Pesquisa no Blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FullMetall Alchemist Brotherhood por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada

Depois de muito tempo da galera me tocando o saco, finalmente fui assistir cagando o Full Metal Brotherhood. Comecei na pior das expectativas, mas até que cada episodio o negocio vai ficando bom. Olha ai o que rolou...


Para que nunca viu olha a abertura:


Sinopse:
"Depois de perderem sua mãe, Alphonse e Edward Elric tentam trazê-la de volta usando uma técnica de alquimia proíbida. Contudo, o princípio básico da alquimia é a 'troca equivalente', e tentar ressucitar alguém custa muito alto. Ed perde sua perna, e Al perde seu corpo. Ed consegue selar a alma de Al dentro de uma grande armadura metálica, dando em troca seu braço. Anos depois, Ed (com dois membros de metal) e Al (ainda preso na armadura) deixam a sua cidade natal.Ed, que possui um talento nato para a alquimia, se torna um alquimista com certificado nacional, e logo passa a ser chamado de 'full metal alchemist'. Mas o verdadeiro objetivo dos irmãos é encontrar a pedra filosofal, na esperança de recuperarem os seus corpos originais. Logo eles descobrem que essa mística pedra, que pode nem existir, é visada não só por eles, mas como muitas outras pessoas também."

Pelo que eu ouvi, é o seguinte: houve o primeiro anime, mas como a série do manga ainda não estava completa, a produtora do anime mandou bala e concluiu a série com 51 episódios diferentes do mangá. Essa nova série com o titulo "Brotherhood" é uma segunda série que produziram, mas agora fiel aos quadrinhos. E ja concluiu com 64 episódios. Depois de xingarem muito comecei a ver o bagaça. Olha o que conclui...

Edward Elric e Alphonse Elric

O primeiro episódio começa devagar, com um monte de personagens alquimistas, meio confuso. Mas a partir do segundo ele começa a apresentar os personagens começando pelos irmãos Elric que são os principais da série, ai já saquei qual era a principal discussão da série. Vamos lá...
A pegada é um seguinte, o pai dos moleques é um Alquimista fodão que desaparece em uma viagem misteriosa. Depois de um tempo, a mãe dos irmãos morre, com a dor da perda e raiva do abandono do pai, os irmãos Elric estudam para fazer um ritual que pudesse ressuscitar a mãe deles!!!
Para quem não assistiu a série, alquimia funciona assim, os alquimistas realiza com a sua vontade a chama "transmutação", contudo, cada alquimista é limitado ao um elemento de maior prática (por exemplo: fogo, terra, agua...). Para realizar essa transmutação, o universo exigia uma "troca equivalente", ou seja, os alquimista não criam, apenas moldavam a matéria, o único elemento que permite criar matéria a sua vontade era a "pedra filosofal" que vou explicar mais para frente.

Uma observação antes de prosseguirmos, os dois irmão Elric são crianças!!! O que leva questão "crianças tentando ressuscitar uma pessoa?", sim pros mais estudiosos ou para quem quiser fazer o teste, se for em qualquer centro religioso, vão dizer que além impossível pros meros mortais, ressuscitar alguém seria quebrar uma regra do universo, um crime a natureza, contrariar a vontade de "Deus"!!!...Exatamente estamos prestas a ver duas crianças fazer isso.


Obviamente não deu certo e o que era para ser um milagre se tornou um pesadelo!!!... Pesado né?... Não? Vou explicar por que essa cena é do caralho!!!!!!

Imagina, que o Chico Xavier, médium fodão, tenta ressuscitar um ente querido, mas sabendo que Deus não vai gostar ele faz mesmo assim. A coisa da errado e deus arranca um perdão e leva o irmão do Chico como castigo por ele ter ousado desafiar a realidade/Deus. Desesperado para não perder seu irmão, o Chico prende o espirito do seu irmão em um boneco!!!!... Caralho veio que cagaço!!!!!!!!
Com todo respeito ao nosso caro amigo Chico Xavier, mas é essa a principal discussão do anime, e é uma discussão pesada, conheço poucas pessoas que tem pica para debater sobre o assunto de uma forma cientifica.
Roy Mustang


A trama não para por ai. Nos episódios seguintes são apresentados outros personagens que tem uma contribuição maior para o trama. Edward e Alphonse resolvem encontrar a pedra filosofal, e na busca eles vão encontrando outros alquimistas que os ajudam e esbarram em uma conspiração orquestrada pelos homúnculos (humanos artificial) que são poucos, mas cada um é uma treta da porra para matar.
Na série aparecem muitos personagens mas um que me chamou atenção e admiração é Roy Mustang, que é apresentado no anime como um idiota, mas nos episódios quando a chapa esquenta, é o cara que mantendo o trama funcionando amarrando todos os personagens da história, além de matar dois dos 7 homúnculos!!!!!!!!!
O cenário tem um contexto de guerra, onde vários alquimistas participação de matanças e massa, o que da um peso dramáticos maior para os personagens deixando mais vivos. Cada personagem, tem seus objetivos, sonhos, ambição e sofrimento, tais histórias, embora as vezes um tanto devagar, é bem devolvida durante toda a série, o suficiente para ti comover na morte de alguns personagens que morre.
Homuncúlos!!!


Até os vilões tem seus dramas pessoais, cada homúnculo é inspirado em um dos 7 pecados capital que mantem suas peculiaridades que contribuem para a historia.
O anime tem pouca ação, mas as poucas que tem não deixam a desejar. A qualidade de animação ajuda bastante combinado com cenas criativas e as vezes violenta.
O mais surpreendente é que o autor Hiromu Arakawa depois de gastar muito tempo apresentando os personagens, com discussões que confrontam as capacidades de Deus e os Homens, ele consegue no final das historia amarrar de uma forma equilibrada todos os personagens, onde cada contribui em alguma coisa para o desfecho gerando uma nova reflexão sobre os verdadeiros valores vida.
Embora um anime fantástico, o autor comete alguns erros graves. Ele leva muito tempo para desenvolver alguns personagens, o que pode deixar tediante em alguns episódios. Os traços bonitos e infantil com um cenário muito colorido, da uma polida, engana e as vezes até dispersa os mais distraídos e ocultando o verdade tema complexo do anime. E o humor exagerado atrapalha, tem vários momentos com forte drama que é estragado por cena cômica idiota perdendo seu valor. Se não fosse por esses detalhes FullMetall Alchemist teria potencial para ser o melhor anime de todos os tempos.
Personagens paporra!!!!!!


Se fosse um jogo de RPG?
Cara, esse anime me fez lembrar e até me inspirar para ler o Mago do sistema storyteller. O anime é o mais próximo e com muitas referências para quem quiser jogar um dos jogos mais difíceis e complexos do RPG.
Curtam mais um vídeo resumão da série:
 

Nota 8,5

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 



Um abraço a todos!!!!!!

Um comentário: