Pesquisa no Blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O HOBBIT - Uma Jornada Inesperada por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada


Finalmente, o preguiçoso do Mestre Morfeu postou a sua crítica do Hobbit, Uma Jornada Inesperada (Porra, tive que assim duas vezes para confirmar minha opinião !!! Para os fãs de Tolkien e de Dungeons e Dragons, pegue sua espada e clique nessa aventura...


Ja viu o trailer?


Trailer com o cântico


Sinopse:
"Na história de O Hobbit, trilogia que adapta a obra de J.R.R. Tolkien, o mago Gandalf (Ian McKellen) e os 13 anões que formam sua companhia contratam Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug (voz de Benedict Cumberbatch). É nessa aventura que Bilbo encontra o Um Anel que desencadeia a trilogia O Senhor dos Anéis."


Comentário Nerd:
Antes de começar, é interessante estar ciente de algumas coisas. Admito que infelizmente não sou um leitor nato do J.R.R.Tolkien que vergonha, "faltei nessa aula", por isso foi me ater apenas aos filmes. O ponto forte desse filme é que quebra aquele conceito de que todos os anões são briguentos e cômicos, temos 13 exemplos de como os anões devem ser. Embora seja apenas um livro, a Warner fará uma trilogia, contudo temos que estar ciente que quem esta dirigindo o barco é Peter Jackson que é um bom mestre de RPG cineasta e apaixonado pela terra-média, então "relaxa a periquita" por que o cara é bom!!!!

Começo da Jornada.

O filme começa nostálgico com o Bilbo narrando a história dos anões (fantástica apresentação, Smaug não aparece mais dá um bom aquecimento), com a presença do Frodo que a amarra o filme com a trilogia dos anéis, dando a entender que essa cena é antes da cena da Sociedade do Anel em que Frodo encontra o Gandalf.
Ian McKellen como Gandalf e Martin Freeman como jovem Bilbo Bolseiro são incríveis, quando os dois estão presentes, parece que não precisamos de mais nada!!! Fica claro ai, que Jackson repetira o mesmo enredo dos três filmes anteriores nessa nova trilogia, o que nos dá uma satisfação e alívio por que os Senhor dos Anéis foram bons pra caralho!!!! E assim surge os outros personagens do filme...


Tempo do contrato

Agora é uma crítica aos críticos!!! Vi alguns chingando a demora do Bilbo para assinar o contrato e iniciar a aventura. Discordo!!! Para quem já conhece o trabalho de Peter, sabe que ele não é apressando na construção da história. Se você é um "cabeção massa-veio" que só quer ver pancadaria sem sentido, esta vendo filme errado. Mas se você é daquele que gosta de ver um filme de aventura com uma boa historia, está no lugar certo.
Além de Bilbo e Gandalf, o titio Peter tem o grande desafio de encaixar 13 personagens na história, que realmente é impossível em tão curto tempo, claro que alguns vão se destacar mais do que os outros, mas é bem construída a apresentação dos anões bem caricatos com relação ao Bilbo.
Se fosse um jogo de RPG diria que é melhor ir devagar e fazer bem feito do que ir com pressa e correr o risco de fazer cagada no cinema esse conceito também se aplica!!!


Os Anões

Muitos personagens, difícil apresentar todos (para os rpgistas, é como narrar para uma mesa de 15 jogadores, não dá né?), logo alguns são possíveis de identificar durante o filme. Balin é o anão guerreiro mais velho conselheiro de Thorin Escudo de Carvalho que é líder da campanha. Dwalin é o guerreiro oficial da grupo, sempre em alerta em bem armado (martelos e machados). Bombur é o comilão da turma que usa seu próprio peso como vantagem de combate. Kili e Fili é a dupla de jovens guerreiros (caçadores talvez), estão sempre juntos o que entende que eles já tem história juntos (alguém que leu o livro, ajuda ai). Bofur é o mais paciente com Bilbo. Os outros ficam um pouco mais difíceis de descrever, talvez no próximo filme poderemos conhecer mais sobre os outros personagens.



