Pesquisa no Blog

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contagem Regressiva...Aquecimento Para os VINGADORES por Mestre Morfeu (PARTE FINAL, pretendo pelo menos)

Salve Nerdaiada



Como vocês estão acompanhando, estou postando as criticas dos filmes Marvel, como um aquecimento para o filme dos Vingadores, e essa é a terceira postagem que estarei comentando de Capitão América, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, e finalmente... O que esperarmos do filme dos Vingadores???? (Espero concluir nessa, ufa!!!!!)


Só recapitulando, já vimos a ideia que iniciou em 2002, e finalmente deu o primeiro passo em 2008 com Homem de Ferro e Incrível Hulk (clica aqui se você não viu a primeira parte) e em 2010 com Homem de Ferro 2 e Thor em 2011 (clica aqui se você não viu a segunda parte). E finalmente a "cabeça de praia" para os Vingadores em 2011 também foi...

CAPITÃO AMÉRICA o Primeiro Vingador



Esse filme foi o que deu mais deu dor de cabeça e cagaço para a Marvel, a ideia do filme do Capitão América vem de longa data!!! Foram lançados vários filmes sem sucesso, o ultimo foi em 1990, olha ai:



O capitão sempre funcionou nos quadrinhos, mas nunca fez sucesso em outras linguagens, mesmo depois dos anos 2000 que a Marvel iniciou a geração dos filmes de super-heróis no cinema, o filme do Capitão América ainda era inviável!!! A maior preocupação Marvel era: "em um mundo com uma rejeição da politica americana, como fazer sucesso com um filme do  Capitão América???"... Difícil né???

A maioria das pessoas que não conhece o personagem acha que é nada mais do que um patriotismos ideológico barato dos americanos, mas na verdade o Capitão América é um defensor da justiça, verdade e democracia, não importando em qual país ou planeta ou galáxia... o Capitás é o Capitás!!!!!!

Um bom exemplo para quebrar esse paradigma, é uma série recente chamada Guerra Civil (Civil Wars), o capitas se opôs a uma lei do governo e foi considerado criminoso. Além de ser preso ele foi baleado perante o julgamento, ou seja, liberdade e democracia "is dead"!!!!!!


Em fim, como mostrar para as pessoas, que não conhecem o personagem, que ele NÃO é um representante de um governo, mas sim de uma ideia??? A oportunidade que a Marvel teve foi à ideia do filme dos Vingadores saiu do papel!!!!

Cada filme anterior tinha a função de apresentar o personagem e o cenário, contudo o filme, devido todos esses fatores citados acima, o filme do Capitás acabou sendo mais uma previa pros vingadores do que propriamente um filme do Capitão América, tanto que no nome do filme isso já está bem claro: "O Primeiro Vingador".

O filme deveria ser ambientado na segunda guerra, mas a Marvel não queria um "Resgate do Soldado Ryan", então o diretor Joe Johnston propôs algo diferente, além de ser um filme de super-heróis, ele quis fazer um filme inspirado nos clássicos de aventuras dos  Indiana Jones!!!... E não é que deu certo!!!!

O filme, mesmo sabendo que estamos na segunda guerra, ele traz o Caveira Vermelha, Hidra, Cubo Cósmico, e também são citados os deuses nórdicos e o Howard  Stark (pai do Tony), que ficou mais com cara de histórias em quadrinhos do que um filme de guerra.

Outro ponto que foi polemico no filme, foi à escolha do ator Chris Evans para interpretar o Capitas, lembrando que ele já viveu o Tocha Humana no Quarteto Fantástico...


Além disse, o ator participou de outros filmes de comédia romântica pastelona, ai os fãs pensaram: "Vão botar esse mané para interpretar o lendário Capitão América???... Vai dar merda!!!"

(Hô Morfeu, para de enrolar e fala logo o que ce achou do filme, porra!!!!!!)

