Pesquisa no Blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RPG Assistiu BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE, por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


Outro filme mais esperado desse ano é o terceiro e conclusiva trilogia do diretor Christopher Nolan. Um filme que tinha a difícil tarefa de ser melhor do que o Batman o Cavaleiro das Trevas, concluir a trilogia de uma forma coerente, e bater o filme dos Vingadores!!!!!!!!... Será que conseguiram????

Clica ai para conferir...


Esse filme foi um pouco polêmico. Depois de anos tomando um cacete da Marvel nas bilheterias, a Warner em Batman - depois do fracasso de outros filmes da DC - a expectativa de ganhar do concorrente, principalmente o fato dele estreia no mesmo do filme dos Vingadores, que gerou a discussão "qual será o melhor do ano". Outro fator, é que o cineasta Christopher Nolan também não tinha mais intensão de continuar com o morcego, então ele queria finalizar a trilogia, mas não foi um trabalho fácil.
Para facilitar vamos falar dos filmes antigos para entender o que pegas.

Batman Begins (2005)


Sinopse:
"Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime."

Comentário Nerd:
Depois do fracasso do filme Batman & Robin (1997), dirigido por Joel Schumacher. A Warner decidiu revitalizar o Batman nos cinemas e convidou para direção o Nolan, que era um direto teoricamente novato mas de grande talento.
Nolan reescreveu o cenário e os personagens com uma abordagem mais realista, diferentes das abordagens, fantasy ou góticas que frequentemente vemos.
Agora interpretado por Christian Bale que consegue a junção perfeita do bilionário excêntrico com o calculista Batman, tem a origem recontada de uma forma mais coerente.
Viajando pelo mundo em busca de lidar com sua raiva, ele encontra Ra's al ghul interpretado por Liam Neeson que o treina na "Liga da Sombras", seu treinamento é baseado no ninjutsu, o que exemplo a agilidade e a astucia do Batman nos combates. Assim que ele volta, conhece Lucius Fox, que é um cientista da Fundação Wayne, o que explicar o desenvolvimento das tecnologias do Batman. No aspecto investigativo, o morcego conta com James Gordon, que ainda não é comissário!!!
Nos quadrinhos estamos acostumados a ver o "Batman sabe tudo" que é engenheiro, detetive, mestre marcial, mas na versão de Nolan, temos um Batman com limitações mais humana e realista.
Bale junto com Michael Caine - que interpreta o Alfred - fazem uma atuação incrível que enriquecem o teor dramático dos personagens.
As cenas de ação estão empolgantes, embora em alguns momentos você tem dificuldades de ver alguns golpes (na verdade, agente realmente não veria os golpes do Batman). O novo bat-movel é apresentado como um Tumbler que deixa qualquer nerd doido (o que lembra muito a versão do quadrinho Batman Cavaleiro das Trevas de Frank Miller) quando ele atropela os carros da policia!!!
Nolan construiu um cenário tão realista que, que sempre que aparece algum elemento fantasioso, lhe da um pequeno incomodo e ao mesmo tempo a sensação de ignora-lo. Alguns movimentos do Batman quando ele ataca os bandidos no escuro (os sujeitos voam) ou some do nada no meio de uma conversa, ficam difíceis de explicar. Até mesmo uma arma das Indústrias Wayne que evapora qualquer liquido que aparece do nada para completar o trama, também ignoramos para o bem do filme.
O filme é fantástico, mas no final do filme que ocorre vários eventos ao mesmo tempo, deixa alguns espectadores confusos (admito que só entendi 100% da cena depois de assistir algumas vezes).
O novo recomeço do Batman tem êxito com uma história bem contada.
Nota 9

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 


Batman o Cavaleiro das Trevas (2008)


Sinopse:
"Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego."

Comentário Nerd:
Em 2008 com o titulo mais conhecido do personagem e com seu vilão mais icônico, Nolan vem expiradíssimo para a maior aventura do morcego nas telas!!!

Agora ja com a história do personagem construída, lhe dá mais espaço para inserir novos personagens, Harvey Dent interpretado por Aaron Eckhart - que contribui mais para a história como Harvey do que como Duas Caras - e o Coringa interpretado por Heath Ledger,
Christian Bale tem o tempo de filme bem equilibrado entre Bruce Wayne e Batman, onde as cenas com Bruce é mais investigativa (deixando os CSIs com inveja), enquanto Batman é mais ação, que estão muito boas por sinal, as cenas estão mais claras e mais criativas, fora o novo veiculo do Batman (Bat-moto) que ajuda em mais cenas.
No trama Harvey Dent é um promotor publico que inicia uma nova campanha contra os criminosos de Gothan, assim todo o trama ocorre entorno desse personagem.

Já o Coringa, o diretor usa e abusa da insanidade do vilão que acompanhado por uma trilha sonora que lhe dá agonia, deixa bem claro por que Coringa é o arqui-inimigo mais famoso do orelha pontuda.
O Coringa cria uma série de situações (algumas até parece um pouco forçadas) que testa todos os limites do morcego, tanto intelectual quanto físico, mesmo usando todos seus recursos Batman parece impotente em alguns momentos. Até sua voraz capacidade de interrogar pareceu inutil contra o Coringa. Sim tem varias partes do filme que pensamos "Será que ele vai conseguir???". Sim o Batman o detém mais pagando preços altos, o que deixa o filme mais marcante (não vou falar quem morre, assistam quem não viu).
Nota 10

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 



Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

sta

Sinopse:
"Oito anos se passaram desde que Batman desapareceu na noite e passou de herói para fugitivo. Ao assumir a culpa pela morte de Harvey Dent, o Duas Caras, o Cavaleiro das Trevas sacrificou tudo pelo que ele e o Comissário Gordon esperavam ser o melhor. Por um tempo a mentira funcionou, com a criminalidade em Gotham City sendo destruída pela lei anti-crime de Dent.
Mas tudo irá mudar com a chegada de uma ladra com interesses misteriosos. Muito mais perigoso, porém, é o aparecimento de Bane, um terrorista mascarado cujos planos cruéis para Gotham buscam tirar Bruce de seu exílio autoimposto, mas mesmo usando novamente seu capuz e sua capa, Batman pode não ser páreo para Bane."

