Pesquisa no Blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Banalização do Nerd por Massacote!!!


Eu sei que o nome do blog é "RPG MASSACRE" e sei muito bem que deveria tratar especialmente de RPG e afins, porém estamos também postando e comentando sobre outros assuntos que acabam, de um modo ou outro, afetando nós, "Nerds" jogadores de RPG e é sobre essa titulação que venho comentar hoje.

Como em toda dissertação desse tipo, eu deveria começar citando a definição de Nerd, explicando sua história ao longo de períodos, fazendo a famosa contextualização para que o leitor esteja mais informado do assunto principal da postagem, no entanto eu não consigo definir o que é um Nerd ou o que faz uma pessoa ser Nerd.

Na maioria dos casos, Nerds são pessoas com dificuldades sociais, que gostam de coisas fantasiosas, são extremamente peritos em assuntos considerados banais ou enfadonhos para boa parte das pessoas, normalmente não possuem o padrão de boa aparência, tiram boas notas e no fim são considerados diferentes demais pelos outros e excluídos de muitos grupos sociais, quando não de todos. Talvez essa seja uma boa definição para Nerd, mas temos que admitir que existem muitos erros nela, para começar existem muitas pessoas que são classificadas pelos demais como nerd, mas que não tiram boas notas, na verdade não gostam de estudar aquilo que lhes é ensinado na escola e preferem focar suas atenções em outros assuntos (aprender élfico, atirar com arco e flecha, estudar teologia Jedi, hipnose, etc), vi também muitos nerds que são pessoas até acima do padrão de beleza da nossa sociedade (não, não é o meu caso, hahaha), outros que possuem vários amigos, socializam, namoram, se divertem e não vivem isolados.




Então, a definição clássica de Nerd está errada, certo? Bem, nem certo e nem errado, o que está acontecendo hoje é que ser "NERD" está se tornando legal, exatamente, legal. Há alguns anos um cara que se encaixasse nos padrões nerds normalmente tentaria mudar sua personalidade, seus gostos e vontades para não se encaixar mais nesse padrão e ser "zuado" pelas pessoas com quem convive, no entanto, os nerds de hoje se orgulham de o serem e demonstram cada vez mais seus gostos e vontades , o que seria esperado, já que nossa sociedade está caminhando em direção ao desenvolvimento tecnológico e cultural, sendo valorizado o conhecimento e não aparência ou outros artifícios sociais, e nós notamos isso pela grande quantidade de pessoas que se auto-intitulam nerds.
Pelo fato de gostar de tais coisas, de ser nerd, ou até mesmo "cult" estar se tornando algo apreciável pelos outros, muitas pessoas querem se tornar um nerd, na verdade ser nerd está se tornando moda, sim meus amigos, MODA! Eu fico muito contente por muitas pessoas poderem ler seus quadrinhos e não serem taxados de idiotas nas ruas, ou serem alvos de risadas e piadas, e orgulhoso por ver pessoas não se escondendo e sim mostrando aquilo que gostam e sendo elas mesmas, entretanto existem muitas pessoas que querem se tornar um nerd, pois, da mesma forma que ser saradão, jogar muita bola e dançar axé eram o máximo do estiloso, ser nerd esta sendo considerado "estiloso" de certa forma e por isso muitas pessoas que não são naturalmente nerds, ou que seriam naturalmente consideradas como um, pelas definições citadas acima, ou pelo seu gosto e suas vontades, se forçam a ser um e é aí, meus caros amigos nerds, que vemos coisas bizarras, principalmente nas redes sociais ou até mesmo nas ruas, e são tais pessoas que acabam por manchar a categoria nerd da sociedade, por banalizá-la.
Sim, nos manchar, pois, eu considero nerds pessoas, que acima de lerem HQ's, jogarem jogos diferentes, irem a festas para jogar magic ou qualquer coisa do tipo, pessoas que estão e sempre estarão construindo algo novo, desenvolvendo o pensamento, tendo ideias, discutindo, sendo seres pensantes que estão sempre a contribuir com alguma crítica, alguma visão, trazendo mais sabedoria as pessoas, realizando o tão dito "trocar ideais" nas mais banais conversas do dia-a-dia e isso, meus senhores, é ser um verdadeiro Nerd e não saber o nome de todos os heróis existentes da marvel e da DC, ser Nerd é pensar, descobrir, idealizar e compartilhar o conhecimento com o próximo. Ser Nerd é imaginar!

5 comentários:

  1. Muito bom a postagem Massa hahaha

    Daqui a pouco vão fazer a "Fashion Week Nerd"

    ... que merda

    ResponderExcluir
  2. Palmas para o Massacote!!! Falou muito mas falo bonito!!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade. Após postar isso fui dar uma fuçada nos caminhos da internet e até achei guias do tipo: "como se tornar um nerd!", que porra é essa mano?!?!? Outra coisa é a porra do seriado Big Bang Theory, agora todo mundo quer ser nerd porque tá passando na Tv uma galera nerd e engraçadinha. Me chupem, por favor!

    ResponderExcluir
  4. A idéia do blog não é falar sobre RPG?

    ResponderExcluir
  5. Ola Mirian, tudo bem ? :D

    O RPG é o "carro-chefe" mas o blog tem várias funções.
    "A princio, o RPG Massacre é um espaço para falar de qualquer assunto do ponto de vista do Nerd, sobretudo Nerd que joga RPG. A segunda função do blog é divulgar trabalhos artísticos culturais que as pessoas não conhecem, sobre tudo dos artistas não conhecidos pela mídia.

    Como pode ver nos "Tópicos" o blog fala de varios assuntos que sejam pertinente aos nerds rpgistas!!!
    Caso tenha sujestão para um novo tema, so enviar um e-mail para impudico1@hotmail.com

    um abraço

    ResponderExcluir