Eae jovens, tudo tranqüilo?Depois
de um recesso involuntário estou de volta.
E as expectativas pro
RPG esse ano como que estão,será que esse ano aquela campanha sai do papel ou
aquele personagem vai ganhar vida ,talvez jogar aquele sistema que esta na lista a
um bom tempo?Seja o que for desejo muita sorte no RPG esse ano pra vocês!
Na primeira postagem
do ano, falo sobre uma duvida que cedo ou tarde cai sobre tanto em narradores e jogadores que é jogar
campanha ou one shot?!
O hobbie do rpg assim
como qualquer outro demanda tempo e por não ser algo que não se joga individualmente
tem o agravamento de ter que conciliar o seu tempo com o de outras pessoas.Assim
é muito comum surgirem conflitos na hora de se marcar jogo pois nem todos os
envolvidos no grupo podem participar na
mesma data quando não acontece esse problema é um milagre.Por esse e entre outros motivos é bem difícil manter um
campanha de RPG de forma tranqüila. Uma maneira de se poder jogar mesmo naqueles
dias em que apenas metade do grupo pode jogar ou quando se quer apresentar o
RPG pra um grupo novo ou ate naqueles dias que surge a oportunidade inesperada de jogar é o one shot o famoso
jogo de um dia só.
Campanhas/crônicas de RPG exigem um maior comprometimento de
todos os envolvidos desde construção de personagem que deve ser feito com muita
atenção, pois é ele que você ira usar durante um bom tempo, até não furar com o
grupo no dia de jogo marcado sem um bom motivo. Uma coisa muito legal
quando se joga campanha é o desenvolvimento dos personagens que é uma ponto que
se consegue ser percebido facilmente, pois algo que era um grande desafio nos
primeiros jogos após um período de jogo passa ser algo tranqüilo de ser
superado ou não. E quando se trata de campanha os jogadores são mais
cuidadosos com suas ações e fazem planejamentos em longo prazo pra seu personagem
podendo ser desde adquirir um determinado item até se tornar rei. É comum
também narrador querer que seus jogadores criem personagens com alguma(s)
características especificas pra campanha podendo ser, por exemplo: querer só
personagens de um tipo de classe ou clã, um determinado nível, por ai vai. Mas
uma coisa que está presente na base das campanhas é que nela sempre estará é o
desenvolvimento dos personagens de alguma forma.
Os One-shots estão ai
pra salvar a vida de jogadores casuais ou sem tempo pra se dedicar a uma
campanha, pois ele é uma historia que começa e acaba no mesmo dia, não a
necessidade de ter jogado antes aquela historia e acredito que também seja uma
forma bem bacana de apresentar o RPG para novos jogadores. E também tem o fator
do compromisso no one shot é basicamente marcar de jogar e ir jogar mesmo se houver desistência de jogador
no meio caminho isso não acaba afetando de forma tão grave como afetaria um
grupo em uma campanha,em uma one shot é comum o narrador já trazer para o grupo
personagens criados pro jogo invés dos jogadores criarem seus próprios assim
deixando mais pratico e ágil o jogo.
Esse tipo de jogo
também pode servir de teste pros jogadores utilizarem outras estruturas de
personagens.
O que também pode
acabar acontecendo um one shot acabar servindo de spin off da campanha de um
grupo.
Mas no final das
contas não importa se você vai jogar Campanha ou one shot o que importa é jogar
RPG!
Por hoje é só pessoal, ate o próximo Então o que vocês irão fazer?
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