Pesquisa no Blog

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

HISTÓRIA DOS SAMURAIS por Mestre Morfeu


Salve Nerdaiada


Se você é fã - como a maioria dos Nerds - dos Samurais ou joga RPG com alguma ambientação oriental, essa postagem é perfeita para vocês. Para os apaixonados por cultura japonesa, a história dos Samurais!!!!!!!








No século XI onde clãs que questionavam o sistema politico com Japão (imperial), entraram em guerra por território - Guerras que iriam definir a feudalização do Japão -. Durante as guerras, surgiram uma classe de guerreiros chamado samurais, e a cada batalha vencia, os samurais que lideravam os exércitos dos senhores de terra, aos poucos foram tomando o papel de protagonista nessas batalhas selvagens.

Em meio de constantes conflitos, foi surgindo um sentimento de solidariedade entre os combatentes que passaram a se ver como um grupo especifico na sociedade japonesa. O primeiro sinal disso foi na de década de 930 quando um senhor de terras desafiou o poder central e autoproclamou imperador. As rebeliões foram controladas por tropas leais a corte de Kyoto, sempre comandando pelos guerreiros (futuros samurais). 
A cada conflito nos séculos seguintes foram fortificando os laços dessa nascente classe de combatentes.  Até em 1051 onde novas revoltas sugiram contra o poder do imperador, vários clãs liderados pelo clã Minamoto conseguiram vencer as rebeliões locais.



Até que finalmente em 1192, o chefe guerreiro Yoritomo Minamoto recebeu o titulo de XOGUM (que significa "Comandante de exercito" ou "grande general apaziguador dos bárbaros") e assim iniciou o xogunato que foi o sistema monárquico governado por um líder militar. O termo samurai representava "estar a serviço de", o que era comum encontra-los ao lado de nobres ou do imperador. O poder imperial ainda existia, porem em um teor simbólico e religioso (o imperador é quase como o papa), pois os samurais assumiram as questões administrativas dos pais. Houve então três xoguns nos sete séculos seguintes (Minamoto 1192-1333, Ashikaga 1338 - 1573, Tokugawa 1603- 1868)

Nessas guerras os guerreiros nutriram um sentimento de orgulho do homem de armas, solidariedade em meio á adversidade e sofrimento, o heroísmo  a lealdade, a coragem, a fidelidade ao general, a recusa de fugir e certo desprezo pelos bens materiais. Logo o antigo nobre, agora se tornara um samurai, um especialista nas artes da caça e da guerra, que é movido pelos novos valores da honra e pelo sentimento de independência trazido pelas vitórias das batalhas.



Taís princípios, deram origem a um código de conduta dos guerreiros, no início chamado de Kyuba-no-mishi, "O caminho do arco e do cavalo", que futuramente no século XVI, Soko Yamaga sistematiza no bushidô, "O caminho do guerreiro"!!!!

"O papel do samurai é refletir sobre sua própria condição na vida, servir lealmente sei mestre e dedicar-se ao sei dever acima de tudo"
Soko Yamaga.

Inicialmente os samurais lutavam a cavalos com arcos e armaduras elegantes que simbolizavam e vitoria. Aos poucos foram desenvolvendo uma das espadas mais elegantes dos mundo, a Katana. A Katana não era criada como uma espada comum, mas sim como um ritual religioso, então as espadas era cheio de superstições e crenças que as tornavam de extrema importância para o guerreiro.
   


Os samurais não lutavam apenas pelos seus fortes códigos de ética e por honra, esses também lutavam por recompensar e territórios. O samurai leal a seu senhor que era vitorioso em guerra, sempre recebia como recompensa uma parcela das terras conquistadas ou recebia uma remuneração por seu trabalho. Raramente os samurais entravam em guerra se não havia recompensas.
O que desenvolveu o caráter de cortar a cabeça dos oponentes como uma espécie de "troféu" que garantiria sua recompensa.




Os conflitos voltaram violentamente no século XV, surgiram vários Daimyos, senhores de terras em busca de poder. Então Oda Nobunaga, com o seu sucessor Hideyoshi Toyotomi conseguiram unificar os Daimyos do Japão. Como uma forma de evitar mais mortes e também para garantir o seu poder, foi regulamentado o oficio de samurai tornando-o um titulo hereditário e impedindo que pessoas comuns usassem armas.



Com o tempo os samurais adquiriram outras tarefas na sociedade como arrecadar impostos para o senhor de terras, conservação das entradas e dos prédios públicos, controle da força de policia, organização dos cultos e festas religiosas. Por contribuírem com burocracia local, os samurais obtinham então uma isenção parcial ou total do pagamento de imposto por um período limitado. Este prestigio lhe permitia impor sua autoridade a camponeses e sobre pequenos senhores da região considerado "seus homens" - até matá-los caso houve falta de respeito -.

Um longo período de paz surgiu, até que no final do xogunato, devido a vários problemas políticos, o poder voltou para o imperador, que declarou o fim dos samurais com uma nova reforma.



Mesmo os samurais não existindo oficialmente, seu legado histórico foram poderosos o suficiente para marcar a nação e forjar uma identidade cultural para o pais. Até hoje os samurais são admirados por suas elegantes espadas e armaduras, e seus fortes código de conduta.    

Quer saber mais??? Assistam os documentários a seguir...












Para nos RPGistas os samurais são adorados, porem muito difíceis de interpreta-los. Espero que esse texto e os vídeos tenham esclarecido sobre ele caso você jogue ou deseje com jogar com um samurai!!!!

Uma abraço a todos!!!!!!!

Fonte: Revista Historia Viva Nº 84

PS: Agradecimentos a colaboradora Tyka que me emprestou a revista!!!!!!!

5 comentários:

  1. fico aguardando um post sobre os ninjas haha

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaaa... AGORA que vi os agradecimentos.

    Disponha. Principalmente pq a revista nunca mais voltou né.. rsrsrs

    Mas tudo bem. Pelo menos a postagem ficou muito boa.

    Parabéns! (antes tarde do que nunca)

    ResponderExcluir
  3. É eu fiquei uns três anos para postar, quem sabe daqui a uns 5 anos eu devolvo a revista!!!!! rsrsr
    Valeu

    ResponderExcluir