Pesquisa no Blog

segunda-feira, 14 de abril de 2014

(Crítica) CAPITÃO AMÉRICA 2: O Soldado Invernal!!!!!

Salve Nerdaiada


Semana passada estreou o filme do Capitão América: O Soldado Invernal, e conforme as expectativas geradas pelos trailers, o filme é BOM PACARAI!!!!!!!!! Tão bom, que gerou a questão: É o melhor filme de super-herói???... Será???... Clica ai e vamos analisar a bagaça...


Trailer

Sinopse:
"Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores - The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson)."
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-193113/


Crítica Nerd:

Cara... Filmão!!! Para entender o porque esse filme é foda, vamos voltar um pouquinho. Desde do primeiro Homem de Ferro, a Marvel definiu a fórmula de seus filmes: humor, roteiros simples e ação mediada (comparado aos quadrinhos). Quando vimos o primeiro Capitão América, eles seguiram a mesma fórmula. Ok que eles conseguiram apresentar e explicar o personagem, mas para nos que somos fãs ainda falta muito para o Capitão América que conhecemos nos quadrinhos.     

No entanto a Marvel não é boba, e escutou as críticas dos fãs no sentido de melhoria. As minhas críticas ao Capitas no cinema, foi a falta de ação e porradaria que estamos acostumados a ver no HQ e a falta de exploração das capacidades do personagem. Nesse segundo filme, parece que nossas preces (pelo menos a minha) foram atendidas. Eles deixaram de lado a "fórmula do Homem de Ferro" e deram mais um passo ao desenvolvimento conceitual de filmes de super-heróis no cinema.



Nas oficinas de RPG, além dos poderes e habilidades, há duas preocupações no super-heróis que o jogador deve ter: 1º Como ele vai obter informações sobre os crimes? 2º Como ele vai se deslocar até o campo de batalha?... No caso do Capitão América, que acorda no seculo XXI, perdido, sem guerra, sem parentes e amigos, é perfeitamente lógico que ele esteja com a Shield, e é assim que começa o filme.
A primeira cena do filme já mostra o Capitão em uma operação militar com a Shield em um barco terrorista, mostrando quais são as capacidades do personagem e a nova leitura feita pelos diretores Anthony e Joe Russo. A cena encerra com o empolgante combate do Capitas com Batroc que é interpretado pelo lutador do UFC Georges St-Pierre. Vejam que foda.


Essa cena serve de gancho para o restante da história. O titio Nick Fury investiga o caso, e acaba esbarrando com uma conspiração dentro da Shield, e quando bomba está explodindo em sua mão, ele passa a bola para o Capitão América sendo o único sujeito confiável (esse evento afeta drasticamente a série dos Agentes da Shield). Com "o do Capitas na reta", isso o coloca de frente com o Soldado Invernal, que é a ponta do iceberg de toda a merda.


Isso dá ignição para vários reviravoltas, muitos tiros e explosões (inocentes morrem a doidado), ligados com excelentes cenas de ação!!!! Antes de falar mais do Capitão, vamos falar dos outros personagens que aparecem no filme.



Personagens

Nick Fury, tem mais participação e importância do que no Vingadores. Com o direito a uma fantástica cena de perseguição!!! Maria Hill e Sharon Carter também estão lá, embora sejam aborda superficialmente, elas também fazem sua parte. Outros personagens que também são apresentados, são Alexander Pierce que é o cabeça da Shield, e o Brock Rumlow (futuro Ossos Cruzados), que começa como agente da Shield, que em seus poucos momentos consegue ser intimidador.


Sam Wilson, o Falcão interpretado por Anthony Mackie, está ótimo. Estava torcendo o nariz, pensando que o personagem seria deixado como figurante, como foi feito com o Gavião Arqueiro (mais a frente falamos dele), mas não. Embora ele também não teve muito tempo de tela, ainda assim, o pouco que ele aparece faz muito sentido para a história e o deixa bem claro quais as intenções do personagem. E ainda teve direito a ótimas cenas aéreas.


Viúva Negra contracena com o Capitas maior parte do filme. Vi alguns críticas dizendo que mesmo com mais tempo de tela, a história da personagem não é retratada, a deixando vária... Discordo, como ela é uma espiã, seu passado deve se manter oculto mesmo, e acredito que para ela não importa, o importante é fazer o necessário para cumprir sua missão. Talvez após o evento do final desse filme, deixe sua origem mais expostas!... Independente do que vão fazer com a personagem, em Capitão América 2, ela é a parceira perfeita para Steve Rogers tanto nas cenas de ação, quanto no desenrolar da história.


Embora no nome do filme tenha o Soldado Invernal, ele não é o foco do filme. Sim, ele é o vilão mais foda e mais implacável do filme, todas as cenas que ele aparece, demonstra perigo e tensão, através de ótimas coreografias de ação. Ele tem poucas falas e o roteiro não desenvolve sobre o personagem, eu não achei ruim, acredito que era o objetivo do roteiro, deixa-lo no mistério.


Finalmente o Capitão América que estava simplesmente fantástico!!!!!!!
A produção fez um ótimo trabalho de preparo para deixa-lo o mais próximo e crível do que imaginamos de como ele realmente seria. Não só isso, as cenas estão muito parecidas com os quadrinhos, sobretudo as manobras com o escudo estão mais elaboradas e fantásticas.
Cenas como o Capitas pulando de prédio, socando várias pessoas ao mesmo tempo e até derrubando o Quinjet da Shield no braço, para quem é fã das antigas do Capitão América ficarão loucos com essas cenas.

   
Não só as cenas do capitão, mas todas as cenas de ação com todos os personagens estão excelentes, fazendo jus em comparação com a trilogia Bourne, elas estão rápidas, dinâmicas e criativas. Marvel está de PARABÉNS!!!
O filme não se segura apenas com a ação, todo o trama foi muito bem elaborado, tornando relevante para todo a mitologia Marvel no cinema. Ouvi críticas de pontas na história que não foram explorados (pontas soltas no roteiro), mas discordo, assim a Viúva Negra, todas as informações que foram exploradas no filme, são informações que precisávamos saber para continuidade do filme, o que não foi explorado é porque não precisávamos ser saber agora. Afinal também não daria tempo de explorar tudo né!!!

Aproposito, ficamos nos perguntando onde o Gavião estava no meio de tanta tretas, mas ele não aparece porque já tem personagens demais... Também concordo, melhor assim, competir espaço com o Falcão não ficaria legal.



Se fosse em um jogo RPG???

Seria perfeito!!! Todas as ideias do filme seriam perfeitamente cabíveis no RPG, tanto pelo mestre narrando, quando as jogadas do player.

Considerações Finais

O filme é excelente, acerta em todos os pontos. As únicas coisas que me incomodou (não que seja uma falha), é o Chris Evan, embora ele ainda não tem a cara do Capitão que conhecemos dos quadrinhos, ele estava bem em todas as cenas, exceto as cenas com grande carga emocional!!! Seu inimigo nesse filme é seu melhor amigo, embora Evans se esforce, ele não emociona!!!
Outro ponto, é a cenas dos porta-aviões da Shield caindo (que já vimos no trailer, não é spoiler) que achei que seria a cena mais empolgante do filme, mas não foi!!!
Fora esses dois detalhes é um excelente filme de ação de super-herói, sobretudo pelo fato de darem uma boa desenvolvida no personagem. Para quem não conhece se pergunta, "no meio de Hulk, Homem de Ferro e Thor, por que o Capitão América é o líder dos Vingadores???"... Esse filme responde essa pergunta explorando todas as potencialidades do personagem em tela!!!!



É o melhor filme da Marvel?

Acho que em nível técnico sim, as cenas de ação e diálogos estão muito mais elaboradas, até o excesso de humor (que acho desnecessário) foi reduzido. Até em questão de currículo da produtora Marvel, ela estabeleceu um novo nível de qualidade para atingir/esperar dos próximos filmes de super-heróis.
Mas ainda assim, não me arrisco a dizer que é melhor que os Vingadores, considerando que ele tem sua importância histórica sobre o gênero de super-heróis no cinemas.
... Em fim, não vou responder. Assistam e tirem suas próprias conclusões hahaha.

Nota: 9,5
   
Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 

Vamos curtir algumas imagens e torcer que os próximos filmes Marvel seja tão bom quanto esse.



Para quem não conhece a personagem, olha a Sharon Carter ai...





Capitao America 2 27mar2014 06

Capitao America 2 24Fev2014 06

Capitao America 2 poster 01mar2014 01

Capitao America 2 poster Mondo 03Abr2014 02

Capitao America O Soldado Invernal 04Fev2014

Um abraço a todos!!!!!!

2 comentários: