Pesquisa no Blog

sábado, 17 de agosto de 2013

RPG Massacre assistiu CIRCULO DE FOGO!!! (Crítica)

Salve Nerdaiada



UuuuuuuuuuooooooooooWWWWWWWWWW!!!!!!!! Cara, Circulo de Fogo é um filme de impacto, toda hora da vontade de gritar, PPP*********, PUT****** QUE PA*****, CCAAA******
... Já fiquei sem folego, clica logo ai pô!!!!!!!



Trailer


Sinopse:

"Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, tem início uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi)."


Comentário Nerd:

Sempre nos questionamos, monstros gigantes são legais, né? Robôs gigantes são legais também? Por que não coloca-los no mesmo filme??? A resposta disso exigiria varias complicações de roteiro, cenário, explicações cientificas, etc... E por incrível que pareça, Guillermo del Toro, conseguiu fazer isso de forma bem simples!!!

Em uma falha geográfica no pacifico, surgem criaturas gigantescas extra dimensionais chamadas Kaiju, ai a humanidade construiu robôs gigantes que se chamam Jaeger!!!... Viu que fácil, por que ninguém pensou nisso antes???

Para quem cresceu vendo seriados Sentais ou Tokusatsus, onde víamos os robôs gigantes derrotando os monstros, sempre fizemos tal discussão, entretanto sempre tinha alguma elemento que falhava, que impedia da ideia se tornar plena. O que eu aponto de maior êxito nesse filme é o encaixe dos elementos desse cenário sustentado por boas justificativas.


Em minhas oficinas de RPG, uso a expressão "quebrar o cenário", que é quando você tem o cenário com a proposta "A", ai você inseri um evento que muda totalmente a disposição a proposta inicial, criando um cenário "B". Por exemplo, o que aconteceria com o mundo que conhecemos de hoje, se um monstro gigante atacasse??? quais seriam as consequências???
A resposta disso pode ser catastróficas para o roteiro, destruindo ou impossibilitando a continuidade da história do cenário. Mas Del Toro, consegue trabalhar e desenvolver uma boa história com esse novo cenário!!!

Como o foco é a ação, 131 minutos de filme não são o suficiente para aprofundar as complexidades desse cenários, mas de uma forma equilibrada, rápida e simples, ele consegue discutir e explanar as concepções, cientificas, religiosas e econômica, desse ambiente!!!!
Por exemplo, curiosamente está sempre chovendo no filme. Não foi um erro do roteirista, o clima é influenciado pelas correntes marítimas, logo se criaturas gigantes, trafegassem e alterassem as corrente marítimas, possivelmente teríamos problemas meteorológicos!!!


Quem são os prejudicados são os personagens que mal da tempo de desenvolve-los, os deixando apenas com os esteriótipos clássicos e a merce do talento dos atores. Charlie Hunnam assume o papel de protagonista interpretando o piloto Raleigh Becket, com o esteriótipo de "herói erante solitário fodão", e que infelizmente é o personagem que você menos lembra no final do filme.
Idris Elba está lá, e faz a sua parte como "general rígido casca-grossa", e ele serve de base para a unica personagem que tem a história construída no filme, Mako Mori (Rinko Kikuchi), co-pilota Becket, que é a unica personagem que faz sentido na história.
Os outros são esteriótipos que serve para completar os espaços, o "mentor conselheiro", os "cientistas malucos", "o bonzão folgado" e assim por diante.

O segundo ponto que Guillermo acerta, é as discussões de escala dos robôs, você consegue ter realmente a sensação de estar vendo um gigante de muitas toneladas andando pela cidade, que esmaga tudo que está no caminho. O que dá mais enfase nas cenas de ação que estão de tirar o folego.

Sempre que vejo essa cena da vontade de berra: " PUUUUUTTTAAAAAA QUUEEE PPPAAAARRRIUUUUU!!!!"


Visualmente o filme é rico, muito detalhes a serem observados nos robôs e nos monstros, (um daqueles filmes que valem ser revistos várias vezes só para prestar atenção nos detalhes), Del Toro dá características e personalidade a cada Jaeger e aos Kaijus, fora a ótima interpretação de contextualização na história. 


Considerações finais

Circulo de Fogo é um bom filme... Se você é nerd o filme é excelente!!! Ele trás as nostalgias, o filme é praticamente uma homenagem aos elementos clássicos do cultura nerd oriental, tudo isso bem equilibrado num ótimo roteiro e ótimas cenas de ação.
Pena que não dá tempo de fazer todas as discussões afundo, por outro lado se fizesse, seria um filme de quase 5 horas!!!
Vamos aguarda ansiosamente as versões estendidas do diretor!!!!


Se fosse um jogo de RPG???

Simplesmente perfeito!!!!!
A mesma discussões que os Nerds fazem, os RPGistas também fazem. Como jogar um RPG de Mecha???? Guillermo Del Toro dá as respostas para isso!!!
Sobre esse tema, cabe uma outra postagem especifica para discutir sobre como narrar nesse cenário do Circulo de Fogo

Nota: 10

Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 


Nenhum comentário:

Postar um comentário