Pesquisa no Blog

sábado, 26 de abril de 2014

Arquétipos SUPER-HERÓIS PARTE 1 Universos Realistas!!!

Salve Nerdaiada



Por mais que sejam jogadores veteranos ou não, a maioria quando pega para jogar Supers, a maioria se perde devido o cenário haver muitas opções!!! Então para facilitar a vida de "gregos e troianos", vou tentar explicar alguns arquétipos que eventualmente encontramos no cenário de Supers...




Já vi alguns jogadores repudiando os cenários de Supers por ser muito abrangente e desequilibrado (comparado a outros sistemas), o que confundi a cabeça do jogador para montar o personagem, e do mestre para narrar. Eu diria que o cenário Supers lhe permite jogar com qualquer personagem que quiser... Então como fazemos?
A dica é: quando um jogador lhe apresentar uma ideia, compare com algum outro arquétipo de personagem que já existe e a use como estrutura para orientar o jogador a montá-lo ou como narrar para ele.
Normalmente defino uma aventura de Supers com: Realista, Semi-fantasioso, Fantasioso e Super- Fantasioso!!! Na primeira parte vamos começar pelo básico, ARQUÉTIPOS REALISTAS.
Esses personagens são aqueles que não possuem poderes, então eles dependem muito de suas habilidades e estratégias para vencer a aventura. Vejamos a seguir...

Os Aventureiros Clássicos

Considerando que a maioria dos personagens de RPG são aventureiros, em tese, os "aventureiros clássicos" são a forma para qualquer tipo de personagem. Normalmente os clássicos não tem uma especialização especifica, mas sim habilidades diversas e equilibradas, os possibilitando estar em vários tipos de situações e aventuras. Eles se destacam por entrar nas aventuras voluntariamente devido ao seu senso do dever, suas maiores armas são o improviso e expertise!!!

Exemplo: Indiana Jones, Flash Gordon, Tintin, Jack, Jack Burton.


Os Detetives

Os Detetives são os personagens fundamentais para qualquer aventura. Suas habilidades não são tão focadas em combates, mas sim na inteligencia e suas habilidades de investigação, sendo os mais capacitados para obter informações no jogo.
Esses personagens são aqueles que derrotam os inimigos através de um plano técnico (nada de fazer as coisas sem pensar). Cabe ao jogador um raciocínio lógico para acompanhar o personagem e o desenrolar da história. Aventuras de mistérios e casos nãos resolvidos são prato cheios para esses personagens.

Exemplos: Sherlock Holmes, Dick Tracy, Gil Grissom.




Caçadores

Caçadores são aqueles equipados para rastrear e encontrar um único tipo alvo. Eles normalmente estudam, treinam e se equipam adequadamente para sua caça. Em última instância, caso precise rastrear outro alvo, ainda assim suas capacidades de caça costumam ser eficientes, cabe a eles, só se equipar antes.

Exemplo: Allan Quatermain, irmãos Winchester, Van Helsing.


Os Militares

São aqueles personagens que servem a uma força militar. Eles costumam ter treinamentos com diversos tipos de armas de fogo, combate corpo a corpo, sobrevivência e seus movimentos são sempre são táticos (estude arte da guerra). Normalmente suas aventuras são operações de ataque ou de resgate.

Exemplo: Rambo, Jack Bauer, Capitão Nascimento.



Os Espiões

São similares aos militares, diferenciando na forma de agir. Os espiões são treinados para disfarces e infiltração, logo costumam usar armas menores, dependendo mais de suas agilidades para enfrentar diversos tipos de inimigos. As habilidades sociais também são fundamentais nas missões de espionais e disfarce. Aventuras que envolva conspirações políticas ou terrorismo, são perfeitas para esses personagens.

Exemplo: Viúva Negra, James Bond, Jason Bourn


Os Justiceiros

Também são parecidos com os militares, só que eles são independentes e não respeitam jurisdição nenhuma. Conhecido como os "anti-heróis", os personagens justiceiros são os mais violentos por usarem os métodos militares como quiser, á mercê do seu próprio código de ética. Eles podem enfrentam os vilões, mas eventualmente são caçados pelas autoridades. Conflitos entre máfia e tráfico com certeza os justiceiros estarão envolvidos.

Exemplo: Justiceiro, Machete, Elektra.




Lembrando que esses não são todos, mas são os mais comuns entre aventuras de "Supers Realista". Na próxima postagem vamos discutir sobre Super-heróis em ambiente Semi-Fantasioso. Espero ter ajudado, dúvidas, sugestões ou contribuições para postagem, é só deixar nos comentários.

Um abraço a todos!!! 

PS: Se você estiver se perguntando onde o Batman se encaixa, ele estará na próxima postagem.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário