Pesquisa no Blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como criar um bom personagem de RPG parte 4: SUPER VILÕES!!!

Salve Nerdaiada



Na quarta postagem falando sobre criação de personagem, vamos discutir sobre os mais importantes e mais delicados elementos de uma boa aventura de RPG... OS VILÕES, pois sem eles nenhum jogo de RPG fica legal. Então clica ai e vamos ver como eles dominam o mundo HUA HUA HUA *risada maléfica*!!!

Ilustração George Perez
Primeiro, se você não viu as postagem anteriores sobre criação de personagem, clica aqui.

Nessa postagem vou fazer referências sobre Supers, que é o sistema que eu domino, mas os conceitos se aplicam para qualquer sistema. E lembrando que as dicas aqui também serve para anti-heróis. Então, como montar um Super Vilão???

Pronto, vamos prosseguir. Cara, esqueça os estereótipos de clássicos de vilões, tipo, contar o plano para o protagonista, deixar pista para ser perseguido, deixar um botão vermelho enorme para desligar a bomba, tentar dominar o mundo sem saber o que vai fazer com ele depois, ESQUEÇA ESSES CONCEITOS (a não ser que seja de propósito)!!!!!!

Não vou lembrar quem disse, mas "o que define um bom herói, é um bom vilão". Se você for refletir sobre os maiores heróis dos cinema/quadrinhos/livros sempre vão lembrar-se de um vilão foda.
Bem, já está claro que o vilão é o personagem mais importante da história, então, vamos as dicas.
O maior segredo na construção de um antagonista não são os discursos, os atos ou a aparência, mas sim as suas motivações. O que faz um personagem se tornar um vilão?

George Perez também. O cara coloca 50 pessoas em uma página de quadrinho!!!!
POR QUE SER O VILÃO???

A maioria dos vilões começam como uma pessoa comum, ou seja, tem 50% de chances das coisas darem certo e 50% das coisas darem errado. Portanto, ele teve escolha, e escolheu ser um vilão e vai fazer qualquer coisa para sanar um sentimento oprimido, que o tormenta e o sufoca, tendo como única saída realizar seus desejos para encontrar a paz de espirito!!!

 Exemplos de motivações.

  • Vingança. Aquele personagem que sofreu uma perda, família, amores, filhos e afins. Esses personagens são interessantes por estarem em conflitos com seu lado humano. Por exemplo: Dr.Freeze, Kratos,  Justiceiro.
  • Ambição. É aquele personagem que esta obcecado por algo além do possível, por isso ele está disposto a pagar qualquer preço para conquista-lo. Por exemplo: Smeagool, Lex Luthor, Darkside, Thanos.
  • Rejeição. Esses personagens são aqueles que buscam aceitação, social, familiar, de uma tribo ou classe. A revolta ou busca dessa rejeição pode resultar no super-vilão. Por exemplo: Lucifer, Loki, Pinguim.
  • Injúria. São aqueles personagens que foram humilhados ou sofreram degradação morais, assim resolveu punir o grupo  ou classe daquele que os afligiram. Por exemplo: Vegeta, vilões mutantes (Marvel), Commodus (Gladiador). Doutor Destino (Dr. Doom).
  • Ideologia. São aqueles que lutam por suas crenças ou ideais visando o bem do mundo. Contudo os métodos para alcança-los acabam sendo turvos. Por exemplo: Darth Vader, Bin Laden, vilões dos Cavaleiros do Zodíaco.
  • Acaso. Os vilões do acaso são aqueles que não escolheram, mas simplesmente nasceram em um sistema ou condições que os obrigam a ter o caráter de vilão. Por exemplo: Galactus, traficante do bairro, Homem Areia.
  • Loucura. Para esses personagens eu sugiro ter moderação, embora os vilões do Batman usufruiram muito disso. Personagens com loucura, simplesmente nasceram ou adquiriram um problema psicológico que afeta as pessoas e normalmente não tem cura. Por exemplo: Coringa, Duende Verde, Deadpool.

Esses argumentos são os mais comuns, mas podem existir outros. Eles também podem ser combinados para cada personagem.  Por exemplo, na historia do personagem pode combinar ambição + vingança, ou rejeição + injúria, vai da sua criatividade, quanto melhor explicado melhor o personagem fica. O mais importante, é que em todas essas concepções é que para o vilão, o tempo todo ele está, CERTO!!!!!

