Pesquisa no Blog

sábado, 12 de maio de 2012

Dicas de Interpretação de Personagem, Parte 2: SUPERINTELIGENTES!!!!!

Salve Nerdaiada

Titio Einstein!!!!!!!!!!

Atendendo aos pedidos (demorei pra cacete). Sabe quando você vai jogar RPG e monta um personagem com 5 de inteligência (em Storyteller) ou 18 de inteligência (em D&D, Daemon ou Gurps? Estou falando de personagens gênios, superinteligentes,  lideres, sábios, messias e assim por diante. E a você acaba perdendo a noção de como montar a história ou interpretar o personagem??? Se você já jogou, joga ou narra para esse tipo de personagem, clica aí que as coisas vão ficar mais fáceis.... 


Xadrez sempre faz bem!!!!
Jogar Xadrez com três pessoas ao mesmo tempo, montar um reator com ferramentas simples, compreender o porquê Galactux deve ficar vivo ou descobrir a equação que prova a existência de Deus... Coisas que para pessoas comuns são extremamente difíceis, mas para superinteligentes é fácil-fácil!!!


Em grandes momentos da história da humanidade, em filmes e principalmente em jogos de RPG, sempre vai ter alguém inteligente responsável por grandes façanhas!!!!!!!... Mas como é a vida dessas pessoas????

História do Personagem

Lex Luthor!!!!!
Se você for pesquisar a história de pensadores como Karl Marx, Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, Sócrates (se quiser podem pesquisar esses e outros nomes que podem dar ideias para história do seu personagem) e mais uma porrada de gente, vai perceber que nenhum deles nasceu sabendo, houve alguma condição (escolas, bibliotecas, mentores) que lhes possibilitou alcançar o conhecimento, ou seja, ninguém aprende sozinho ou do nada... A não ser que esteja escrito na história do seu personagem. Por ter facilidade para aprender tais informações, certamente esse personagem vai assumir uma posição social e que, dependendo da sociedade, pode ter consequências boas ou não!!!!!!!!

Quando em sociedade, normalmente as pessoas tentam se aproximar dos seus iguais, se identificar com algo em comum. No caso dos sujeitos com capacidades de aprendizagem acima da média, provavelmente terão dificuldades de socialização por que a maioria das pessoas NÃO vai entender o que eles pensam!!!!! Ou esses sujeitos superinteligentes vão socializar com poucas pessoas com intelecto equivalente, ou vão socializar com seus mentores ou parentes, ou na pior das hipóteses, serão vitimas de preconceito podendo até ser caçados (o que justifica a maioria dos vilões) por serem diferentes demais (e considerados loucos por suas ideias)!!!!!
Se tratando de política, os mais inteligentes são cobiçados. Governadores, empresários, reis e afins sempre vão querer esses caras próximos, sob controle ou no "bolso", tanto para ajudarem a manter seu poder ou para evitar que esses intelectuais se virem contra eles!!!!!!


No RPG não é diferente!!! O objetivo dos jogadores durante uma sessão de RPG (na maioria dos casos) é  desenvolver um trabalho em grupo para vencer os desafios. Para esse grupo dar certo, é necessário que o grupo esteja equilibrado  e o personagem "mais inteligente do grupo" é fundamental para qualquer jogo!!! Quando o bicho pega, o mestre coloca um "quebra-cabeça FDP", ou a situação aparentemente não tem saída, é o mais inteligente que tem que resolver a parada (olha a responsabilidade)!!!!! Ai vem a questão mais importante: como pensar como esse personagem????

Brainiac!!

Como pensar com um Supercérebro??????

O planejamento é a chave do negócio!!! Para interpretar um personagem muito inteligente não é só falar difícil, mas sim pensar rápido ou sempre ter um plano na manga. Então a dica é exatamente essa: antes do jogo tente pensar em todos os tipos de problemas, situações ou desafios possíveis e já deixe um plano pré-definido. Durante o jogo, tente prever qual o próximo passo do mestre para estar um passo a frente.
Eu costumo dizer que "um bom RPGista é aquele que usa o que tem, e usa o que não tem". O personagem muito inteligente não vai poder contar com a planilha para resolver o jogo “no dado”, então quanto menos você usar o dado, melhor. O que significa que seu plano não vai dar errado!!! Em tudo que você planejar, sempre conte com as qualidades e defeitos dos outros personagens, tanto aliados quanto inimigos, como em um jogo de Xadrez... A proposito, xadrez é um bom exercício!!!!!!

Outra dica é você sempre discutir com o mestre sobre quais sãos as ideias possivelmente plausíveis de acordo com o cenário no qual está jogando. Ou seja, suas pericias só vão ser usadas para desenvolver mais ferramentas. Por exemplo, um mago pode desenvolver novos rituais ou talvez itens mágicos, ou um Cientista pode desenvolver aparatos tecnológicos, essas são mais ferramentas para acrescentar as possibilidades do seu personagem.

A sua visão para o planejamento não deve ser apenas do micro, mas também sim do macro. Seja o que for que você planejar, você deve ter uma visão panorâmica da situação. Por exemplo: um empresário ou militar tem que observar os aspectos políticos ou econômicos antes de fazer qualquer ação, um mago deve observar as complexidades místicas, enquanto o cientista analisa as questões biológicas, químicas ou cósmicas!!!


E também tem o trabalho de casa: sempre que possível, analise alguma referência próxima do cenário que você está jogando. Vou colocar algumas imagens de personagens inteligentes que são ótimas referências: 

Reed Richards

Tony Pinga!!!!!

Bruce Wayne, o cara que manda na DC!!!

Gandalf, que salva os caras nos "Senhor dos Anais" 

Arquiteto, ensina como constrói uma matrix!!!!

Mestres da Ficção cientifica!!!!!

Uia menina esperta, e atrás invasor de marte!!!!

Chupa RPG Massacre, eu vou ensinar como joga RPG de verdade!!!!!
Hahahahah

Um abraço a todos!!!

Revisão: JosephBHZ

5 comentários:

  1. Muito Bom mesmo! Mas ainda tenho uma duvida. No caso de uma charada onde o personagem mais inteligente na mesa não consegue resolver a charada, pq o player não sabe a resposta, nesse caso o mestre deve dar dicas levando e conta que um personage com int alta saberia a resposta facilmente?

    ResponderExcluir
  2. Charada é sempre uma questão dificil de trabalhar no RPG. Mas sim, nesses casos, o mestre pode exigir testes de inteligencia (joga o dado) do personagem mais inteligente do grupo com uma dificuldade elevada, e cada sucesso uma dica diferente!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, realmente, jogar com um "QI" elevado não 'p/ qualquer um.
    Sem menosprezar ninguem, mas imagina ter de estar zilhoões de passos a frente, a sincronia entre MESTRE/JOGADOR tem de estar perfeita para que a interpretação ocorre da maneira mais divertida e agradavel possivel.
    Ja vi jogadores quebrarem as pernas do mestre com personagens deste tipo.

    ResponderExcluir
  4. Só a foto da menina esperta que não condiz com o post de super inteligentes...
    Hahahaha
    :-D

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/groups/rpg.ist/
    Entrem lá!!

    ResponderExcluir