O filme começa com a parte mais chata e também mais importante do personagem, o momento que ele é descongelado no tempo moderno!!! Nas histórias originais são os Vingadores que encontram o Capitás, mas nesse novo contexto - pós Supremos - O Capitão é encontrado pela Shield. Em fim, dai até a adaptação dele no mundo moderno é importante e mais chato!!! O impressionante é que o diretor te faz refletir tudo isso em uma cena simples de poucos minutos. Daí, o filme volta aos anos 40...


É apresentado um Steve Roger (Chris Evans magro graças aos efeitos especiais... Bacana!!!) de educação simples e conservadora, já com os valores morais formados e preocupado em fazer algo digno perante os conflitos da segunda mundial. Devido ao seu peso e baixa estatura, depois de várias tentativas, até mesmo falsificando alguns documentos, Rogers não conseguiu se alistar até encontrar o Dr. Abraham Erskine que é responsável pelo projeto do Super Soldado.

O cientista da à oportunidade que Steve queria, suspeitando de que ele possuía os requisitos, pois o doutor estava valorizado as virtudes do sujeito ao para receber grandes habilidades. Não demora muito para que o cientista identificar em Steve Rogers qualidades como altruísmos, perseverança e discernimento, características de suma importância para o que ele se tornaria depois, o Capitão América!!!!!!

Ai começa a ação!!!... Bem na verdade como era a proposta do diretor o filme segue mais num enredo aventuroso do que propriamente a ação!!!!!!! Enquanto a maioria dos fãs estava esperando mais ou menos isso:


Tivemos isso:


... Bom, não está ruim, mas aqueles que estão acostumados a ver o Capitão América atropelando uns 200 caras sozinhos, pode dizer que as cenas de ação ficaram fracas!!!!!!!!

 Por outro lado, considerado que o Capitão América é um personagem difícil em uma situação difícil, podemos considerar que fazer um filme do Capitas usando referências e conceitos clássicos do personagem foi uma PUTA DUMA FAÇANHA!!!

Até o Evans que ninguém estava dando um real pro cara, até que foi bem!!! Quero dizer o Capitão do filme não é o Capitão das HQs dos Vingadores ou o qual citei nos: "TOP 5 Lideres", mas se refletirmos em um Capitão com os princípios do personagem, iniciante como super-herói, teremos algo bem parecido com o que o Evans interpretou!!!!!! Hugo Weaving (eterno Smith) também está bem no filme na pele do Caveira Vermelha, embora não tão bem o suficiente para segurar o filme sozinho. 

Em fim, devido à dificuldades do personagem, o bom trabalho de produção e um bom roteiro (poderia ser melhor), contando que era para se um filme "prologo dos Vingadores", o filme merece...

Nota: 7


Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 


 O pós créditos foi o primeiro Teaser dos Vingadores:



 

Cara, esses poucas cenas no final do filme, já valeu pelo filme todo!!!!! E deixou muito Nerd de plantão já na punheta desde 2011!!! Agora imagina como esses nerds (eu to incluído) estão ansiosos que só a porra pra ver esse filme????? (E falta só uma semana, eita porra!!!!!)

O que nos leva a falar de dois personagens que não tiveram filmes próprios, mas apareceram nos filmes anteriores: Viúva Negra em Homem de Ferro 2 e Gavião Arqueiro em Thor!!!!!!

Viúva Negra e Gavião Arqueiro



Dois personagens que estarão no filme mais, mas não tiveram filmes próprios foi o Gavião e a Viúva!!! De certa forma até concordo por três motivos: Os vingadores sempre tiveram um trilhão de personagens nos quadrinhos, mas independente da formação da equipe, os principais sempre foram Capitão América, Homem de Ferro, Thor e eventualmente (raramente) Hulk, logo é mais importante focar nos filmes dos personagens principais. Outra razão é que para os nerds acompanhar 5 filmes pré-vingadores já foi um tanto difícil, se tivesse mais filmes eu tava fudido para postar tudo seria mais complicado. E o terceiro motivo, os dois são personagens que funcionam melhores em grupo do que sozinhos!!!!!!!!

Ai vem à questão, como inseri-los???
Originalmente, a Viúva Negra (Black Widow), era uma espiã russa, ai devido o contexto da época (Guerra Fria) a personagem foi apresentada como vilã, que só futuramente se integraria aos vingadores. Já Clint Barton, o Gavião Arqueiro (Hawkeye) cresceu e aprendeu suas habilidades no circo, falhou ao ingressar como vilão, então, para recompensar por seus atos, se tornou membro dos vingadores!!!
NOTA: Tenho uma grande simpatia pelo personagem, que embora ele não tenha superpoderes, o cara se tornou voluntariamente um vingador, ou seja, um aventureiro genuíno. Assim como um corintiano protege a marca, legado e ideia de seu time, Gavião Arqueiro protege a marca, legado e ideia dos vingadores, se tornando um dos personagens mais admiráveis por sua determinação, arrogância e audácia (É um FDP no bom sentido)!!!!

Para facilitar o acesso no filme, os dois personagens já são apresentados como agentes da Shield, conceito abordado inicialmente nos supremos, olha eles ai ainda no estilo Matrix:


Olha como ficaram no filme:



Mesmo sem filmes independentes, Viuva Negra (interpretada por Scarlett Johansson) fez uma ponta no filme do Homem de Ferro 2:



E Gavião Arqueiro (interpretado por Jeremy Renner em Thor:



O Esperar de Vingadores ????


O ruim de fazer essas postagens muito próximas da data de estreia do filme, é que a net já esta recheada de informações sobre o filme dos Vingadores, mas vamos continuar apenas com a referência do filme anteriores. Olha esse vídeo só para relembrar:


O filme dos Vingadores foi dirigido por Joss Whedon, não sei se o cara é um bom diretor, mas o importante é que o cara nerd, o que é de suma importância para um realizar o maior filme de super-heróis da história do cinema!!!

Lembram quando falei que antes de apresentar o personagem, deve apresentar o cenário??? (provavelmente não!!!... Nem eu lembro em que postagem falei isso, mas falei!!!!!!) O fato é que a marvel teve essa preocupação, pois é muito difícil apresentar diversos cenários e personagens um filme só, correndo muito risco de dar merda (com os X-men por exemplo, foi mais por que o cenário era o mesmo para todos os personagens)!!!!

Terem apresentado cada cenário, explorado e enriquecido cada personagem antes de reuni-los foi jogada de mestre. Se fosse um jogo de RPG essa tática teria funcionado muito bem (sempre funciona na verdade) e poderia dizer que o filme dos Vingadores, teria tudo para ser um "puta jogo foda!!!"

Não é puxando o saco do Omelete, mas os caras fizeram um vídeo bacana explicando sobre a origem dos vingadores:


Qual moral da história??? Os Supremos lançaram a ideia, que serviu de esqueleto para o filme, ai o corpo da ideia foi recheado pelos conceitos clássicos, o que cada de super-heróis, essa característica vem se tornando mais constante a cada filme. E fico feliz por saber esses conceitos estarão no filme!!!!!

Como eu acho que vai ser o filme??? Com base nos filmes anteriores, já sabemos que Downey Jr será referência no filme, com os melhores diálogos e melhores cenas de ação. Olha o que o Chris Evans falou em uma entrevista:

"Downey é o motivo desses filmes estarem acontecendo. Se Homem de Ferro não tivesse dado certo, nada disso existiria. Então ele é meio que o patriarca, o pai de toda essa franquia."

Ou seja, Dowey Jr. ainda é o dono da bola!!!