Que cagão foda!!!!!!!!
Como jogar com um Super-Vilão?

Além dos argumentos e dos porquês, é importante discutir como agir. Você é contra o mundo, ninguém vai te ajudar meu velho hahahah!!!!
A partir do momento que o vilão cometer o primeiro crime, terá evidências que poderá condená-lo, então corre e não deixe pistas. Qualquer pessoa que lhe ajudar poderá ser considerada como cumplice, então ninguém vai querer vai te ajudar.
Se aliar com outros vilões pode não ser um negocio lucrativo. Afinal dividir a grana é sempre bem arriscado. Um bom exemplo é o filme Assalto ao Banco Central, não é um filme tão bom, mas deixa claro como um grupo de bandidos pode dar merda.
 
Então lá vão as dicas:
  • Planeje como vai entrar e sair.
  • Não deixe provas, digitais ou filmagens que possa identificá-lo. Pense que o CSI e o Super Homem estão por ai.
  • Não confie em ninguém, isso vai te manter vivo.
  • Quanto menos pessoas souberem de você melhor.
  • Se aparecer um super-heróis por ai, esquece de sair no braço, ele vai estar preparado. Engula o orgulho e corra se necessário.
Bom jogo e boas atrocidades hahahah.



E se eu for narrar???

Narrar vilões é como narrar para bombas-relógios, qualquer uma pode estourar a qualquer momento, então esteja preparado, pois isso vai acontecer, por isso esses tipos de aventuras não duram muito!!!
Esse não é o jogo o "mestre mandou", dê liberdade para os jogadores agirem, os deixe tentarem alcançar suas conquistas e espere os jogadores fazerem as cagadas, elas vão acontecer!!!
Enquanto o jogo desenrola, imagine que tem grupo CSI por ai, e qualquer pista ou evidência que o jogador deixar para traz pode entregar sua posição. Você pode criar um PDM poderoso, que talvez os cidadãos conheçam (tipo um Super Homem) para ficar patrulhando a cidade caso algum jogador abuse do poder (ai você pode apelar)!!!!!

Alguns jogadores vão optar em indiretamente para evitar esse "Super Homem", então você pode criar outro PDM que investigue secretamente (tipo o Batman) o trafico, transações ilegais, lavagem de dinheiro, e afins (feche o cerco com jogador).

Um grupo de Super-heróis com base de operação conhecida talvez não seja uma boa ideia, a não ser que você faça questão. Mas quanto menos informações os jogadores souberem dos heróis, melhor para você, jogo mais difícil para os jogadores!!!!!!



Jogar com super-vilões é uma boa pedida, mas não indicada para jogadores iniciantes. É importante entender a cabeça do herói primeiro, para depois entender a cabeça do super-vilão. O que facilita a discussão é entender a diferença de ambos, aquele que usar para o bem dos outros serão considerados heróis. Já aqueles que usar para o bem próprio serão considerado VILÕES!!!!







 Falando em Galactus...



Um abraço a todos!!!!!

4 comentários:

  1. Muito bom POST caro mestre e ainda sim acrescento o seguinte todo Vilão possui um Ética de conduta pela qual ele segue, e isso será determinado também pela motivação que ele seguirá como foi explicado pelo nosso Mestre Morfeu.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sim verdade, mesmo que seja uma ética deturpada! Até o Coringa tem a dele (so ele pode matar o Batman)

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI do POST. È uma boa análise Adilson.
    George Perez é mestre em desenhar grupos. E especialista nessas capas "onde está Wally?"

    Seja no Rpg ou nos quadrinhos são os antagonistas que começam a movimentar a história.

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti um dvd do watchman, não o filme mas uma entrevista com o coruja onde um dos seus inimigos ja aposentado diz isso que os heróis não seriam nada sem os vilões, mais ou menos isso que ele disse, não com essas palavras, bom a ideia é essa kkkk, mas ta muito loca a postagem Morfeu Mestre (ao contrario de propósito rsrs), os vilões realmente dão a graça do jogo e dos hqs e etc etc etc... dizia eu que na aritimética kkkkkkkkk, zuera, parabens mano flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww.

    ResponderExcluir