terça-feira, 11 de dezembro de 2012

POR QUE O MUNDO PRECISA DE RPG???? por Mestre Morfeu

Salve Nerdaiada



Neste blog, muito já foi discutido sobre RPG, dicas, regras, vantagens, desvantagens, e tudo mais. Mas venho com a maior das perguntas: POR QUE O MUNDO PRECISA DO RPG???????


POR QUE O MUNDO PRECISA DO RPG???

Antes de prosseguir essa discussão, é de suma importância que você saiba o que o é RPG (se não souber clica aqui, fuça o blog ai). Se você já conhece ficará mais fácil para acompanhar o raciocínio, afinal se existe técnico de futebol, então posso falar de RPG de um jeito técnico!!!

1º Vamos entender o conceito de PRATICAR RPG!!!

Como o RPG é um assunto é muito extenso e complexo, então vou me limitar a termo "prática de RPG" (como assim mestre???), existem muitos jogos, materiais, e temas de RPG, mas aqui vou ignorar tudo isso. Quando me referir a  "prática de RPG" significa conceitualmente: o processo criativo de construção e interpretação de personagens a partir das bases culturais produzidas pela humanidade através de interação em grupo. Ou seja, independente de jogo, regra ou tema, a prática de RPG são iguais em todas!!!

Ok, já sabemos que a prática de RPG trás alguns benefícios como estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais, raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito individuo. Mas isso pode melhorar o mundo????... Acompanha a linha de raciocínio!!!!



Ao Individuo, esses saberes trazem melhorias para lidar consigo mesmo, refletir melhor sobre suas atitudes antes de realiza-las, os praticantes em sua maioria, acabam saindo de sua zona de conforto. Para realizar as práticas de RPG, o sujeito deve refletir sobre a interpretação do mundo a seu redor, a melhor forma de fazer isso são observando o sistema e fazer leituras das relações do cotidiano como elas estão dadas.
Para interpretar o mundo - mesmo que seja de uma forma fictícia - devemos compreender as circunstancias baseadas na realidade boas ou ruins. Por exemplo: se há pobreza, então há os ricos, se há protesto, então há opressão, se há vitimas de fome, então há corrupção.
Consequentemente refletir sobre esses aspectos desenvolve no praticante de RPG o senso crítico. E esse é o primeiro para o sujeito assumir seu papel de cidadão. 


Ao Social, esse mesmo sujeito que iniciou nas práticas do RPG, para realizar um bom exercício, ele precisara pesquisar. Os saberes aprendidos na pesquisa ele dividira com os outros praticantes do grupo, que também terão realizado pesquisas diferentes conformes suas ideias. Em grupo eles literalmente trocam ideias e aprendem um com o outro.
Com o tempo, novas pessoas poderão incluir nesse grupo contribuindo com os saberes construídos, que por sua vez podem passar para outros tipos grupos.



Ao Mundo, esses grupos reunidos e organizados tem o poder de promover mudanças. No entanto para que essas mudanças ou melhorias ocorram, é necessário que todos compreendam a importância de estamos cientes de nosso papel de sujeitos ativos históricos e que depende de nós para construir um mundo melhor.

Considerações finais, o que venho propor nesse texto, não são apenas alegar que todos devem jogar RPG, negativo, sei que nem todos iram gostar do jogo, mas que pelo menos todos tenham oportunidade de conhecer o potencial das praticas de RPG.
Se o RPG vai mudar o mundo? Acredito que não, se alguém pode mudar, são as pessoas com certeza, e o RPG sem sobra de duvidas, é uma ótima ferramenta para gerar esses pensamentos.

Se você não o conhece, lhe dê a oportunidade de conhecer. Caso já conheça, isso lhe dá responsabilidades maiores para com aqueles que não o conhecem.


Fico humildemente grato pela leitura do texto

Obrigado a todos!!!!!!  

Fonte da imagem: http://portal.espiritismosul.org.br/?p=5566
http://oultimolampejodocrepusculo.blogspot.com.br/2012/06/por-que-adquirir-um-senso-critico.html
http://pesquisarenarrar.blogspot.com.br/
http://saibaseusdireitosaqui.blogspot.com.br/2011/05/direitos-e-deveres-do-cidadao.html

3 comentários:

  1. Boa postagem Adilson.

    É bom pra mostrar as vantagens do RPG pra quem não conhece, e pra nós avaliarmos todo o potencial deste jogo e sistema.

    ResponderExcluir
  2. Acho que este post ainda consegue ir mais além do que se pensa pois existem muitas pessoas (inclusive jogadores)que acham que RPG é tão somente o ato de reunir em um dia para apenas jogar, como pode-se notar isso vai além pois além da diversão, o RPG traz reflexões para o mundo, onde as pessoas começam a criar o hábito da leitura e consequentemente ficando muito mais crítico e com o uso constante do cérebro para poder ter o raciocínio rápido nas ações pela qual o jogo proporciona, o indivíduo ou até mesmo o grupo de indivíduo consegue ter uma visão ampla para as dificuldades impostas pela a sociedade.

    e para quem achou o post do Mestre MOrfeu pequeno recomendo que releia, reflita e passe a diante.

    Att Adriano DIniz

    ResponderExcluir
  3. Direto, simples e verdadeiro, este post narra o que é tecnicamente o espirito do RPG, a interação em grupo, o trabalho logico, a evolução do raciocinio.
    Muito bom Mestre, texto este que faz muita dirença na hora de argumentar-mos para muitos que ainda insistem em dizer que isso é um mero joguinho.

    ResponderExcluir