Pesquisa no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Então o que vocês irão fazer?Casual ou Hard ?


                      



 Eae jovens, tudo tranqüilo?Depois de um recesso involuntário estou de volta.
   E as expectativas pro RPG esse ano como que estão,será que esse ano aquela campanha sai do papel ou aquele personagem vai ganhar vida ,talvez jogar aquele sistema que esta na lista a um bom tempo?Seja o que for desejo muita sorte no RPG esse ano pra vocês!


  Na primeira postagem do ano, falo sobre uma duvida que cedo ou tarde cai sobre  tanto em narradores e jogadores que é jogar campanha ou one shot?!
   O hobbie do rpg assim como qualquer outro demanda tempo e por não ser algo que não se joga individualmente tem o agravamento de ter que conciliar o seu tempo com o de outras pessoas.Assim é muito comum surgirem conflitos na hora de se marcar jogo pois nem todos os envolvidos no grupo  podem participar na mesma data quando não acontece esse problema é um milagre.Por esse e  entre outros motivos é bem difícil manter um campanha de RPG de forma tranqüila. Uma maneira de se poder jogar mesmo naqueles dias em que apenas metade do grupo pode jogar ou quando se quer apresentar o RPG pra um grupo novo ou ate naqueles dias que surge a oportunidade  inesperada de jogar é o one shot o famoso jogo de um dia só.
  

Campanhas/crônicas de RPG exigem um maior comprometimento de todos os envolvidos desde construção de personagem que deve ser feito com muita atenção, pois é ele que você ira usar durante um bom tempo, até não furar com o grupo no dia de jogo marcado sem um bom motivo. Uma coisa muito legal quando se joga campanha é o desenvolvimento dos personagens que é uma ponto que se consegue ser percebido facilmente, pois algo que era um grande desafio nos primeiros jogos após um período de jogo passa ser algo tranqüilo de ser superado ou não. E quando se trata de campanha os jogadores são mais cuidadosos com suas ações e fazem planejamentos em longo prazo pra seu personagem podendo ser desde adquirir um determinado item até se tornar rei. É comum também narrador querer que seus jogadores criem personagens com alguma(s) características especificas pra campanha podendo ser, por exemplo: querer só personagens de um tipo de classe ou clã, um determinado nível, por ai vai. Mas uma coisa que está presente na base das campanhas é que nela sempre estará é o desenvolvimento dos personagens de alguma forma.


 Os One-shots estão ai pra salvar a vida de jogadores casuais ou sem tempo pra se dedicar a uma campanha, pois ele é uma historia que começa e acaba no mesmo dia, não a necessidade de ter jogado antes aquela historia e acredito que também seja uma forma bem bacana de apresentar o RPG para novos jogadores. E também tem o fator do compromisso no one shot é basicamente marcar de jogar e ir  jogar mesmo se houver desistência de jogador no meio caminho isso não acaba afetando de forma tão grave como afetaria um grupo em uma campanha,em uma one shot é comum o narrador já trazer para o grupo personagens criados pro jogo invés dos jogadores criarem seus próprios assim deixando mais pratico e ágil o jogo.
  Esse tipo de jogo também pode servir de teste pros jogadores utilizarem outras estruturas de personagens.
  O que também pode acabar acontecendo um one shot acabar servindo de spin off da campanha de um grupo.

  Mas no final das contas não importa se você vai jogar Campanha ou one shot o que importa é jogar RPG!

Por hoje é só pessoal, ate o próximo Então o que vocês irão fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário