Pesquisa no Blog

sábado, 4 de maio de 2013

HOMEM DE FERRO 3 por Mestre Morfeu (Crítica)

Salve Nerdaiada


Começa aqui a fase 2 dos filmes Marvel, e uma possível conclusão para Tony Stark. Será o campeão da Marvel conseguiu alcançar as expectativas?????? Clica ai que eu respondo...(cuidado, está cheio de SPOILERRRRR)



Trailer:


Sinopse:

"Desde o ataque dos chitauri a Nova York, Tony Stark (Robert Downey Jr.) vem enfrentando dificuldades para dormir e, quando consegue, tem terríveis pesadelos. Ele teme não conseguir proteger sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) dos vários inimigos que passou a ter após vestir a armadura do Homem de Ferro. Um deles, o Mandarim (Ben Kingsley), decide atacá-lo com força total, destruindo sua mansão e colocando a vida de Pepper em risco. Para enfrentá-lo Stark precisará ressurgir do fundo do mar, para onde foi levado junto com os destroços da mansão, e superar seu maior medo: o de fracassar"

Comentário Nerd:

Nesse terceiro filme do ferroso, não temos Jon Favreau na direção, e quem assume é Shane Black (roteirista de Maquina Mortífera) que da uma nova dinâmica para o filme do super-herói, diferente dos dois primeiros (veja a crítica Homem de Ferro 1, Homem de Ferro 2). Posto que a maioria esqueceu dos filmes anteriores (até os roteiristas), mas observando que esse filme tem uma proposta, é impossível não falamos  dessas diferenças. Então vamos esmiuçar o filme para entender as mudanças.

Dessa vez temos Tony Stark narrando (o que explica a piada pós-créditos  o filme com flashbacks, em 1999, onde ele apresenta os personagens que estarão envolvidos na história (com o som de "Eiffel 65 i'm blue" que era atualidade na época, mas hoje é um bosta... Nos dá até um WHATAFUCK!!!). E depois ele nos leva ao tempo atual, pós Vingadores, enfatizando as consequências psicológicas do evento para o Stark. As cenas intercalam com os vídeos/mensagens do terrorista Mandarim, que são sérias, firmes e tensas. São as cenas mais enriquecedoras do filme. O longa segue com um enredo mais rápido e mais denso, as vezes até empurrado, com uma séries de detalhes, conectadas com mais ação e piadas forçadas o tempo todo!!!



O enredo não desenrola com a mesma leveza e facilidade que os filmes dos Jon Favreau, o que eu acho um problema para o personagem!!!
Se você for analisar bem, Tony Stark é um burgues FDP, que sobrevive explorando os outros (e tratando seus robozinhos como escravos, cadê o direito dos robôs???). Jon Favreau tinha a sutileza de colocar debaixo do tapete todos esses karmas ruins e fazia um filme suave, deixando um personagem chato bem agradável!!!
Shane Black não tem a mesma sutileza, o que deixa bem mais claro a verdadeira faceta do personagem Tony Stark, que é um Filho da puta!!!!!!! Assim cabe apenas ao Downey Jr. sozinho garantir a qualidade do filme... Ainda bem que o cara é foda!!!!!

Nota: O roteiro da tanta ênfase para as consequências do filme dos Vingadores, que ele até esquece dos dois filmes anteriores do ferroso... Aposto que o público também esqueceu!!!!!

O roteiro começa com a premissa de que "no meio de deuses e aliens, eu sou o que?...Só um homem enlatado!!!!!!" Então ele perturbado e paranoico com isso, ele começa a trabalhar em mais 40 armaduras com uma nova tecnologia. Agora ele, com a ajuda do Jarvis, podem controlar as armaduras, ou partes dele, remotamente apenas com pensamento ou coreografias (até que cena dele vestindo a armadura e fazendo acrobacias ficou legal, pois no trailer esta alterado, e ficou meio escroto). O que da uma nova disposição para o filme, mas traz o questionamento... Será que o roteiro vai dar conta desse novo recurso do personagem??? Ou rpgisticamente falando, será que o Mestre vai dar conta de lidar com um personagem mais poderoso???... Olha a merda que vai dar...


Do outro lado da história, temos a crescente ameaça de Mandarim, que é interpretado por Ben Kingsley, que está excelente, admito que essa é a parte do filme que mais faz sentido. Onde na verdade Mandarim é apenas um terrorista/personagem fabricado pela IMA (Ideias Mecânicas Avançadas). Esse é o ponto mais alto do roteiro, onde ele crítica a politica americana e a mídia para contribuir para a fabricação de um (Bin Laden, Gaddafi, Sadan). Esplêndido!!!... Mas ai eles também cagaram...

O Mandarim, na logica, é o líder da organização dos Dez Anéis, organização que sequestrou Tony Stark no primeiro filme (Alguém lembra???). O logo da organização esta no filme, mas ela nem é citada. A organização é substituída - como se nunca tivesse existido - pela IMA - que não tem nada haver com a dos quadrinhos -, que é falada tão superficialmente que se torna insignificante para o filme!!!!

Para os fãs das antigas, se esperavam ver o Homem de Ferro com um puta embate contra seu inimigo clássico Mandarim, se F*****. A verdadeira ameaça é Aldrich Kilian e seus soldados com a tecnologia Extremis (Para quem joga RPG Supers: Corpo de Energia, Super-Força, Regeneração)!!!!!!... Pronto falei, fiquei p**** nessa p*****!!!!!!

Essa é a verdadeira IMA!!!!!!!!
Outro pontos bacana, é a participação de James Rhodes. A questão: O que os Estados Unidos faria se tivessem uma armadura do Homem de Ferro??? Agora como Patriota de Ferro e pintada das três cores, Rhodes invade... Repito, INVADE locais que aparentam ser o oriente médio (ele tem autorização para sobrevoam esse espaço aéreo? quem deu permissão?... Semelhança com a realidade é pura coincidência),  mas no final acabou sendo o palhaço da história. A melhor parte foi quando os vilões usaram sua armadura!!!


"... E sobre as 40 armaduras????"


Calma, chegaremos lá!!! Stark estava cagando para os terroristas, até que seu amigo/motorista/atual chefe de segurança Happy Hogan (que é interpretado pelo ex-diretor Jon Favreau) pressenti e é atingido pela ameaça terrorista. O que nos leva a queda da casa do Stark, que é a melhor cena do filme!!!!!!!!!

A partir dai, temos as armaduras dos filmes anteriores destruídas, Mark 42 falhando - ainda incompleta e mas ainda assim a mais adiantada das novas 40 armaduras remotas - sendo a única opção de ação para o Tony, e com traumas pós-Vingadores, Stark fica pirando toda hora. Mas acaba sendo ajudo pelo jovem Harley, que o faz reencontrar como "o mecânico" (Nota: é chato o Stark zoando e abusando da inocência e boa vontade da criança, mas por outro lado ele deu um PS3 para moleque no final do filme... Eu acho)!!!

Assim, temos a oportunidade de vermos o Tony, em boa parte do filme, agindo com sua astúcia no estilo James Bond, o que poderia ter sido muito bom, se os produtores não estivem preocupados em fazer piadas toda hora!!!!!!

E ai, finalmente chegamos ao final da história...


  • As 40 armaduras aparecem do nada e sai um quebra para pau da p**** contra os soldados extremis, que é legal, uma puta cena de ação!!! Mas sem importância algum para o roteiro, as armaduras eram diferentes, mas todas faziam a mesma bosta!!!! 
  • James Rhodes, também não muda o panorama do filme, além de servir como alivio cômico toda hora!!! Ele tem uma ou duas cenas de ação, mas também insignificantes, nada que o Homem de Ferro não faria!!!
  • A cientista Maya Hansen, serve para encalçar a história, mas o roteirista fica sem saber o que fazer com ela e a tira da história de qualquer jeito!!!! 
  • Guy Pearce atua muito bem, mas no seu combate contra o Homem de Ferro, ele tenta enfodecer com  uma tatuagens de dragão grita "Eu sou o Mandarim"... Mas não intimida!!!
  • Gwyneth Paltrow mantém a mesma qualidade em seu papel, mas no final o vilão coloca extremis nela, e ela da uma voadora no vilão e resolvido o assunto!!!... Desnecessário!!!
  • Não adiantou nada ter enchido o filme de armaduras, os vilões as destruíram muito fácil e as que sobraram o Stark as destruiu para agradar a namorada!!!!!
  • E na ultima cena, Tony Stark fez uma cirurgia e tirou os estilhaços do coração!!! AAAAAAEEEE... Esperai... Por que ele não tirou antes??? Esqueceu o numero do cirurgião???   
Soldados Extremis 04abr13


"Mas esperai,  quais são os pontos bons do filme que garantem o ingresso??????"

Primeiro a cena da casa caindo está muito bem montada, a bomba estourando na cara de Tony e ele vestindo a armadura no meio do tiroteio ficou muito bom. Até lhe da a sensação claustrofóbica com a fotografia de dentro da armadura que ele estava deixo d'água, com tonelada da casa na cabeça. Pena que ele sai dela de um jeito idiota!!!
A segunda cena o do avião onde tem várias pessoas caindo e o Homem de Ferro se matando para salvar todos... Acho que algumas leis da física questionável ali, mas a cena ficou legal então deixa quieto!!!
E em terceiro é Ben Kingsley que está intimidador quando Mandarim e com as piadas mais engraçadas do que o Downey Jr no filme com ator de segunda linha!!!!

... Esses pontos valem o ingresso!!!


Se fosse num jogo de RPG??????

Todas as sequências cenas do filme funcionariam muito bem como um jogo de RPG, fora as piadas!!! Sobre  40 armaduras, quando um jogador pede um monte armas ou armaduras, o mestre imediatamente vai colocar um vilão mais poderoso (mesmo que não aparente) para tirar ou equilibrar o jogo. Ou seja, compensa bem mais você usar a cabeça e vencer o jogo com uma armadura do que ter um monte que vai perder facilmente!!!!!!!!


Considerações Finais

Mesmo com esse monte de detalhes e furos no roteiro, ainda assim o Homem de Ferro 3 é um bom filme de ação!!! Não como um filme de super-heróis que saímos do cinema refletindo sobre um dilema moral (... bom o dilema do filme era "nos criamos nossos demônios". O que aprendemos com isso??? Não seja como Tony Stark???), mas sim como um filme de ação que nos empolga. 
Homem de Ferro talvez não seja um super-heróis perfeito o Super-Homem é, mas ainda continua sendo um ótimo personagem que nos proporciona boas discussões!!! Embora acredito que o maior problema desse filme sera o fato dos produtores terem se preocupado tanto em ganhar dinheiro com publicidade e linhas de brinquedos, que acabaram esquecendo da qualidade do filme!!!!!!!!


Nota O que significa Referências para o RPG
10 Você não pode morrer antes de ver esse filme Todas
9 Filme  excelente Todas
8 Filme muito bom, só peca em alguns detalhes Quase todas
7 Vale ser visto pelo menos uma vez na vida Tem algumas boas
6 Assista se você não tiver nada melhor para fazer Tem uma boa
5 Melhor que novela Não tem 
4 Novela Não tem 
3 Que bosta Não tem 
2 Muita bosta Não tem 
1 Dá para limpar a bunda com esse filme Não tem 



Bom, já sabemos que a mulherada vai ver o filme do Homem do Ferro por causa do Downey Jr., mas pelo menos nesse filme temos uns rostos femininos para rechear a tela para os nerd punheteiros de plantão!!!



Pós-creditos!!!!!!!


Dessa vez a Marvel foi mão de vaga. Ficamos na expectativa de uma previa para o próximo filme ou algum contexto sobre o universo Marvel, mas dessa vez temos só um Ruffalo contando uma piada!!!!


... Que bosta ¬¬


8 comentários:

  1. Pensei o mesmo na maior parte e para o pessoal que joga, escreve e lê coisas do tipo, irão provavelmente ter a mesma opinião.
    parabéns o blog ta bem legal.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que ele,só retirou os estilhaços agora porque,si ele usou o extremis depois que retirou os estilhaço do peito o extremis ia consegui recupera a ferida que os estilhaço da bomba fez pra perto do coração dele!

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia que o Stark tinha no corpo dele também era extremis, ou vc quis dizer que ele usou o extremis depois do combate???

    ResponderExcluir
  4. blog merda tem avaliar tudo o filme foi massa e pronto daquiapoco ta avaliando ate a respiraçao do cara se ferra cara

    ResponderExcluir
  5. que um filme bom faz então seu merda

    ResponderExcluir
  6. a e nota 1000000000000000 seu merda nao 8 a e vc que fez isso deve ser um nerd punheteiros de plantão!!! seu merda

    ResponderExcluir
  7. Eu faço a crítica porque não gosto de consumir qualquer coisa que vejo, e também serve de aviso para outros não se iludirem.
    Sou fã da Marvel, e já que tenho que pagar para assistir, no minimo gosto de algo com qualidade.
    Se critiquei é por que tenho argumento!!! Se vc gostou do filme, ótimo, seu direito. Contudo se vc achou esse filme tudo isso é por que não conhece os quadrinhos, por que ai viria que não tem nada a ver.
    Cada um tem direito de opinar, mas não de ofender.
    Obrigado pelo acesso e pelo comentário.

    ResponderExcluir