriam ser.


Outra discussão nessa linha de raciocínio, são as analogias da história do Super-Homem com Jesus Cristo. Ele veio do céu, filho de alguém superior, e veio para se sacrificar por nossos pecados, ou seja, ele não tem barba mas é um perfeito messias!!!

Quando você vai fazer de uma história ou filme do Super-Homem, tem que refletir sobre tudo isso, o que hoje em dia não acontece, por que o publico com seu senso de moral e crítico deturpado não está interessado em personagens virtuosos. Entã,o o que Nolan e o Snyder fizeram, eles adaptaram tudo, mas será a adaptação para esse novo publico ficou bacana???


Em Homem de Aço

No filme temos uma Krypton reformulada, com muito mais cara de alienígena e bem embasada. O trama se inicia em Krypton e se conclui na Terra, mas tenho que ressaltar que o trama está tão bem elaborado que se esquecer Kal-el e a Terra, teria muito "pano pra manga" para discutir.
Jor-el (Russell Crowe) e Zod (Michael Shannon) estão incríveis, eles são ou dois lados moeda que equilibram o filme, mais uma vez o Super-Homem poderia ser esquecido ai, mas como o filme é dele, finalmente chegamos a terra.


Na Terra, as cenas vão intercalando entre o Clark adulto com flashback da infância e da adolescência (os flashbacks não mostram ele aprendendo a usar os poderes, por que nos já conhecemos) que ajudam na construção do personagem até finalmente chegar no Super-Homem.

Os dois personagens importantes para a construção do herói Super-Homem, é o Jor-el - o pai biológico - que fala para  Kal-El, que deve-se ajudar os humanos, e Jonathan Kent - o pai adotivo - que diz como fazer.
Nesse filme temos um Jonathan diferente, ele está receoso, pensativo e cauteloso em relação a Clark, e isso afeta o personagem o deixando inseguro para assumir seu papel de herói do mundo, só assumindo então quando bomba estoura na sua mão!!!


Depois de uma puta introdução, Henry Cavill consegue puxar a atenção do filme para ele com carisma e simplicidade dignas do personagem. O ator também tem seu mérito, ele reforça o roteiro dando a sua interpretação para Clark, não há necessidade de comparações com Christopher Reeve, ele está diferente  sem perder a essência e a integridade do personagem.

Outra personagem que está interessante e que não é só o caso amoroso do Super é a Louis Lane. Na versão original ela conhece o Clark no Planeta Diário, depois conhece e se apaixona pelo Super-Homem, o que particularmente acho um saco todo esse processo. Na nova versão, ela orquestra o enredo inicial da história, esbarrando-se com o alienígena kryptoniano, ai ela começa a investigar seus passos através dos fenômenos sobre humanos, e finalmente conhece o Clark alienígena fazendo, ela se apaixona também, mas há pouco espaço no filme para relacionamento amorosos... O que eu acho bem mais produtivo para o filme.

Faora está excepcionalmente linda!!!!!! É outra personagem que chama atenção, ela não tem muita importância na historia, mas sua presença emplaca em cada cena dando um gostinho de quero mais!!!!!!!


Uma crítica que vi, que também concordo, é que os coadjuvantes Pete Ross, Lana Lang (acredito que era ela), Perry White (black), até o  Dr. Emil Hamilton estão todos sem importância alguma para a historia, fora um deles que morre desnecessariamente!!!!!! Tirando isso todos os personagens e atores estão bem.


Ação

Uma das maiores críticas do último filme do Super, é a ação, e nesse filme tem em abundância e muito bem feito por sinal. Quando a cena do Neo versus Smith no filme Matrix Revolution, eu disse: "o filme do Super-Homem tem que ser no mínimo isso"!!!... E não é que escutaram nossas preces!!!
Os kryptonianos voam, saltam, abusam de sua força em um ambiente com a gravidade menor, tudo em uma velocidade super humana, nada apelativo, bem adequada!!! A consequência disso é muita pancadaria, explosões e prédio caindo, digna de uma boa briga de histórias em quadrinhos!!!!


Polêmica

Como vocês podem ver, houveram algumas adaptações para deixar o filme "mais humano e realista" e atualizado para um novo publico. Um ponto que desagradou a crítica é que o Super-Homem do Snyder mata!!!!!!!

Uma das característica mais forte do personagem é que ele não mata, e nesse filme foi a primeira vez que ele o fez. A justificativa do Snyder é que é uma perspectiva "mais humana" e que por outro lado, esse publico atual não aceitaria uma Super-Homem bonzinho e bundão como o clássico!!!!

... Bom, de certa forma o argumento dele está certo!!! Vamos refletir...


Na história clássica, o Super prende os kryptonianos na Zona Fantasma, com uma tecnologia que existe dentro da Fortaleza da Solidão, mas como nesse filme não há a fortaleza então não existe essa tecnologia.
O que diretor quis dizer com "mais humano e realista", é que no mundo real não há pessoas (ou quase não tem) tão virtuosas, assim ao ponto de nunca cometer erros, no filme esse conceito vem de Jonathan Kent, quando diz que "talvez tenha que evitar de salvar algumas pessoas para proteger sua própria identidade", tipo um sacrifício por um bem maior!!!
Além disso, o próprio diretor afirma que o personagem ainda não está pronto, ele está em fase de amadurecimento, o que justifica ele fazer umas cagadas como matar!!!

Para você que não conhece o personagem, vou explicar porquê o Super-Homem não pode matar!!!!!



Ele matou Zod por que ele era perigoso demais para existir, certo? Então por que ele também não mata o Coringa, todos os terroristas tiranos e criminosos dentro de cadeias do mundo todo??? Lembra do Justiceiro da Marvel? Um homem comum, armado, matando quem ele acha que deve... Bom, isso é um problema e todos acham legal, mas se o Super-Homem começar a fazer isso, quem vai pará-lo quando ele estiver errado??? A democracia que temos, que lutamos tanto para conquistar - embora cheia falhas, é o que temos pra hoje - iria pro saco!!!!!! Imagina Jesus, se matasse Judas antes da traição, tudo que Jesus representa não valeria mais nada!!!!
Lembra da frase "grandes poderes, grandes responsabilidades", como o Super tem poderes pra porra, ele tem OVER/ULTRA/MEGA responsabilidades. Então, você que não conhece o personagem, quando você fala que o Super é muito bonzinho, é por que não há possibilidade dele ter outra estrutura, ser diferente, e o personagem  Super-Homem tem consciência disso!!!!!

Embora nesse novo filme existe uma falha do personagem, Snyder e Nolan se esforçaram para deixar tudo bem argumentado, nesse universo do novo filme Homem de Aço, faz sentido o herói estrangular o Zod no filme!!!!!
Seria uma puta sacada deles se usassem isso no próximo filme para conscientização e amadurecimento do personagem, sabendo que isso é errado, ajudaria do enriquecimento do personagem. Eu faria isso se fosse o roteirista, mas como a a Warner não vai me contratar, então vamos ver que merda dá!!!!!


Se fosse um jogo de RPG???

Se fosse uma jogo de RPG seria uma narrativa perfeita, toda a narrativa, ordens da cenas, como elas foram montadas, as cenas de ação, a conceitualização e visão dos personagens estão perfeitas, desda da cena mais foda para a mais simples, acertaram em tudo!!! Se eu fosse narrar, narraria da mesma forma. Ponto para Snyder!!!!!!!!

Considerações finais

O Homem de Aço é bom pra caraleo??? Simmmm

É o melhor filme da DC??? Não, perde pro Batman Cavaleiro das Trevas.

É melhor que os filme antigos???... Huuummm, não me arrisco a dizer, cada um tem suas especificidades!!!!!

É melhor que Homem de Ferro 3 e os Vingadores??? Homem de Ferro 3, sim. Vingadores não!!!!

Nota: 9

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 


Eu achei uns vídeos no youtube se matar a graça do filme:







Um abraço a todos!!!!!

2 comentários:

  1. Olha, quanto a essa parte de matar o Zod já vi ela sendo abortada antes.
    Quanto o super foi reformulado por John Byrne depois da primeira Crise, ele viajou pra uma realidade alternativa pra enfrentar o general Zod de lá e seus dois comparsas. Eles mataram todas as pessoas daquela Terra e sendo mais poderosos só restava pará-los com kryptonita vermelha.
    Mas era uma questão de tempo até eles recuperarem os poderes e ainda podiam passar para o universo do Superman, sabendo disso e sendo o único que sobrou pra julgá-los pelo seu extermínio sobrou para o Super-bonzinho executá-los com kryptonita verde.
    Mesmo sabendo que foi uma decisão racional ele sempre se sentiu mal com esse ato, e creio que é esse tipo de abortagem a ser acertada neste personagem, essa dificuldade em tomar uma vida é que o freia para não se exceder.

    ResponderExcluir
  2. Sim entendo, que isso ja aconteceu uma vez, mas a condição era diferente do filme. No quadrinho todos já estavam mortos, não havia o que salvar nesse mundo.
    E independente disso, tem uma diferença do leitor de quadrinhos que faz a reflexão sobre o assunto, e aquele cara que não manja na que vai assistir o filme com celular na mão (geração Z)!!!!
    A minha preocupação é que, os filmes influencias os quadrinhos, ai fico com receio de banalizar a ideia e o Super-Homem começar a matar geral e o posso aplaudir... Ai todo o significado do personagem vai pro ralo!!
    E também concordo que no próximo filme, os caras tem que explorar os tormentos psicológicos do personagem, ficaria ótimo.
    Eu diria até que o filme seria perfeito de Super não tivesse matado!!!!!

    ResponderExcluir