Comentário Nerd:

Quando terminei de ver Batman o Cavaleiro das Trevas, me perguntei: "como Nolan vai fazer um terceiro filme melhor do que o segundo??? Só pelo fato dele ter usado os melhores elementos do personagem no segundo filme, o terceiro parecia uma missão quase impossível, mas o diretor Christopher Nolan é conhecido entre os cineastas por sempre surpreender em seus filmes, então a única opção do diretor, era fazer uma conclusão, no mínimo épica!!!!!
Cuidado, Spoilers pra Caraio!!!!!
A primeira cena tem um Bruce Wayne mais velho de bengala e alguns cabelos brancos, a primeira coisa que me veio em mente foi àquela sensação nostálgica e que seria um filme discutiria a importância do legado do Batman... E foi isso mesmo, o que Nolan fez muito bem.
No cenário de Nolan não temos um robin ou bat-girl, alguém para assumir o manto do morcego, e na interpretação mais dramática e mais pesado de Bale, deixa bem clara essa preocupação. Bruce também demonstra feriadas dos anos de combate ao crime, precisando de equipamentos para reforços musculares.
Então surge Bane, que ao contrario do Coringa que tem uma insanidade caótica, a insanidade de Bane é logica e calculista, ele se preocupa muito mais com o impacto e as simbologias de seus atos do que o ocorrido em si (Como um Batman reverso), por exemplo, é a ideia de derrubar a "Lenda Batman" nas mãos em vez de dar uma saraivada de balas, mas já chego lá!!!

A atriz Anne Hathaway está muito bem no papel da Mulher gato, porém a ideia de magrelas derrubarem homens bobando sempre "desse quadrado" (Hhhhuuugg).
Com a chegada de Bane, volta a necessidade do Batman e acaba confiando na ladina mais famosa e mais gostosa dos quadrinhos, que nos leva a cena que Batman cai na armadilha e é trancado junto com Bane (dá até frio na espinha, não desejo para ninguém isso).
E finalmente o Batman cai... Para quem não sabe, o Bane quebra as costas do Batman nos quadrinhos também...


Isso da uma puta espaço no filme para Gary Oldman como Gordon e Joseph Gordon-Levitt, que é o "Robin" do Nolan, os dois desenrolam a história. A policia que nos outros filmes pareceu inútil e corrupta, nesse filme são tratados como heróis, mas ainda inútil, por caírem na armadilha de Bane. Por outro lado, de Bane está muito bem elaborado (espero que ninguém faça isso na vida real), ele tranca a cidade a cidade de Gothan com uma bomba nuclear, ainda impõem uma anarquia com ajuda dos armamentos roubados do Batman.
 
Alfred sempre esteve bem em todos os filmes com suas sábia palavras, mas dessa vez Michael Caine arrebentou, todos os seus dialogos vem carregados de emoções dando lições de morais que serve para todos!!!!
 
O problema do filme é que demora muito para o Batman voltar o que nos faz sentir falta mais da presença do Batman nas telas (já explico a seguir), e quando ele volta, tudo ocorre rápido demais o que deixa um pouco confuso como no primeiro filme.
Um dos maiores problemas do Nolan foi o tempo de filme, a primeira edição deixou o filme com 4 horas, ai deve a segunda que finalmente deixou o filme com 2:40 horas. Acredito que isso deve ter atrapalhado muito o que Nolan queria fazer, isso resultou em algumas cenas que simplesmente são postas no filme que acabamos não entendendo por que ela está lá. Por exemplo, a personagem Miranda Tate, a filha de Ra's Al Ghul, não sei por que ela esta la, o filme teria rolado muito bem sem ela.

Por querer tonar o filme poeticamente épico, vemos menos a presença do Batman nas telas e menos ação (queria que no mínimo, igual ao segundo filme). As duas lutas contra Bane, embora mais dramática - onde vemos até o Batman berrar de raiva - estão mais lentas e um pouco repetitiva. Contudo, um ponto que gostei, foi o ponto fraco do Bane, a mascara para respirar (sei la) foi melhor do que aqueles tubos de anabolizantes que qualquer mané (até eu) conseguiria derrota-lo.
O Batman no final, liderando os policiais lembrou-me muito o final da HQ Batman Cavaleiro das Trevas (de Frank Miller) que o Batman também liderava a multidão no momento de crise.
A chave de ouro do diretor, foi o desfecho, o Batman diz que não importa quem está a traz da mascara, mas sim a ideia, que ti leva a pensar que qualquer um pode ser herói. E o mais interessante o personagem John Blake (o Robin) encontrando a batcaverna o que te faz pensar da continuidade do legado do Batman.

Se fosse um jogo de RPG???
Cara, montar o Batman para jogos de RPG é impossível, contudo a versão do Nolan é uma estrutura mais plausível e possível de montar. Quem quiser montar algum personagem parecido com o Batman, o do Nolan é uma boa referência.
Considerações finais:
O filme é bom???
- Sim
Melhor que o Batman o Cavaleiro das Trevas???
- Não
Bateu o filme dos Vingadores???
- Não
Nota: 9,5

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 

 




Nolan e Bale, valeu por nos presentear com essa otima trilogia!!!
Obrigado a todos
rev

Nenhum comentário:

Postar um comentário