Interpretação

Todos os atores estavam ótimos, sem reclamações. Mesmo os anões com poucas falas, são compreendidos com suas expressões corporais nas cenas de humor ou dramática  Além de Ian e Martin que são o carro-chefe, outra que se destaca é Andy Serkis, o eterno Sméagol, quem mais uma vez consegue ser intimidador, cômico, nojento, carismático, simplesmente incrível!!!!!



Figurinos

Visualmente o filme está fantástico, fico em cada figurino. As roupas dos anões são ricas em detalhes, teríamos que observar minuciosamente para conhecer todos os detalhes. Até as criaturas estão cheias de detalhes, acredito que Guillermo Del Toro foi responsável nisso, os orcs estão mais intimidadores e mais elegantes do que na trilogia anterior.


O Cântico - Mystic Mountain

Outra contra crítica, é sobre o cântico, alguns disseram que a musica não serviu para enriquecer o filme. Discordo!!! A cântico aparece uma cena antes deles partirem para aventura, o que se entender que a musica da força aos anões, e em todas cenas de luta é acompanhada da trilha sonora, o que dá a entender que no durante as batalhas os anões ficam mentalizando a musica durante as lutas para lhe darem força. Esplêndido Peter!!!


Combates

Por falar em ação, as cenas de combates estão ótimos, porem muito detalhadas, pois os 13 anões lutam ao mesmo tempo, é difícil prestar atenção em todos. No entanto, eu diria até que esse filme não é de ação mais sim de aventura, observando até a falta de sangue nos personagens e baixa censura.

 
Reino dos Goblins

A cena do ninho dos Goblins é a melhor cena do filme!!! Toneladas de goblins para todos os lados, Gandalf e os anões esbofeteando todos que veem, a cena tem um desenrolar muito criativo e dinâmico. Se algum narrar de D&D conseguir fazer algum tão bom, rápido e dinâmico com tantos personagens, eu aplaudo.

 

Por que o Bilbo?

Independente do os argumentos na história, nenhum é forte o bastante para manter Bilbo na aventura. Jackson tem êxito em expressar nitidamente, passo a passo da criação de um aventureiro. Acredito que o Bilbo não estava totalmente ciente do que estava fazendo quando saiu do condado, e durante a viagem junto com os anões ele foi se transformando. De um bolseiro bundão, até final do filme Bilbo se encorajar e levantar uma espada contra um orc para salvar Thorin (spoiler da porra). Mas esse não é o maior papel de Bilbo no grupo, acaba que no final das contas o Bolseiro sendo o cara que resgata os valores da equipe para o grupo continuar lutando. Até Gandalf é pego de surpresa!!!!!!!


Comparações

Vamos as comparações!!! Esse filme é mais fantasy e menos violento que os Senhor dos Anéis, se eu não me engano era essa as propostas dos livros. Diria que nesse filme Jackson se especializou no assunto, cada detalhe está mais fantástico do que os outros, embora ainda prefira a trilogia, cujo até serviu como base para minhas aventuras de D&D. 


Se fosse um RPG???

Cara, embora seja a terra-media, podemos dizer que temos duas ambientação, uma mais fantasy e outra mais realista. Ainda assim, os dois estão perfeitos como cenário para jogos de D&D, não consigo ver diferente. Então RPGista, aprendam com o titio Tolkien.

Considerações finais

É o melhor filme de Peter Jackson? Sim

É o melhor filme da mitologia do Tolkien? Não

Nota 10 – Óbvio

Nota
O que significa
Referências para o RPG
10
Você não pode morrer antes de ver esse filme
Todas
9
Filme  excelente
Todas
8
Filme muito bom, só peca em alguns detalhes
Quase todas
7
Vale ser visto pelo menos uma vez na vida
Tem algumas boas
6
Assista se você não tiver nada melhor para fazer
Tem uma boa
5
Melhor que novela
Não tem 
4
Novela
Não tem 
3
Que bosta
Não tem 
2
Muita bosta
Não tem 
1
Dá para limpar a bunda com esse filme
Não tem 





A segunda parte, O Hobbit - A Desolação de Smaug, tem estreia marcada para 13 de dezembro de 2013. O último filme, O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez (There and Back Again), chega às telas em 18 de julho de 2014, sete meses depois do segundo, encerrando a trilogia.

Um comentário: