Pesquisa no Blog

sábado, 9 de novembro de 2013

Crítica de THOR 2: MUNDO SOMBRIO por Mestre Morfeu (ATUALIZADO)

Salve Nerdaiada



Como vocês devem ter acompanhando em meus comentários sobre o filme do Thor, eu estava desanimado. A partir dos trailers, esperava mais do mesmo do filme anterior, ainda considerando que teve algumas complicações na produção, a expectativa desse filme seria mais um filme médio... Só que não, o filme foi daora!!!!!! Olhem ai...


Trailer


Sinopse
"Enquanto Thor (Chris Hemsworth) liderava as últimas batalhas para conquistar a paz entre os Nove Reinos, o maldito elfo negro Malekith (Christopher Eccleston) acordava de um longo sono, sedento de vingança e louco para levar todos para a escuridão eterna. Alertado do perigo por Odin (Anthony Hopkins), o herói precisa contar com a ajuda dos companheiros Volstagg (Ray Stevenson), Sif (Jaimie Alexander), entre outros, e até de seu irmão, o traiçoeiro Loki (Tom Hiddleston), em um plano audacioso para salvar o universo do grande mal. Mas os caminhos de Thor e da amada Jane Foster (Natalie Portman) se cruzam novamente e, dessa vez, a vida dela está realmente em perigo."



Crítica Nerd:

Cara, até que eu gostei do filme, achei que seria uma bosta, mas não foi. Admito que sou fã do personagem, mas tenho sérios problemas com sua linguagem cinematográfica, toda vez que vejo Chris Hemsworth eu penso em qualquer outro personagem, menos o Thor, além disso, por questões comerciais, o personagem está bem menos poderoso nos cinemas do que ele realmente é nos quadrinhos.

Mesmo assim, Alan Taylor (que dirigiu a primeira temporada de Game of Thrones) deu seu toque dinâmico nas cenas, desenvolver o trama através dos personagens e deixou uma história envolvente, que te da aquela sensação de "o que vai acontecer na próxima cenas?" Tudo isso sem perder o que já foi feito com o personagem anteriormente, sem desrespeitar sua própria mitologia cinematográfica (o que não aconteceu no Homem de Ferro 3).


Nesse novo trama, Thor enfrenta Malekith e os elfos negros, que utilizam da energia chamada éter (joia vermelha) para trazer as trevas para os 9 mundos. Mais uma vez eles misturam conceitos da magica e ciência que dá aquele panorama que vimos filme anterior, só que mais caprichado dessa vez.

O grande desafio do filme é... tem personagem para cacete na história (tanto personagem que mais uma vez o Balder não apareceu). O ruim é que não dá tempo de filme para explorar a fundo todos os personagens, que subliminarmente dá a entender que - pelo menos na mente dos produtores - havia subtramas ocorrendo ao mesmo tempo do trama principal, ou que se você perguntasse para cada personagem "como ele está", aposto que cada personagem teria boas histórias para contar.

O filme repassa todos os personagens que apareceram no filme anterior, e da um pouco mais de espaço para Frigga, esposa de Odin, mas vou falar dela por ultimo. Então a melhor forma de falarmos do filme é falarmos sobre os personagens.



Personagens

Os três guerreiros continuam fazendo volume e não contribuindo para o enriquecimento do filme. Volstagg tem um machado duplo, pena que não corta ninguém devido a censura, se limitando a cutucadas e empurrões (bravo guerreiro). Já Fandral trocaram o ator, mas não vou fazer o esforço de citar por que não tem diferença nenhuma do anterior, a unica fala legal dele foi "por asgard". Hogun aparece girando a maça como se fosse um nunchaku... Isso definitivamente não foi uma boa ideia! Mas o roteirista foi esperto e o deixou em Vanaheim, para se livrar de mais um personagem (haha).

Sif interpretada por Jaimie Alexander (colírio para nossos olhos), parece ter um peso maior na história, sendo integrante de um possível triangulo amoroso, pena que não dá tempo de aprofundar isso afinal, o que limita a personagem naquele olhar de insatisfação e ciumes que você viu no trailer.
Heimdall tem uma cena de ação e importância no roteiro melhor que o filme anterior, que gera ate interesse para ver mais participação do personagem. Malekith, eu não gosto do personagem, mas no filme ele cumpriu a tabela, não foi bom nem ruim.

