Eae jovens, tudo certo?Espero que vocês estejam se recuperando de uma ressaca de rpg após um final de semana de muitos acertos críticos e
Você pode estar pensando que isso é bobagem ,que não existe pvp dentro de uma mesa de rpg pois ele é um jogo em grupo onde em sua maioria os jogadores se unem para conquistar algo desde resgatar um nobre das mãos de bandidos até lutarem para sobreviver a algum apocalipse,claro que existem alguns desentendimentos no meio da aventura ou até mesmo um aliado que passa para o lado contrario mas não chega a ser um pvp aberto.Mas o que eu quero apresentar não é o conflito direto entre personagens em si,mas algo menos evidente ou as vezes até extremamente escrachado.
Não é incomum de se ver algum jogador que por algum motivo acaba por implicar com outro durante uma sessão de rpg mas isso acaba por se camuflado pelo clima de jogo e facilmente surge a "muleta" "ta sendo só uma zoeira de jogo" ,realmente existem esses momentos de sarro onde um jogador ou até mesmo o narrador acaba por tirar um barato de algum jogador por algum motivo dentro do jogo.Porem existem uma diferença imensa entre momentos da risada do grupo e o conflito entre players,isso fica evidente dentro de jogo quando players começam de alguma forma vetar ações de outro ou ate mesmo procurar qualquer motivo pra entrar em combate desnecessário com o outro player,mas vale lembrar que isso não é comportamento exclusivo de jogador ,é muito comum também de acontecer com narradores que perseguem players ou ao contraio jogador que criar a necessidade de se opor a quase tudo apresentado pelo narrador. Um grande revés desse pvp ou pvn é que acaba por se acabar criando um clima dentro do jogo onde quem não esta envolvido diretamente com conflito acaba por ter sua experiencia de jogo prejudicada e não sabendo por vezes como lidar com os envolvidos dentro do jogo e fora dele,já que muitas das vezes esse pvp acaba por se manifestar também fora do jogo.
Eu acredito que essa situação de pvp não surja do nada,as vezes alguns jogadores já não se dão muito bem fora da mesa de rpg mas isso acaba por não ser evidente até o momento em que seus personagens se encontram in game ou quando quando surge uma oportunidade de se prejudicar o outro indiretamente,se pode pensar que os jogadores acabam usando o rpg pra mostrar seu desgosto pelo outro ,assim como em algum esporte físico em grupo como futebol por exemplo onde se pode existir jogadores no mesmo time que não morrem de simpatia um pelo outro e carregam isso pro campo não se importando se prejudicam o time.
Mas como um narrador pode lidar com esse tipo de confronto entre jogadores durante o decorrer de um jogo de rpg?Eu acredito que conversar com os jogadores é sempre a melhor atitude mas jamais na frente de todo o grupo , é recomendável que após o jogo que houve uma pratica de de pvp que acabou por prejudicar o grupo, se sentar com as jogadores envolvidos e tentar entender o que ta acontecendo entre eles e tentar resolver,porem se for algo pessoal é aconselhável ter o afastamento dos envolvidos até que eles resolvam seus problemas um com outro.Mas quando o problema é narrador vs jogador ai vale-se a mesma coisa os jogadores não envolvidos nos conflitos devem tentar conversar com eles e achar uma solução.
Acredito que o dialogo seja a melhor solução para esse tipo de situação mas também deve-se saber como conversar pois as vezes as coisas podem acabar piorando invés de melhorar.
Por hoje é só pessoal,até o próximo Então o que vocês irão fazer?
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