Pelo visto, o roteiro do filme terá muitas referência do filme do Thor, afinal o vilão principal será o Loki, embora estou com um pouco de receio deles diminuírem o poder do Thor, assim como fizeram com Hulk em seu ultimo filme. 
O Hulk não será o mesmo que vimos no filme solo dele, mas seja o for, ele esta sendo bem elogiado (Será que nesse filme conseguiram acertar o Hulk???), que provavelmente teremos um Hulk mais controlado e amigável como na vimos na série Avengers Earth's Mightiest Heroes:



Viúva Negra será mais focada na ação do que só a gostosa do grupo, olha esse comercial:


Finalmente o Capitão América... Bem, provavelmente ainda não veremos o líder destemido que conhecemos nos quadrinhos, mas talvez próximo a isso:


Infelizmente, não tenho a menor ideia sobre a participação do Gavião Arqueiro no filme!!! Por outro lado, para deixar os fãs felizes, como nos quadrinhos, é até satirizado as vezes, que toda vez que dois ou mais heróis Marvel se juntam, sai porrada entre eles primeiro!!!! E não vai ser diferente no filme, olhem o Thor saindo no braço com o Homem de Ferro:


Eita caraiada!!!!!!!!

Considerações finais. Esperao que seja um filme com pancadaria do começo ao fim, com um boa (razoável, já ta bom) historia para amarrar os combates. Mesmo se o filme for ruim, já vai ser muito foda por ter reunido esses caras tudo na telona!!!!

Agora só aguarda a estreia...

Clássico X Ultimate: informações inúteis que é legal pra caramba saber!!!

- Nos quadrinhos é Tony Stark que financiou os Vingadores, Shield foi na versão ultimate. De certa forma é mais aceitável o governo bancar uma super-equipe do que o milionário (Já pensou o Roberto Justo financeiro os Vingadores brasileiros... Estranho né??).


- Jarvis é o mordo dos Vingadores, infelizmente não vai ter no filme!!! Na série da Liga da Justiça, ate tem uma piada quando o Flash vai à mansão do Wayne e encontra o Alfred, ele diz: "E ai Jarvis!!!"


- A formação original dos Vingadores era composta também por Hank Pyn o Homem Formiga e a Vespa, que não estarão no filme por serem menos interessante do que os personagens escolhidos do filme (Hank Pyn é citado pelo Dr. Erik Selvig no filme do Thor). Além do mais o Banner ja assume o papel de cientista do grupo, não ia precisar de dois e a Viuva negra é mais gostosa que a Vespa.



- No filme do Thor, na sala fortificada, todos os item que aparecem la existem nos quadrinhos, não foram mera criação do roteirista!!!! (Quem quiser, pesquisa)


- Uma das minhas insatisfações sobre as cenas de ação dos filmes é que nos quadrinhos, o Hulk é bem mais poderoso que apareceu no filme. Teve um quadrinho do J. Romita Jr. que o Hulk enfrentou o Abominável e que os militares tiveram que evacuar uma cidade (pequena) toda para o combate dos dois!!! ... E no filme do Hulk, so tivermos alguns quarteirões destruídos!!!!!


- No começo do filme do Capitão América, aparece um cara de vermelho, que é referencia a um dos primeiros personagens Marvel, que é o Tocha Humana original. Ele era um sintozóide criado na segunda guerra mundial e tinha que ficar na capsula sem oxigênio, por que qual contato com o ar ele entrava em combustão.


- No quadrinho Supremos, o desenhista fazia o Nick Fury igualzinho ao Samuel Jackson, que já foi também um quadrinho criado na expectativa cinematográfica... Mal eles sabiam que 10 anos depois a ideia seria concretizada.


- Howard Stark não criou o escudo do Capitão América, foi so uma adaptação do filme para relacionar os personagens.

Em fim, existem adaptações "aqui e acola", mas acredito que o filme dos Vingadores não existiria sem os desenvolvimentos dos filmes de super-heróis que foram produzidos desde anos 2000.

Bom galera, acho que é isso. Espero ter ajuda, e vamos aguardar o maior filme de heróis do cinema (Chupa DC). As criticas, estão sendo boas. Morfeu já esta ansioso pra cacete. Ai é só sentar e gozar!!!!

SALVE OS VINGADORES






Nenhum comentário:

Postar um comentário