Thor 2 posterSif

Odin está um pouco mais Odin (pelo menos agora tem os corvos, mas no filme não significa muita coisa), porém ainda continua com aquele problema de identidade do personagem, cujo no filme o retrata apenas como um deus guerreiros, não como um deus sábio. Ou seja, eventualmente ele faz uma burrada e você mesmo pensa "pô esse Odin não é tão esperto assim". Como o próprio Thor disse "Odin não sabe de tudo" (Perdão titio Odin, não fui eu que disse essa besteira, foi o Thor viu!!!!)

Os personagens da Terra continuam os mesmos, só que o Erik Selvig ta meio maluco devido manipulação mental do Loki nos Vingadores, o que gera algum alívios cômicos junto com Darcy Lewis e um outro mané lá que não lembro o nome. Jane Foster, embora seja a Natalie Portman, que dá "peso" para o filme, e que esteve bem ligada ao roteiro (até mais do que eu imaginava), no final ainda continuamos nos perguntando "o que ela está fazendo ai? O filme poderia ser muito mais legal sem essa personagem." Mas no final até que eles tiveram uma relativa importância.


Mais o que dá segurança ao filme é o Loki!!! Eu sempre digo no RPG que o jogador leva tempo para se adequar e explorar 100% do personagem, diria que no primeiro filme, o jogador Loki estava meio tímido, no segundo ele começou a entender melhor seu personagem, e nesse filme, sua interpretação está perfeita!!!
Não vou dizer que ele é o melhor do filme, afinal em uma entrevista com o próprio ator, ele diz que Thor e Loki são personagens que se completam, um só é legal devido a presença do outro. E de fato isso realmente acontece, a dupla aparece por quase um terço do filme, e o equilibro dos dois eram tão fantásticos que você fica com a sensação de "não quero que esse filme acabe nunca mais!!!"   

... Já ia esquecendo da Frigga (SPOILERS a seguir, pule esse paragrafo), a participação dela é rápida, mas deixa seu recado com sua aura materna. E sua morte pelo Malekith, serve de motivação para o Loki entrar na história (olha o roteirista esperto se livrando de mais um personagem).

Chris Hemsworth faz bem seu papel, mais do mesmo dos filme anteriores, mas de fato parece que ele faz mais sentido quando Loki está por perto, assim que o Loki sai, Thor volta ser o que era antes.

Thor 2 trailer 08ago2013 21

Humor

O humor achei bacana por que eles conseguiram equilibrar e separar as cenas de drama com cenas cômicas, repeitando o roteiros e os personagem, tudo em seu devido quadrado, diferente do Homem de Ferro 3 que tem piadas forças o tempo todo.  

Ação

Um ponto que mais chama a atenção, embora básicas, mas bem trabalhadas, são as cenas de ação. Fora a primeira que é previsível, todas as outras (tenho que ver de novo o filme para saber quantas cenas de ação tem) são bem envolvente que ti mantem ligado na tela... E o mais legal... Bom não tem nenhuma demonstração de força foda, mas o Thor apanha pra caralho do Kurse - pena que ele parecida ser mais poderoso que o Malekith, mas tudo bem o combate contra ele também é legal - o que deixa claro qual sua diferença entre os outros asgardianos alem do possuir o martelo!!!

Thor 2 poster Malekith 05Set2013

Se fosse um jogo de RPG???

Teria sido um bom jogo!!! Bem jogado pelos personagens Thor e Loki e bem narrado com um roteiro bem desenvolvido equilibrando com cenas de ação. Só trabalharia um pouco mais os PDMs.

Considerações Finais

De fato não é o filme perfeito, ainda não me identifico com o Thor do Chris Hemsworth, não curto as limitações de seus poderes. Acho que a Frigga não precisava ter morrido, só ferida já era o suficiente. Acho que Sif poderia estar mais presente no filme ou até como interesse amoroso oficial foda-se Jane Foster!!!Ainda sinto falta de um Odin Sábio, por outro lado titio Odin entra no problema do PDM poderoso demais, que fode o roteirista!!!
Em suma, no conjunto da obra, ele conseguiu corrigir os erros anteriores e deixou dois ganchos bons, tanto para os Vingadores quando para um possível terceiro filme do Thor. E ainda tem uma piada que o Loki faz sobre o Capitão America que fantástica, vale o ingresso!!!

Nota: 8,5

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 



Thor 2 O Mundo Sombrio poster 12Set2013 02

Thor 2 poster Heimdall

Thor 2 Empire 07

Thor 2 Empire 08

Thor 2 trailer 08ago2013 01

Thor 2 trailer 08ago2013 29

Thor 2 trailer 08ago2013 10

Thor 2 poster Loki br 

Uma abraço a todos!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário